Marketing Digital

Aplicativos: vale a pena para o seu negócio?

A palavra “aplicativo” já faz parte do nosso cotidiano é um dos grandes significados de quando falamos de avanço de tecnologia.

Os aplicativos são vistos como as evoluções de programas de computador, adaptados para smartphones. Eles visam levar a uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Flexibilidade no atendimento ao cliente;
  • Controle de acesso de usuários;
  • Controle de interêsse do público alvo;
  • Expansão de atendimento no mercado;
  • Propaganda constante ao cliente;
  • Entre outras características.

Com todas essas funcionalidades, ficamos acostumados a ver diversas empresas do comércio, varejo e até indústrias investirem em seus próprios aplicativos. No entanto, será que vale a pena para o seu negócio investir em um aplicativo?

Essa e outras questões é que tentaremos responder para você no decorrer deste  artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e confira. 

Sobre o mercado de aplicativos

Um mercado que cresce sem parar. Essa é a melhor definição que podemos mencionar sobre a relevância dos aplicativos em nosso cotidiano nos últimos tempos.

De acordo com a Consultoria IDC, o mercado de aplicativos no Brasil cresceu mais de 400% nos últimos meses, mesmo no período de pandemia e certamente esse número não tem previsão de estacionar. 

O aplicativo e a experiência digital

Para determinar se sua empresa precisa ou não investir em um aplicativo, é preciso estudar e compreender sobre o que realmente significa ter um aplicativo e o porque ele é utilizado por algumas corporações.

A primeira intenção de um aplicativo é proporcionar ao seu cliente uma experiência digital completa dentro de um único lugar.

Logo, uma empresa especializada em construção civil, se quiser investir em um aplicativo, poderá apresentar seus produtos dentro da plataforma, como automação predial, estruturas metálicas, serviços de mão de obra e muito mais. 

No entanto, vale ressaltar que dependendo do segmento, o aplicativo é algo difícil de se vingar. Até porque ele precisa da disposição do cliente em querer colocá-lo em seu dispositivo e acessá-lo de forma rotineira.

O aumento de clientes e a necessidade de aplicativos

Um dos fatores que faz com que uma empresa busque um aplicativo para expandir o atendimento é o aumento considerável de clientes. 

Isso é uma forma muito interessante de municiar o público alvo aos mecanismos de consumo e manter um controle de atendimento focado no público dos dispositivos móveis. 

Logo, se você tem uma empresa especializada em purgador de vapor, por exemplo, e está observando ocorrer um aumento de demanda, é recomendável que se discuta com os acionistas a importância do investimento em um aplicativo para flexibilizar o atendimento

Considerações sobre o investimento em aplicativos

Deixamos algumas características e a importância de investir em aplicativos, mas tudo isso vai de acordo com o que a empresa acredita ser mais viável.

Também ressaltamos que existem aplicativos de terceiros em que você pode investir, como por exemplo, um aplicativo que propaga empresas prestadoras de serviços para determinadas regiões. Isso é muito mais viável para uma cooperativa que instala piso industrial, por exemplo, do que ela mesmo abrir o seu aplicativo.

No entanto, se você tem uma rede de varejo se expandindo, ou algum tipo de produto/serviço que precisa de atendimento constantemente com os consumidores, investir em um aplicativo é uma ótima forma de qualificar a gestão e o atendimento da empresa.

Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo e caso tenha interesse, compartilhe com mais pessoas e nos siga para mais assuntos do ramo. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Cantinho do Empreendedor

Conteúdo dedicado ao empreendedor. Aqui você vai aprender tudo sobre planejamento, marketing digital para ajudar quem está começando a empreender.

Recent Posts

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

4 horas ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

4 horas ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

4 horas ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

4 horas ago

Como o Marketing Digital Pode Validar Ideias de Negócio

No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…

4 horas ago

Estratégias de Marketing para Empreendedores Iniciantes

No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…

5 horas ago