Usar o CTA, ou Call to Action, é uma excelente maneira de ampliar suas possibilidades de engajamento. Esse tipo de ferramenta é muito importante para ações de marketing digital, uma vez que possibilitam uma série de atividades.
O Call to Action é uma ferramenta fundamental para uma campanha de marketing, o que acaba gerando muitas dúvidas por parte dos empreendedores, ávidos por usar essa técnica, mas sem muito conhecimento de sua funcionalidade.
Entretanto, conhecer as CTAs é o primeiro passo para conseguir resultados muito interessantes para sua estratégia como um todo.
É considerado um Call to Action, ou chamado à ação, qualquer atributo visual ou textual que tenha como objetivo levar o consumidor a realizar uma ação de controle de acesso.
Dessa forma, você consegue uma série de resultados em sua estrutura de negócios, como por exemplo:
Praticamente qualquer etapa do funil de vendas está preparado para lidar com esse tipo de recurso. É muito importante que você consiga trabalhar de forma efetiva para garantir resultados mais expressivos, entretanto.
Existem diversas formas de utilizar um chamado à ação. Saber qual deles é o ideal para você trabalhar corretamente é muito importante, e para isso existem alguns estágios que você pode acompanhar para compreender melhor suas possibilidades.
Além disso, é importante ter em mente que você precisa entender sua empresa e como ela funciona para usar o chamado certo para para uma consultoria de diagnóstico ambiental, por exemplo.
Adaptar essa técnica a realidade de sua companhia é um ponto fundamental, que precisa ser estruturado para obter mais retorno.
Ao entender esse tipo de recurso, você trabalha com mais compreensão de sua qualidade e entende como você pode aproveitar estes elementos para gerar resultados mais concretos, trabalhando diretamente com o interesse do cliente ao seu favor.
O funil de vendas é a base para a utilização desse tipo de recurso. É importante ter em mente que esse processo é essencial para ser utilizado em uma estratégia digital.
É considerado um funil de vendas todo o caminho que o consumidor leva desde o primeiro estágio até adquirir a compra do produto ou de serviços de consultoria contábil e fiscal.
Quando você recebe um novo visitante em seu site, ele entra no topo do funil de vendas. Aos poucos, ele vai sendo guiado até o momento da conversão em vendas, que é o ponto em que ele se torna um cliente efetivamente.
Independente do estágio em que ele se encontre, é importante pensar em formas de ajudá-lo a seguir nesse funil cada vez mais, aumentando sua possibilidade de vender um produto de decoração de natal para loja ou um serviço com qualidade.
O Call to action pode ser utilizado em qualquer uma dessas opções, principalmente durante o meio do funil, quando ainda existem dúvidas com relação à marca ou a compra de um determinado item. O chamado à ação ajuda a resolver essa indecisão.
O primeiro ponto para vender bem é saber para quem você está vendendo. Conhecer seu público é a peça chave de qualquer atividade de marketing, principalmente uma como o CTA que interage diretamente com esse público.
O grupo de pessoas no mercado que possui gostos e interesses em comum, com uma propensão maior a consumir seus produtos ou serviços, compõem seu público-alvo. Com essa métrica, você pode segmentar seu público e trabalhar de maneira mais efetiva suas ações.
Entretanto, o público-alvo constantemente é uma métrica muito genérica, e é complicado escolher pontos específicos de suas ações usando apenas este tipo de medida. Por isso, muitas empresas acabam adotando o conceito de persona.
Uma persona é a idealização de um cliente. Uma figura fictícia criada com base no seu público-alvo, junto com informações relevantes de transações anteriores que sua empresa já realizou, garantindo assim um bom conhecimento das pessoas que fazem negócio com empresas de brindes personalizados para comprar.
Uma persona é a personificação de alguém real, com nome, endereço, profissão e vários outros detalhes importantes para dar mais razão a ela. Porém, o verdadeiro destaque está na criação de um perfil psicológico para esse tipo de recurso.
