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Benchmarking: o que é e como aplicar em sua empresa

Quem aí nunca deu uma olhadinha na mesa ao lado para ver como era o trabalho do seu colega de sala no tempo da escola? Ou ficou sempre procurando na internet, alguns comparativos entre a mesa rustica de madeira que tem na sala com alguns modelos novos. 

A comparação é algo natural, e frequentemente usado pela maioria dos seres humanos, muitas pessoas sempre ficam de olho, e gostam de fazer certas “análises” sobre o que está de diferente entre uma coisa e outra. 

Isso se aplica também dentro do mundo corporativo, comparar o seu trabalho, produtos, serviços, atendimento, divulgação, etc, com o do seu concorrente, te ajuda a crescer, corrigir possíveis erros e aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho. 

Então é exatamente aí que entra o benchmarking, você já ouviu falar sobre essa estratégia? Sabe como aplicá-la em sua empresa? Se a resposta for não, fique tranquilo, hoje vamos explicar para você tudo sobre este termo. 

O que é benchmarking?

Em uma tradução livre para o português, benchmarking significa ponto de referência, e tem como principal foco, fazer a análise e pesquisa de empresas que atuam no mesmo setor que o seu, seja em seus produtos, serviços e por aí vai, para incorporar as melhores técnicas dentro do seu próprio negócio. 

Ou seja, você faz um monitoramento de seus concorrentes que atuam no seu segmento, observa o que eles estão fazendo, tanto o que está dando resultado ou não, faz uma análise da sua própria empresa, e começa a adaptar e aplicar os processos que você coletou, dentro do seu negócio. 

Imagine que você possui uma empresa de catalisador para tinta, e percebe que grande parte de seus concorrentes estão utilizando estratégias de vendas através das redes sociais, então você começa a pesquisar melhor sobre como aplicar em seu negócio e adaptar aquilo para a sua realidade. 

Mas lembre-se, o benchmarking não se trata de copiar ideias, e sim, de ter pontos de referência e informação para reformular e iniciar um novo processo. É ver o que está dando certo,e  adaptar essa metodologia dentro da sua realidade, sempre buscando ser mais funcional e melhorá-la de acordo com suas necessidades. 

Como aplicar o benchmarking na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o benchmarking, separamos um passo a passo para que você consiga aplicá-lo na sua empresa de forma precisa e extremamente funcional. 

Faça um planejamento e veja os pontos que pode melhorar

O primeiro ponto para aplicar essa estratégia, é fazer um planejamento para saber quais são seus objetivos e os pontos em que sua empresa pode melhorar. Veja quais dados você deseja coletar, e onde você acha que está ficando para trás comparado aos outros players do mercado. 

Fazer um planejamento vai te ajudar a saber como procurar, quem procurar e porque procurar, sendo uma grande base para você dar o pontapé inicial. 

Conheça seus principais concorrentes

Depois do planejamento, você deve começar a ir a campo para conhecer quais são seus principais concorrentes, então é preciso que você monte uma lista e conheça cada um deles de maneira individualizada. 

No mercado de conectores elétricos, por exemplo, você pode ter alguns nomes em que precisa ficar de olho, veja os que estão fazendo mais sucesso, e quais você acha que poderiam inspirar mais o seu negócio. 

Obtenha e analise os dados deles

Com os nomes em mão, é hora de começar a coletar dados, então procure informações sobre produtos, serviços, atendimento, canais de divulgação, e qualquer outra ferramenta que você acha que pode ser útil para o seu negócio, faça visitas presenciais nas empresas, fale com os líderes e gestores, enfim, busque pegar o máximo possível de informações. 

Com tudo já obtido, é hora de analisar com calma, tudo aquilo que você encontrou, separe o que pode ser útil para o seu negócio, seja criterioso e foque em dados que realmente podem te ajudar. 

Compare e converse com sua equipe

Com tudo coletado, é hora de comparar aquilo que você tem em mãos com os resultados de sua empresa, veja o que a concorrência está fazendo de diferente, quais pontos eles se destacam, e por aí vai. 

Então, marque uma reunião com seus colaboradores, peça opiniões diferentes, mostre todos os dados e veja o que eles acham sobre tudo aquilo, é preciso que todos entendam quais mudanças devem ser feitas. 

Bole um plano de ação e coloque a mão na massa

Por fim, é hora de bolar um plano de ação e colocar a mão na massa, você já tem tudo que precisa, onde deve melhorar e de que forma, então, basta começar a planejar sua abordagem e adaptar tudo aquilo que você coletou. 

O que achou do benchmarking? Acha que pode ser uma estratégia útil para o seu negócio? Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos, obrigado por ler nosso post, até a próxima. 


Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

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