Você com certeza já ouviu falar sobre o marketing digital, esse é um conceito que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, se tornando praticamente obrigatório dentro de qualquer empresa, independente do seu tamanho ou de sua área de atuação.
Com os consumidores mudando por completo os seus hábitos de consumo, focando suas ações dentro do meio virtual, como a navegação durante horas nas redes sociais, o consumo de conteúdos nas diferentes mídias e até mesmo a compra de um produto, como uma batedeira industrial online, tudo isso, fez com que o marketing migrasse e se consolida dentro desse meio.
Porém, mesmo com tanta popularidade e crescimento, muitas pessoas acham que o marketing digital se resume em anúncios pagos e propaganda nas redes sociais, mas, ele possui várias formas diferentes, com objetivos variados de acordo com suas necessidades.
No texto de hoje, separamos 5 formas de marketing digital e quais são seus objetivos para que você consiga entender melhor todo esse mercado, bora conferir? Então vamos lá!
Abrimos nossa lista com o Inbound Marketing, também conhecido por muitos como marketing de atração, esse é um conceito que, como o próprio nome já indica, visa atrair os consumidores até a sua empresa, sendo assim, ele acaba sendo o oposto daquilo que estamos acostumados a ver.
Ao invés da sua empresa ir até o consumidor, ele vem até você através de estratégias como a produção de conteúdos em blogs, o uso do SEO, postagens em redes sociais, Newsletter, envio de e-mail marketing e muito mais.
Essas ferramentas, ajudam a atrair novos consumidores, aumentando a visibilidade da sua marca e fazendo com que ela seja reconhecida e vista pelas pessoas, gerando assim, engajamento e despertando interesse do seu público, servindo como algo atrativo, assim como um exaustor centrífugo faz.
Já o Outbound Marketing, é uma forma mais tradicional do marketing digital, ele tem como finalidade, fazer com que a sua empresa chegue até as pessoas, realizando uma prospecção ativa de leads e tendo um contato direto com o público-alvo.
Ele é o oposto do Inbound, enviando anúncios pagos e fazendo uma propaganda mais direta, como links patrocinados nas redes sociais e no Google, disparo de e-mails com propagandas, banners digitais e etc.
Essa é uma forma considerada por muitos “invasiva”, mas muito eficaz quando falamos de aumento de visibilidade e eficiência para alcançar o público, tendo como objetivo, gerar reconhecimento para o seu negócio.
Quando alguém faz uma divulgação de um produto que não é seu, participando apenas da parte do marketing daquele negócio, podemos considerá-lo como um afiliado, ou seja, a empresa fornece o produto, a pessoa divulga e a cada venda, ganha uma comissão em cima.
Isso acontece muito com os produtores de conteúdo da atualidade quando realizam a sua famosa “publi”, isso nada mais é, do que o marketing de afiliados, uma forma de divulgar seus produtos através de outras pessoas, que por sua vez, só precisam trabalhar com a divulgação.
É um termo interessante e um conceito positivo para ambos os lados, tanto para a empresa que aumenta sua visibilidade, quanto para quem está fazendo a divulgação, que ganha comissão em cima das vendas.
A internet possui um acervo enorme de conteúdos, e muitas pessoas só navegam por ela justamente para consumi-los, seja nas redes sociais, em sites, e-mails ou qualquer outro canal de comunicação, e é claro que, muitas empresas podem aproveitar isso para estabelecer autoridade e reconhecimento dentro do mercado, e é justamente ai que entra o marketing de conteúdo.
Esse é um conceito que tem como objetivo, gerar engajamento, atrair novos consumidores, criar um relacionamento com o público, e estabelecer uma conexão mais próxima entre a marca e os clientes, através dos conteúdos.
É um tipo de marketing digital que costuma dar muito certo, já que os conteúdos funcionam como uma bobina de papel interminável para o público, que sempre acaba consumindo mais, principalmente em formatos variados como textos, postagens em redes sociais, imagens, áudio e vídeo.
Fechamos nossa lista com o marketing local, que é um conceito que tem como principal objetivo, atrair as pessoas de uma determinada região específica, ele é ideal para empresas físicas que querem se tornar referência e autoridade dentro da sua área.
Com ele, você atinge um público limitado, porém muito mais segmentado e específico de uma determinada região, sendo extremamente valioso também para pequenos negócios.
Uma das principais ferramentas do marketing local é justamente o Google Meu Negócio, ideal para quem quer ser visto e ter uma presença garantida em um local pré-determinado.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…
View Comments