Com o perfil psicológico, você consegue entender melhor os medos, desejos e anseios de seus clientes, o que ajuda a criar chamados a ação mais efetivos e funcionais, aproveitando os gatilhos mentais para conseguir mais conversões.
Escolher o tipo de mídia que será utilizado também é importante para garantir um bom retorno. Muitas vezes, o conteúdo em texto é o suficiente, mas em alguns casos contar com apoio multimídia também é muito importante.
Um chamado a ação deve se destacar em sua página. Portanto, contar com imagens inseridas no post ou com janelas pop-up ajuda muito a alcançar resultados mais efetivos na venda de papel sublimatico tratado ou de outro produto.
Mas para que isso ocorra, é preciso ter cuidado com esse tipo de material. O foco de qualquer produção de conteúdo deve ser a experiência do usuário ao observar suas ações.
Quando um consumidor encontra um texto que ele acha interessante em seu site, ficar desviando de pop-ups ou de imagens chamativas pode ser muito trabalhoso.
Isso acaba afastando o consumidor, que deixa de ter interesse em sua empresa e pode acabar prejudicando suas vendas.
Por isso, o CTA deve ser chamativo, mas de forma alguma atrapalhar a experiência do usuário em seu site.
Todo chamado a ação deve ter um objetivo. Ele pode ser a conversão em vendas, mas isso não é uma obrigação.
Quando você estiver trabalhando com o CTA, é importante definir o que você deseja que seus clientes façam para trabalhar bem este recurso.
Seja gerar mais tráfego para seu site, se inscrever em um newsletter ou fazer a captação de dados de contato, transformando o visitante em lead, é importante que você consiga trabalhar de maneira efetiva com esse tipo de ação.
Agora que você consegue compreender melhor a funcionalidade do call to action e sua versatilidade, é hora de pensar em como aplicar efetivamente essa ferramenta em seu site.
Dessa forma, você consegue ampliar seus resultados e alcançar os seus objetivos.
A página inicial de um site é um dos melhores lugares para uma chamada à ação. Uma pessoa que chega até sua página inicial provavelmente possui algum interesse em produtos, como uma etiqueta para impressora térmica ou serviços que você ofereça, por isso esse CTA é muito funcional.
A homepage é uma ferramenta importante para você alcançar seus objetivos, e isso precisa ser muito mais efetivo para você ter mais conversões.
Colocar logo de cara uma boa oportunidade de negócios pode influenciar os visitantes e atingir em cheio seu público.
Quanto mais você trabalha com estas ferramentas, mais é provável que irá conquistar seus objetivos.
A produção de conteúdo é o grande astro de um site de qualidade. As pessoas entrarão para absorver melhor o conhecimento que você tem para passar em seu site, e por isso esta é uma importante etapa do processo de trabalho.
Quando o chamado à ação é para alguma atividade em específico, como um convite a um curso ou a aprimoramento de alguma técnica, é interessante que você coloque esta ferramenta em algum local relevante.
Assim, o consumidor que já tem o interesse em conhecer melhor o assunto acabará se aproximando mais e se sentindo instigado a comprar o que está sendo oferecido no CTA, como um pen drive para brindes personalizados.
As redes sociais são uma excelente maneira de destacar seu material e fazer bons chamados a ação.
A maioria das grandes redes possuem milhões de usuários, e estas plataformas geram muito engajamento para as empresas que as utilizam.
Entretanto, é importante que você faça ações em redes nas quais sua empresa é ativa, do contrário, as pessoas não levarão a ação a sério e isso pode até ser prejudicial a longo prazo. Garantir bons resultados depende do quanto você é engajado com seu público.
O CTA é uma estratégia muito interessante para empresas que têm interesse em dialogar com seus consumidores, pois trata-se de uma forma de engajamento mais próxima, que lida diretamente com os gatilhos mentais dessas pessoas.
Diante disso, é muito importante que você saiba exatamente que tipo de material utilizado e para quem direcionar esse chamado à ação, ou você acabará com uma atividade de pouco retorno em seu site ou blog.
Sua empresa deve refletir esse tipo de pensamento para você conseguir resultados mais efetivos a longo prazo com esse tipo de material.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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