O marketing tem ganhado muito espaço e necessidade no mercado. Desde a sua criação teórica em meados da década de 1960, com a revolução tecnológica, o marketing tem sido desenvolvido também para a era digital. O marketing digital é aplicado através de técnicas na internet.
A possibilidade de aumentar as vendas é um dos principais objetivos de quem adere ao marketing digital, mas este tem uma outra grande vantagem: a fidelização de clientes. Fidelizar clientes é conquistá-los através de uma boa relação, que envolve o produto e o atendimento.
Claro que este processo não é formado apenas por uma etapa, ele é um conjunto de ações que valorizam o cliente, mostrando como ele é importante para o seu negócio. No marketing digital existem algumas estratégias que favorecem a fidelização de clientes, elas servem como um servomotor, que mantém a movimentação de empresas constante e controlada. Confira:
Interação
Quem nunca encontrou prints nas redes sociais de grandes marcas conversando com clientes em redes sociais? Uma maneira simples que pode, além de conquistar novos clientes, manter os antigos. Isso porque a empresa cria uma relação de proximidade com o cliente e é justamente esta relação que traz o interesse.
Para que haja uma boa troca, o cliente ideal precisa ser estabelecido. Nas redes, os grupos falam de maneira diferente de acordo com a idade e interesse. Então, saber quem é o seu cliente, o que ele valoriza e o qual é a sua idade favorece e possibilita este contato.
Assim, sua cartela de clientes é protegida pela interação da mesma maneira que um rack outdoor protege aparelhos do calor e umidade.
Bastidores
Da mesma forma que manter a interação com o seu público é importante, mostrar como os processos são desenvolvidos em sua empresa encanta os clientes. Mostrar os bastidores humaniza o seu perfil, pois mostra a equipe e como tudo é preparado até chegar ao cliente.
Mostrar pessoas conecta pessoas. Saber quem está atrás de um produto ou serviço prestado gera identificação, que faz com que os clientes continuem comprando ou contratando por estabelecerem uma relação com a empresa.
Atendimento
De nada vale uma boa interação e exposição dos bastidores se o atendimento não for eficaz. As mensagens dos clientes devem, dentro das possibilidades, ser respondidas. Os processos podem ser automatizados. Já existe a possibilidade de salvar respostas padrões no instagram para mensagens.
A aplicação desta ferramenta pode ser feita com base nas mensagens mais recebidas. Por exemplo, se o seu negócio é uma feira, muitas pessoas perguntam sobre horários, preços, entrada… tudo isso pode ser automatizado e respondido com um clique.
A facilidade desta automatização faz com que o cliente sinta-se importante e valorizado. A rapidez dos processos é um ponto essencial para o atendimento e esta realidade não está presente só nas redes sociais.
A automatização de processos manuais está no uso de batedeira em lojas de bolos, impressora fiscal em muitos estabelecimentos, computadores em supermercados. Utilizar isso em seu favor pode mostrar ao seu cliente o quanto ele é importante para o seu negócio e despertar empatia e reciprocidade, tornando-o um cliente fiel. Leia mais conteúdos como este por aqui!
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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