Parece que foi ontem, mas já se passaram quase dois anos desde que começamos a sofrer os males da pandemia. Em 2020, tivemos uma certeza dentro do mercado de marketing, ou seja, precisamos estar na era digital desde “ontem”. 

Afinal, todos os setores foram afetados, dos segmentos de usinagem de precisão aos de varejo. Neste texto, vamos analisar algumas formas de aplicar estratégias para encarar o mercado em 2022.

Pandemia e o e-commerce

Não é de hoje que especialistas afirmam, que o futuro está nos negócios digitais. E todos os dias, isso fica mais evidente. Enquanto alguns setores que estão empacados em métodos retrógrados de marketing, outros estão crescendo diariamente.

É como se quem estivesse somente no método físico de atendimento, fosse subindo os andares das conquistas financeiras do elevador social. Com limite de peso, eles conseguem levar um certo número de produtos e atender um número x de pessoas.

Agora, quem optou por atuar no mercado digital, está subindo de forma rápida e com muito conteúdo, como se estivesse em um elevador de carga, por exemplo. 

A analogia é necessária, pois  muitos ainda estão resilientes e não acreditam nas vantagens do marketing digital.

Com a pandemia em 2020, ficou mais do que claro que os empreendedores devem optar por estar no ambiente virtual.

O crescimento de vendas online somente naquele ano foi de mais de 80%. E, então, os números mostram uma tendência forte não só para os empresários, como também para os clientes.

Empresas como IFood e Magazine Luiza, que já eram grandes, ganharam mais destaque, instigando o cliente a querer experimentar a compra online.

Com isso, o crescimento de empresas no mercado digital disparou, fazendo com que mais de 87% das pessoas comprassem algo pelo celular ou computador.

O mercado mudou, as maneiras de enxergar o público mudaram, o jeito de entregar projetos de instalação de aterramento também. Sendo assim, já era esperado que o  comportamento dos clientes fosse outro e ficassem cada vez mais exigentes. 

Pensando assim, surgem questões para quem quer ser destaque no mercado em 2022. Como devo agir para manter meu cliente ou ainda, manter a imagem de minha empresa online?

Separamos algumas atitudes que, aplicadas corretamente, vão ajudar a destacar sua empresa no mercado digital.

  1. Atualize seu site 

Não há nada pior do que entrar em um site e ter de esperar por um carregamento de imagem gigantesco.  Após esperar tanto, ver que o mesmo não tem adequação para celulares. 

Em 2022, o cliente será mais exigente do que agora. Ele vai contar com a experiência e bagagem das empresas para oferecer um serviço ágil. 

Sabendo que mais de 87% das pessoas utilizam celulares para acessar seu site, não está na hora de entender que precisa otimizá-lo?

Acesso rápido, botões de ajuda e navegação intuitiva são requisitos mínimos para uma experiência satisfatória. Fora isso, as mecânicas mais modernas devem estar inseridas, acompanhando tudo que há de novo. 

  1. Esteja no ambiente virtual (presença online)

Crie sua marca nas redes. Esteja presente no ambiente virtual, participando de trends (segmentos de vídeos ou conteúdos que viralizam), stories e postagem diárias nas redes sociais. 

Explore diversos tipos de abordagem, desde interação, respondendo às perguntas no Instagram, a vídeos no TikTok sobre seus produtos.

Analisar o que o seu público gosta de consumir é a estratégia vencedora que vai destacar sua imagem na internet. Com essas dicas, você está pronto para começar 2022 com o pé direito.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.