Existem muitos termos utilizados no mundo dos negócios voltados para a questão de marketing, que visam otimizar a obtenção de lucros com base nas necessidades e preferências dos consumidores. Um dos mais importantes, e indispensável nos processos de gestão, são os 4Ps. Mas afinal, você sabe o que esse termo significa?
Pensando em te ajudar a responder essa pergunta, entender como eles funcionam e descobrir como aplicá-los em sua empresa, separamos neste artigo algumas das principais informações sobre o tema. Continue acompanhando para mais detalhes.
O que são os 4Ps de marketing?
A ideia de um “mix de marketing” foi sugerida e debatida por diversos especialistas, fazendo com que a criação dela em si gere muitas discordâncias. Todavia, a versão mais utilizada é a que foi proposta por Jerome McCarthy no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” (1960), que divide o composto em quatro partes: Preço, Produto, Praça e Promoção.
Sempre existiram muitas formas de atingir o público-alvo, mas com os avanços tecnológicos as alternativas aumentaram ainda mais. Desse modo, a estratégia que era utilizada para divulgar os produtos, passou a ser introduzida inclusive nos processos de planejamento dos negócios, visto que as variáveis movem muito mais do que o marketing.
Quer ver só como isso funciona? Imagina que você deseja vender conectores elétricos no atacado. Com certeza você terá que definir os 4Ps para conseguir fazer com que o seu negócio comece a funcionar. Porém, para entender como isso funciona, é importante compreender as variáveis separadamente. Preparados? Então vamos lá!
Produto
Colocando da maneira mais simples de entender, o produto consiste naquilo que a empresa tem a oferecer. Diferente do que muitos pensam, ele não consiste apenas na venda de itens palpáveis. Em explicação, uma empresa de lavagem de tendas para eventos não comercializa a cobertura, mas sim um serviço.
Nessa variável, é essencial que todas as informações acerca do produto sejam levantadas, como detalhes técnicos, como embalagem, cor, tamanho, modelo, ciclo de vida, necessidades básicas para garantir a produção ou o serviço, necessidades de quem busca por ele, demandas, etc.
Preço
Como o próprio nome sugere, o segundo dos 4Ps é voltado para a análise do valor de um produto ou serviço. Na gestão de negócios, ele é definido como um fator decisivo para garantir o sucesso ou o fracasso de um negócio, pois preços muito caros fogem do orçamento e muito baratos geram desconfiança.
Colocando isso na prática, absolutamente ninguém irá pagar cinco mil reais em uma mesa rústica de madeira simples do mesmo jeito que ninguém irá confiar adquirir esse móvel por R$10,00, visto que provavelmente a matéria-prima tem baixa qualidade e má procedência, bem como os processos de criação devem ser inadequados.
Sabendo disso, é válido ressaltar que a precificação vai envolver uma série de checagens e estudos, sendo os principais: valor no mercado, modelo de cobrança, políticas de descontos, variações regionais e por filiais, condições e formas de pagamento, dentro vários outros itens relacionados a formação do preço em si, como os gastos de produção.
Praça
No mix de marketing a “praça” não está associada com um local de lazer, mas sim com o local de distribuição do produto, ou seja, o ponto de venda ou canal de distribuição. Hoje em dia, ele pode ser tanto um espaço físico quanto virtual.
Por exemplo, um supermercado pode atuar com uma sede física, onde os clientes podem ir até o local e fazer suas compras presencialmente, ou funcionar como um e-commerce, que consiste na possibilidade do cliente realizar todas as compras sem sair do conforto do seu lar.
É essencial ressaltar que uma mesma empresa pode funcionar ao mesmo tempo no regime presencial e digital. No entanto, é ideal que o processo de gestão do negócio seja duas vezes mais otimizado, pois cada uma funciona de uma forma e tem seus próprios gastos e necessidades.
Além disso, ele também precisa envolver cobertura de distribuição, frete e logística, que deve ser pensada com extremo cuidado para evitar uma ampla gama de problemas, com foco especial nos atrasos das entregas.
Promoção
Quando falamos dos 4Ps de marketing, a promoção de nada tem a ver com o oferecimento de produtos ou serviços com descontos, pois isso é algo que deve ser estudado e definido no “preço”. Assim, o tópico é voltado para a questão de divulgação, o que inclui a publicidade e a propaganda.
Nesse ponto também entram todas as ferramentas e recursos utilizados para garantir que sua marca seja apresentada para o seu público-alvo e que ela fixe em um determinado segmento. Independentemente das estratégias serem voltadas para blogs, redes sociais, correio eletrônico, influenciadores, etc, elas devem focar no marketing de conteúdo.
Quando isso acontece, as chances de conseguir excelentes resultados orgânicos aumentam, pois você entende os hábitos de consumo dos potenciais clientes e desenvolve as soluções mais assertivas. E isso também é importante para o investimento em anúncios patrocinados, que devem passar confiança.
Por se tratar de um mix de soluções, nenhum dos 4Ps pode ser ignorado, pois isso poderá fazer com que todas as outras definições não sejam adequadas. Por isso, eles precisam ser pensados sempre em conjunto.
Mais detalhes dos 4Ps na gestão de negócios
Como já deu para perceber, os 4Ps estão diretamente associados com os processos de gestão de negócios, o que faz com que qualquer erro possa levar a empresa à falência. Sendo assim, é necessário que todos os processos sejam planejados com muita atenção, após uma minuciosa pesquisa de mercado.
Para promover análises mais assertivas e completas, você também pode envolver os 4Ps em outros processos de checagem, como na matriz SWOT e na BCG. Com relação a primeira, você realiza as definições das suas Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Enquanto isso, a segunda é voltada para identificar o ciclo de vida de um produto. O mercado está repleto de itens que fazem muito sucesso em uma determinada época do ano ou que ganham o estrelato, mas em pouco tempo perde, fazendo com que o conhecimento seja fundamental para evitar surpresas.
Por último, mas não menos importante, tudo isso pode ser voltado para resultados a curtos, médios e longos prazos, tornando os aplicativos de gestão de tarefas, finanças e vendas essenciais para facilitar e otimizar o controle!
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.