Sabe quando uma empresa investe em tratamento de efluentes para evitar que impurezas atinjam aquíferos, com rios e com isso protege o meio ambiente e faz uma publicação no site ou nas redes sociais relatando os processos e os resultados? Ela está fazendo uma comunicação digital eficiente.
Ou seja, ela está comunicando as suas boas práticas de contenção de impactos à natureza. Isso faz com que os consumidores percebam o seu comprometimento, o que traz benefícios a sua reputação.
Além de contribuir com a imagem da organização, a boa comunicação digital também proporciona outras relevantes vantagens, como:
- Ajuda a potencializar as vendas;
- Gera engajamento com o público;
- Aumenta a visibilidade da marca;
- Ajuda na fidelização de clientes.
Se tem uma empresa e não sabe como fazer marketing digital qualificado, venha conosco e veja 4 passos simples e fundamentais.
1. Aumento o conhecimento do público-alvo
A comunicação digital eficiente tem como premissa o conhecimento profundo do público-alvo, seja ele corporativo, como é o caso de empresas como indústrias, supermercados, shoppings, entre outros, que procuram produtos como injetora de plástico, equipamentos de combate a incêndio, entre outros, ou pessoa física, que compra desde itens de valor acentuado a mercadoria simples, como sapatos, por exemplo.
Para conhecer com propriedade o consumidor-alvo, a empresa pode obter ajuda do seu departamento de atendimento que tem contato direto com os clientes, realizar pesquisas por meio de formulários eletrônicos, entre outras ferramentas.
Quanto mais informações sobre os seus interesses, desejos, necessidades e dores, mais fácil será elaborar conteúdos de qualidade
2. Produza conteúdo de valor
Falando em conteúdo de qualidade, para a comunicação digital, ele é a questão número um de qualquer estratégia, pois as pessoas se relacionam com as marcas pelos canais digitais por meio de textos que sejam de valor para ele.
Por exemplo, uma empresa de uniformes profissionais, ao produzir um conteúdo que esclarece sobre os tecidos mais apropriados para cada tipo de uniforme, estará ajudando usuário que tem dúvida sobre essa questão na hora de comprar. Isso auxilia o consumidor a escolher melhor e com isso, gera interesse e relacionamento com a marca.
3. Invista em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma simples de ter uma comunicação digital qualificada, capaz de construir relacionamento ao longo do tempo com o público-alvo.
Essa ferramenta tradicional do marketing pode ser usada para divulgação de produtos, para dar boas-vindas aos usuários que se cadastraram, no formato de newsletter, entre outros.
Além de simples e eficaz, o e-mail marketing requer pouco investimento. Ademais, há plataformas que fazem o envio automatizado, otimizando o tempo e tornando mais estratégicas as campanhas, uma vez que há fornecimento de dados que permite mensurar os resultados.
4. Crie um perfil nas redes sociais
Em tempos que os usuários acessam por muitas horas redes sociais como Instagram e Facebook, é fundamental que a empresa crie perfis nas plataformas para assim, ter contato maior com público e interagir com ele.
Do mesmo modo que site e blogs, os perfis para atrair novos usuários precisam ser abastecidos com bons conteúdos de forma recorrente. Para isso, construir um cronograma de postagens.
Esse foi nosso artigo falando sobre passos simples para ter uma comunicação digital. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.