Marketing Digital

Calendário de marketing 2023: datas comemorativas

O início do ano chegou e, com ele, novas perspectivas de negócios. Mas sem uma organização efetiva os lucros jamais chegarão ao topo e você perceberá que sua marca de Chapa de ACM poderia ir além.

Preparar-se para todos os eventos comemorativos ao longo dos próximos 12 meses e moldar estratégias convincentes para vender mais é o mínimo que se espera. Ficou curioso e deseja compreender quais serão as principais datas comemorativas? Então, vem com a gente!

Por que é importante ter um calendário de marketing para 2023?

Algumas pessoas pensam que implementar uma estratégia de marketing é a parte mais longa do processo. E eles não poderiam estar mais errados. Essa é uma das etapas mais fáceis.

O verdadeiro trabalho vem antes, quando você tem que definir metas e estabelecer prioridades. Quanto mais cedo começar, menos problemas encontrará no futuro. E que tal gerar um calendário de marketing com todas as datas importantes? O passo a passo é o seguinte:

Preparando sua estratégia de marketing e plano de marketing

Antes de começar, faça a si mesmo estas perguntas:

  • O que você quer alcançar?;
  • Como chegar lá?;
  • Por que as pessoas devem comprar seus produtos?;
  • Quais promoções pode oferecer (ofertas especiais, brindes, descontos e etc)?;
  • Quais são os melhores canais de distribuição para atingir seus objetivos?.

Lembre-se de que um ano tem tantas datas especiais e feriados (sejam eles nacionais, estaduais ou municipais) que o planejamento é tão fundamental nos negócios e na vida quanto um Rack outdoor para o setor de telecomunicações!

É importante decidir em quais promoções (como ofertas especiais ou vendas de produtos importantes) deseja planejar suas atividades de marketing. Essa decisão deve ser feita junto com seus sócios e demais colaboradores e baseada nas metas que estabeleceu. Focar no caminho errado pode facilmente arruinar o retorno sobre seus investimentos e ninguém quer isso!

Ao pensar em suas campanhas de marketing para feriados ou datas especiais, lembre-se de planejar suas promoções em diferentes etapas:

  • Antes da data: informe seus clientes sobre o que está por vir e como eles podem se beneficiar;
  • No dia: use muito as redes sociais e aproveite para aumentar as vendas;
  • Depois da data: não se esqueça de acompanhar aqueles que converteram para obter seus comentários sobre o processo ou oferecer produtos e serviços adicionais.

Encontrar os canais de marketing certos

Este próximo item pode fortalecer sua marca, tanto quanto uma Porca gaiola ajuda na fixação de móveis. Então, depois de decidir qual é a estratégia de marketing certa e que tipo de promoções irá oferecer, você precisará se concentrar em enviar suas mensagens de marketing ao seu público.

Estude a opção de usar o omnichannel. Esse conceito tem a ver com campanhas de marketing que combinam diferentes canais, por exemplo: na loja, online, na rede social e e-mail marketing. Isso permite que você se envolva com seu público de uma maneira diferente e também ofereça muitas oportunidades, tanto de upselling quanto de cross-selling.

Há uma variedade de canais para aproveitar, mas isso não significa que deve tentar usar todos. Embora o TikTok possa ser um pouco exagerado em casos específicos, existem alguns itens obrigatórios que se aplicam à maioria das empresas. 

Imagine se sua equipe de marketing crie um vídeo que viralize e coloque um novo tipo de Placa solar nos trends! Seria demais, não é mesmo?

Datas comemorativas mais importantes para você ficar de olho!

  • 21 de fevereiro: Carnaval (especial para os nichos de moda, fantasia e etc);
  • 8 de março: Dia da Mulher (especial para os nichos de cosméticos, moda e etc);
  • 15 de março: Dia do Consumidor (para todos os nichos);
  • 9 de abril: Páscoa (especial para os nichos de confeitaria, doces e etc);
  • 14 de maio: Dia das Mães (especial para os nichos de moda, perfumaria e etc);
  • 12 de junho: Dia dos Namorados (especial para os nichos de moda, perfumaria, bichos de pelúcia e etc);
  • 13 de agosto: Dia dos Pais (especial para os nichos de beleza, material de construção, automobilístico e etc);
  • 15 de setembro: Dia do Cliente (para todos os nichos);
  • 12 de outubro: Dia das Crianças (especial para os nichos de brinquedos, moda infantil e etc);
  • 24 de novembro: Black Friday (para todos os nichos);
  • 27 de novembro: Cyber Monday (para todos os nichos);
  • 25 de dezembro: Natal (para todos os nichos).

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Vanessa Andrade

Recent Posts

Como tornar o lar mais responsivo às mudanças familiares

As transformações na estrutura familiar são cada vez mais frequentes. Mudanças como a chegada de…

47 minutos ago

Gestão de Riscos: Offshore nos EUA com Sucesso

Gestão de riscos desempenha um papel crucial ao considerar como abrir offshore nos Estados Unidos.…

1 hora ago

Quais mudanças considerar antes de morar com os avós

Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…

19 horas ago

Por que pensar em proteção antes da decoração?

Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…

2 dias ago

O efeito das janelas amplas na rotina familiar

As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…

2 dias ago

Onde encontrar um fornecedor de Sistemas de Segurança em Campinas?

Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…

2 dias ago