Do primeiro contato com uma empresa até a compra de um produto, a jornada de cliente é um termo muito utilizado dentro do setor comercial de qualquer empresa e retrata justamente, todo o caminho que o consumidor passa desde o exato momento no qual ele conheceu a marca até bater o martelo e tomar a atitude final.
Esse termo conhecido como jornada do cliente ou do consumidor, se refere a cada caminho que é traçado pelo usuário, já que geralmente, existem várias etapas que a pessoa passa até se tornar um cliente efetivo de um negócio.
Podemos dizer que a chance de uma pessoa comprar um produto repentinamente ou se tornar fiel a uma marca da noite para o dia, é praticamente nula, a tendência de qualquer consumidor é estudar e conhecer melhor sobre aquele negócio, conferir os seus detalhes, e realmente, passar por todo o funil de vendas antes de tomar uma decisão concreta.
Porém, o que coloca uma pulga atrás da orelha de muitos que atuam no setor comercial, é a eficiência da jornada do cliente, afinal, o propósito sempre deve ser a conversão,afinal, do que adianta todas essas etapas se no final das contas, a pessoa não se tornar consumidora do seu produto? É igual um rack outdoor que não possui finalidade caso não tenham servidores ou eletrônicos em geral, para ele abrigar na parte externa de um espaço.
Pensando nisso, no texto de hoje separamos algumas dicas para você aplicar a jornada do cliente com foco exclusivo na conversão, bora conferir como alcançar esse objetivo? Então vamos lá!
O que é a jornada do cliente?
Antes de mais nada, é necessário entender o que significa a jornada do cliente, como vimos acima, esse é um conceito que se refere a todo o caminho traçado por um consumidor da sua empresa, desde o seu primeiro contato com sua marca (atendimento, visita, material impresso ou conteúdo online), até o fechamento e o pós-venda.
É toda a história que foi construída e as etapas que as pessoas foram passando durante todo esse período, dessa forma, é montada uma narrativa, que ajuda a entender quais as melhores ações em cada etapa, as objeções, dores, necessidades e desejos dos clientes de acordo com cada passo.
Dessa maneira, ao entender a jornada do cliente é possível personalizar suas ações e realizar abordagens precisas em cada fase da jornada, sendo muito mais assertivo na forma de comunicação e podendo fazer com que cada usuário passe pelas mesmas etapas, com uma chance muito mais alta de conversão.
Quais são as etapas da jornada do cliente?
Como citamos acima, a jornada do consumidor é dividida em várias etapas diferentes, a primeira é o aprendizado e descoberta, nesta o cliente costuma não entender muito bem o seu problema, e cabe a empresa, se apresentar e indicar soluções para essa resolução.
A segunda etapa os consumidores costumam já estarem cientes do seu problema e passam a buscar aprofundar em como solucioná-lo, como a necessidade de comprar um servomotor, por exemplo.
A terceira parte é a decisão de compra, eles já estão cogitando e analisando as soluções disponíveis e aqui é onde costuma ocorrer a conversão, ainda podemos destacar a última etapa que é a fidelização, que geralmente, ocorre com foco na fidelização, trabalhando o pós-venda e melhorando o relacionamento da marca com seus consumidores.
Como você pode observar, cada uma possui suas próprias características e tem uma finalidade diferente, sendo assim, a abordagem em cada etapa deve ser única, para que você consiga alcançar seu objetivo.
Como aplicar a jornada do cliente sendo voltado para a conversão?
Para que você tenha o foco em ter um final feliz e tornar um usuário em seu cliente, é preciso que você seja cauteloso e detalhista em cada uma de suas etapas, no começo, logo na primeira parte, a pessoa costuma estar confusa e curiosa, repleto de dúvidas sobre um determinado termo.
Cabe a você, produzir conteúdos mais gerais e educativos, escolhendo as palavras-chave certas e informações que podem solucionar o problema dos usuários, através de blog posts, infográficos, entre outros conteúdos, sem falar sobre a sua empresa.
Após ele começar a identificar a sua necessidade e reconhecer que realmente existe um problema, ele procura se aprofundar mais no assunto, então aqui entram os conteúdos mais específicos como e-books e webinars.
A terceira etapa costuma ser uma das mais importantes ainda mais quando falamos em conversão, até aqui, você fez muito bem o seu papel de nutrir e apresentar mais sobre o seu mundo e o que você vende, ele já tem informações suficiente sobre a sua impressora fiscal ou qualquer outro produto, e agora, está analisando suas opções e pensando qual melhor atitude tomar.
Ele está aprofundando seu conhecimento, e se você quer captá-lo, é preciso apresentar conteúdos como depoimentos, recomendações, cases de sucesso, testes grátis, comparações, e tudo que mostre que, entre as opções, a sua empresa é a mais capacitada para fornecer aquilo que ele deseja.
É hora de falar sobre seus produtos, serviços, preços e funcionalidades, se tudo der certo, no final você acaba de atrair um novo cliente, mas lembre-se, é preciso separar muito bem o formato de conteúdos e a forma de abordagem assim como descrito acima, só assim, você consegue aplicar a jornada do cliente com foco total na conversão.
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