O marketing sempre foi uma matéria atrelada às formas de venda e suas ferramentas ajudaram diversas empresas, em várias épocas, a desenvolver sua marca e ganhar notoriedade do público-consumidor.
Em suma, houve uma evolução nas condições tecnológicas e hoje mais do que nunca, os dados são fundamentais para traçar uma estratégia de marketing e desenvolver empresas.
As estratégias de marketing, através do uso de dados, pode trazer uma série de benefícios para sua empresa, como por exemplo:
Foi pensando em falar mais sobre essa importância do marketing de dados nas estratégias comerciais que produzimos esse artigo. Gostou da nossa pauta? Então siga conosco e boa leitura!
Como aplicar o marketing de dados?
Até agora falamos sobre os principais elementos do marketing de dados e os benefícios que ele pode trazer, mas certamente, alguém do setor comercial, como de uma empresa que instala piso industrial, por exemplo, precisa ter informações mais consistentes.
Existem diversas formas de acumular dados para municiar as estratégias de marketing de uma empresa, como por exemplo:
CRM (Gestão de relacionamento com o cliente)
O CRM é um programa de gerenciamento onde a empresa insere os dados dos clientes e administra dentro de sua plataforma, acumulando informações importantes, como vendas, devolução, contatos, orçamentos e similares.
Em suma, o CRM é um grande gestor dos clientes cadastrados na empresa e você pode encontrar dados importantes, entre esses cadastros, que podem municiar as campanhas de marketing empresarial.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada por diversas empresas na busca de diversos elementos, como por exemplo: preferência do consumidor, acessibilidade a determinada localização, tendência da época, entre outros.
Se a empresa está vendendo uma Ilhós para Lona, por exemplo, a pesquisa de mercado vai ajudar a conduzir propaganda de forma mais assertiva e efetiva na busca pelo público-alvo..
Métricas do BIG DATA
O Big Data é a área do conhecimento que estuda formas de tratar, analisar e obter informações relevantes a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas convencionais.
Em suma, o Big Data trabalha com inteligência artificial, oferecendo resultados mais precisos aos colaboradores, flexibilizando as ações de marketing e criando benefícios, como vamos falar a seguir.
O Marketing de dados e o cliente-alvo
Em suma, entre diversos fatores que compõem a importância do marketing de dados, está certamente a possibilidade de traçar um perfil de clientes-alvos e encontrá-los de forma mais efetiva.
Isso faz com que as empresas diminuam os recursos das publicidades e continuem sendo eficientes em trazer clientes para fazer locação de geradores, por exemplo.
Mensuração de resultados
Por fim, e não menos importante, o marketing de dados ajuda na mensuração de resultados e também a trabalhar em uma melhor ação no futuro.
Toda a ação de marketing gera um custo e um benefício, através da coleta de dados é possível alcançar respostas mais precisas sobre os pontos que foram bem sucedidos ou não, de determinada campanha de marketing.
Esse foi nosso artigo que falou sobre a importância do marketing de dados como estratégia para uma empresa. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e gestão de empresas.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…
A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…