Marketing Digital

Calendário de marketing 2023: datas comemorativas

O início do ano chegou e, com ele, novas perspectivas de negócios. Mas sem uma organização efetiva os lucros jamais chegarão ao topo e você perceberá que sua marca de Chapa de ACM poderia ir além.

Preparar-se para todos os eventos comemorativos ao longo dos próximos 12 meses e moldar estratégias convincentes para vender mais é o mínimo que se espera. Ficou curioso e deseja compreender quais serão as principais datas comemorativas? Então, vem com a gente!

Por que é importante ter um calendário de marketing para 2023?

Algumas pessoas pensam que implementar uma estratégia de marketing é a parte mais longa do processo. E eles não poderiam estar mais errados. Essa é uma das etapas mais fáceis.

O verdadeiro trabalho vem antes, quando você tem que definir metas e estabelecer prioridades. Quanto mais cedo começar, menos problemas encontrará no futuro. E que tal gerar um calendário de marketing com todas as datas importantes? O passo a passo é o seguinte:

Preparando sua estratégia de marketing e plano de marketing

Antes de começar, faça a si mesmo estas perguntas:

  • O que você quer alcançar?;
  • Como chegar lá?;
  • Por que as pessoas devem comprar seus produtos?;
  • Quais promoções pode oferecer (ofertas especiais, brindes, descontos e etc)?;
  • Quais são os melhores canais de distribuição para atingir seus objetivos?.

Lembre-se de que um ano tem tantas datas especiais e feriados (sejam eles nacionais, estaduais ou municipais) que o planejamento é tão fundamental nos negócios e na vida quanto um Rack outdoor para o setor de telecomunicações!

É importante decidir em quais promoções (como ofertas especiais ou vendas de produtos importantes) deseja planejar suas atividades de marketing. Essa decisão deve ser feita junto com seus sócios e demais colaboradores e baseada nas metas que estabeleceu. Focar no caminho errado pode facilmente arruinar o retorno sobre seus investimentos e ninguém quer isso!

Ao pensar em suas campanhas de marketing para feriados ou datas especiais, lembre-se de planejar suas promoções em diferentes etapas:

  • Antes da data: informe seus clientes sobre o que está por vir e como eles podem se beneficiar;
  • No dia: use muito as redes sociais e aproveite para aumentar as vendas;
  • Depois da data: não se esqueça de acompanhar aqueles que converteram para obter seus comentários sobre o processo ou oferecer produtos e serviços adicionais.

Encontrar os canais de marketing certos

Este próximo item pode fortalecer sua marca, tanto quanto uma Porca gaiola ajuda na fixação de móveis. Então, depois de decidir qual é a estratégia de marketing certa e que tipo de promoções irá oferecer, você precisará se concentrar em enviar suas mensagens de marketing ao seu público.

Estude a opção de usar o omnichannel. Esse conceito tem a ver com campanhas de marketing que combinam diferentes canais, por exemplo: na loja, online, na rede social e e-mail marketing. Isso permite que você se envolva com seu público de uma maneira diferente e também ofereça muitas oportunidades, tanto de upselling quanto de cross-selling.

Há uma variedade de canais para aproveitar, mas isso não significa que deve tentar usar todos. Embora o TikTok possa ser um pouco exagerado em casos específicos, existem alguns itens obrigatórios que se aplicam à maioria das empresas. 

Imagine se sua equipe de marketing crie um vídeo que viralize e coloque um novo tipo de Placa solar nos trends! Seria demais, não é mesmo?

Datas comemorativas mais importantes para você ficar de olho!

  • 21 de fevereiro: Carnaval (especial para os nichos de moda, fantasia e etc);
  • 8 de março: Dia da Mulher (especial para os nichos de cosméticos, moda e etc);
  • 15 de março: Dia do Consumidor (para todos os nichos);
  • 9 de abril: Páscoa (especial para os nichos de confeitaria, doces e etc);
  • 14 de maio: Dia das Mães (especial para os nichos de moda, perfumaria e etc);
  • 12 de junho: Dia dos Namorados (especial para os nichos de moda, perfumaria, bichos de pelúcia e etc);
  • 13 de agosto: Dia dos Pais (especial para os nichos de beleza, material de construção, automobilístico e etc);
  • 15 de setembro: Dia do Cliente (para todos os nichos);
  • 12 de outubro: Dia das Crianças (especial para os nichos de brinquedos, moda infantil e etc);
  • 24 de novembro: Black Friday (para todos os nichos);
  • 27 de novembro: Cyber Monday (para todos os nichos);
  • 25 de dezembro: Natal (para todos os nichos).

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Vanessa Andrade

Recent Posts

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

4 horas ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

4 horas ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

4 horas ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

4 horas ago

Como o Marketing Digital Pode Validar Ideias de Negócio

No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…

4 horas ago

Estratégias de Marketing para Empreendedores Iniciantes

No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…

5 horas ago