Como criar um funil de vendas eficiente para seu negócio online

Diferente do que muitos imaginam, administrar um negócio online está longe de ser uma tarefa simples, por mais que o mundo digital apresenta algumas facilidades em comparativo com o mundo físico, ainda existem algumas dificuldades em administrar uma empresa digital como, por exemplo, conseguir oferecer o conteúdo certo, para a pessoa certa na hora certa. 

Muitas empresas que trabalham com o empreendimento digital sofrem com a chamada falta de timing, fazendo ofertas consideradas desconexas e falando com o público errado, na hora errada e da forma errada, nesse ponto, temos a entrada do chamado funil de vendas, esse é um recurso crucial para qualquer empresa online tão importante quanto um ultrassom industrial dentro das grandes empresas. 

O funil de vendas nada mais é, do que um conceito que retrata a jornada de compra de um consumidor, mostrando todas as etapas que o visitante passa desde o seu primeiro contato com a marca até é claro, a sua conversão, ele ajuda a entender melhor sobre o seu público-alvo, além de contextualizar e segmentar com mais precisão aquilo que é ofertado. 

Um bom funil de vendas é capaz de oferecer aos usuários, exatamente aquilo que desejam de acordo com o conhecimento que tem sobre a empresa.

Afinal, de nada adianta oferecer um produto logo de cara para alguém que está conhecendo o seu negócio, é preciso acompanhar a sua jornada e sempre mostrar o conteúdo certo, da forma correta para as pessoas certas. 

Pensando nisso, no texto de hoje iremos mostrar como criar um funil de vendas eficiente para o seu negócio online com muita precisão e assertividade, bora conferir? Então vamos lá!

Conheça as três etapas do funil de vendas

Para começar a montar o seu funil de vendas sólido, a nossa primeira dica é justamente conhecer e estudar um pouco mais sobre ele e todo o seu funcionamento, para quem não conhece, o funil de vendas é dividido em três etapas: o topo, o meio e o fundo do funil. 

Na primeira etapa que é o topo, temos os usuários que não conhecem sobre a sua empresa e estão começando a aprender e entender melhor quais são as suas necessidades ou até mesmo da existência de um problema, essa é uma fase introdutória e representa o impacto inicial causado pela sua empresa. 

A segunda etapa que seria o meio do funil já representa o reconhecimento do problema, aqui o usuário já começa a compreender que possui um problema ou tem um desejo e começa a avaliar suas opções, nesse ponto, ele se torna um lead e estuda melhor sobre o seu negócio de forma constante. 

Por fim temos o fundo do funil, ele já passou de visitante para lead, e agora é a hora dele se tornar um cliente do seu negócio, essa é uma etapa delicada e crucial principalmente em termos de conversão, então algumas ofertas diretas, a adição de ações específicas como o uso de uma etiqueta personalizada, e uma abordagem enfática ajudam bastante nessa hora. 

Determine o topo do seu funil

Agora que você já conhece o que é o funil de vendas fica mais fácil criar o seu, então a primeira etapa é definir justamente o topo do seu funil, essa é uma parte encarada de forma isolada, já que o topo do funil representa um público que vai conhecer mais sobre o seu negócio, e sem ele, é impossível ter evolução dentro do funil. 

Por se tratar de uma porta de entrada, é necessário ter uma definição bem clara do topo do seu funil, então procure detalhar ele e definir quem, quando e como os usuários irão entrar dentro do seu funil de vendas, compreenda e estude quem é o seu público-alvo, determine os seus canais de comunicação, e comece a alinhar os conteúdos que serão enviados. 

Essa primeira etapa é fundamental, então separe as iscas digitais usadas, as estratégias aplicadas, e todos os detalhes equivalentes que serão colocados em prática, aqui no topo do funil a determinação é primordial, então saiba quem são esses usuários iniciais, como chegar até eles, e defina algumas metas nesse topo. 

Colete dados e entenda cada etapa da jornada do cliente

A coleta de dados é uma das grandes auxiliadores presente em qualquer funil de vendas, a todo tempo será necessário obter informações valiosas que ajudam a nutrir esse funil e compreender mais sobre as pessoas que estão lá dentro, não só no topo, mas em cada etapa durante sua jornada de compra. 

Sendo assim, é preciso manter uma coleta constante de dados em conjunto com uma ótima segmentação, sempre que um usuário se inscrever no seu webinar sobre seu serviço de impermeabilizante para laje, e se tornar um lead, os dados sobre ele mudam, assim como seu status dentro do funil. 

Dessa forma, o acompanhamento no funil deve ser algo constante de ser aplicado, procure praticar a coleta frequente em cada passo dado pelos usuários e entenda a jornada do cliente e a sua execução. 

Não deixe nenhuma informação de lado e nem perca nenhum cliente de vista, é preciso ter o controle total sobre a situação, então se mantenha sempre por perto. 

Distribua muito bem os seus esforços de marketing

Aqui é preciso criar conteúdos e estratégias diferentes para cada etapa do funil, no começo, procure por algo mais chamativo como iscas digitais ou postagens nas redes sociais, conteúdos que mostrem mais sobre a sua marca de uma forma atrativa. 

Na sequência, para os leads procure produzir algo mais completo com mensagens mais diretas, ricas e informativas, resolvendo dúvidas e apresentando soluções, como textos de blogs, mensagens no e-mail, newsletter, vídeos longos, entre outros. 

Por fim, produza conteúdos diretos, com uma oferta direta de venda e algo bem escancarado para concluir a transação, aqui você pode ser bem incisivo e vender seu produto ou serviço de maneira expositiva, lembre-se que cada passo é valioso, e é preciso dividir seus esforços de acordo com as etapas. 

Mova os clientes no tempo certo

Com as etapas bem alinhadas e os dados dos usuários bem distribuídos entre elas, é preciso começar a movimentar o seu funil da maneira certa e é claro, no tempo correto, não adianta querer que um usuário receba conteúdos de leads, e nem que pessoas que estão próximas de se tornar clientes acessem conteúdos introdutórios. 

Procure saber o timing de mostrar mais sobre o seu pallet de madeira sem uma abordagem agressiva e nem que infrinja um usuário que está em um momento diferente da jornada, saiba como chegar em cada um de acordo com seu status atual. 

O grande segredo para o funil de vendas é a sua estratégia e distribuição, saiba selecionar tudo da forma correta, seja inteligente e monte o seu funil de forma prática e eficaz. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

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