4 dicas para desenvolver uma estratégia de marketing

Empreender é uma atitude de coragem, afinal de contas é quase como pegar a estrada sem conhecer o trajeto todo. Isso porque, por mais que haja planejamento e organização, para muitas coisas somente a prática do dia a dia será capaz de definir a melhor forma de fazer.

Além disso, em muitas ocasiões, teoria e execução são muito diferentes e fatores como região, perfil de público e até mesmo a capacidade de investimento da empresa podem exigir adaptações.

Atualmente já é consenso de que as empresas devem investir e estabelecer estratégias de marketing de forma a potencializar seu negócio, conquistar mais clientes e consequentemente aumentar as vendas de disco diamantado, ou qualquer produto.

Para compreender melhor sobre marketing e como estruturar uma estratégia que faça sentido para o seu negócio, fique atento nas 4 dicas que preparamos para você a seguir. Boa leitura!

1. Quais seus objetivos com o marketing?

De acordo com Philip Kotler, marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro, mas é possível ser ainda mais específico.

De forma geral as empresas utilizam o marketing para definir qual a melhor alocação possível para seus recursos, com a finalidade de:

  • Vender mais.
  • Fidelizar clientes.
  • Aumentar a visibilidade.
  • Gerenciar uma marca.
  • Criar relacionamento.
  • Educar o mercado.
  • Engajar colaboradores.

Portanto, para que você possa criar ações mais assertivas é importante começar definindo quais objetivos você deseja alcançar, afinal uma campanha para gerar mais vendas é totalmente diferente de uma para criar relacionamento.

2. Quem é seu público?

Iniciar uma campanha de marketing sem conhecer o público da maneira mais aprofundada possível pode ser um grande erro do empresário. Considerando que o marketing trata-se de gerar valor e resolver problemas, você precisa ter clareza sobre quais problemas seu produto resolve.

Deste modo, invista em pesquisa para identificar o perfil do seu público alvo e conhecer seu perfil de comportamento, suas necessidades, desejos e crenças, dessa forma você poderá identificar mais facilmente como seu serviço de locação de grupo gerador se encaixa na realidade dessas pessoas.

Além disso, quanto mais informações você tiver a respeito do seu público alvo, melhor será a segmentação de público nas campanhas de marketing digital, tornando seus anúncios muito mais eficientes uma vez que irão impactar as pessoas certas, com maior afinidade com seu produto ou serviço.

3. Avalie o mercado

Reúna informações sobre empresas que atuam também no ramo de estruturas metálicas para entender onde sua empresa está inserida, avalie os concorrentes e perceba como se posicionam, quais os pontos fortes e fracos bem como os da sua própria empresa.

Dessa forma será possível identificar mais facilmente qual é o diferencial competitivo do seu negócio ou então, caso não tenha, trabalhar para criar um e preencher um espaço vazio no mercado, por exemplo.

4. Defina seu orçamento

Agora que você já sabe onde quer chegar, conhece seu público alvo, mercado e concorrentes, você deve determinar qual a verba disponível para investir em marketing e então adequar as ações que irá tomar para que caibam no seu orçamento.

Dessa forma você pode começar investindo pouco, se for o caso, e conforme os resultados forem surgindo será possível ir aumentando os investimentos gradualmente.

Como vimos, com apenas 4 passos simples você pode dar início ao desenvolvimento de sua estratégia de marketing e garantir bons resultados para o seu negócio, basta lembrar que quando se trata de marketing é preciso estar aberto para mudar até mesmo as ideias que você mais gostou, afinal o mais importante é alcançar os objetivos propostos.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

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