Comprar em plataformas pela internet tem se tornado uma grande preferência para os brasileiros, mesmo após o fim da pandemia, o número de vendas online tem crescido cada vez mais, para se ter uma noção, só no ano de 2022 cerca de 22,5% da população comprou pela internet.
Enquanto até 2025 a estimativa é que esse mercado cresça cerca de 20,73% ao ano, foram registrados R$ 2 bilhões em vendas com cerca de 10,9 milhões de transações online ao longo do ano, com um crescimento de 17% em relação a 2021.
Com números tão elevados, é fácil perceber o quanto o e-commerce tem crescido e se tornado uma verdadeira febre no mercado atual, e é claro que quanto maior a procura, mais as pessoas começam a migrar para esse ambiente virtual devido a sua facilidade de compras e sua variedade de opções.
Dentro da web, é possível encontrar desde serviços de produção de uniformes profissionais até jogos eletrônicos com um preço muito mais acessível, e isso faz com que muitas lojas físicas migrem para o digital.
Enquanto muitos empreendedores comecem o seu próprio negócio já dentro desse universo, mas antes de sair por aí abrindo o seu e-commerce, é necessário se atentar a alguns detalhes.
Para que seu e-commerce de fato faça sucesso, não basta simplesmente criar um site e esperar as coisas acontecerem, é preciso ter cuidado, atenção e planejamento em diversos fatores, entre eles um dos mais importantes é a escolha da sua plataforma.
Ela é quem vai te trazer suporte e toda a base para o bom desenvolvimento da sua loja virtual, e para te auxiliar nessa jornada, no texto de hoje separamos algumas dicas de como escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!
O primeiro passo para selecionar a melhor plataforma de e-commerce é justamente conhecer os tipos e formatos disponíveis dentro do mercado, existem 5 tipos principais de plataformas para e-commerce, a primeira é chamada Open Source.
Essas costumam ter o seu código-fonte aberto, disponibilizando o uso gratuito e um alto grau de personalização durante seu manuseio.
Em seguida, temos as proprietárias, que costumam pertencer a alguma empresa privada que vendem uma plataforma já pronta para o uso, também temos as SaaS, que tem todo o seu sistema disponibilizado na nuvem e contam com uma empresa responsável pelo seu atendimento e serviços em geral.
Por fim, ainda temos as licenciadas desenvolvidas por empresas terceirizadas e requerem a aquisição de uma licença para ter o seu uso e as de desenvolvimento próprio, desenvolvidas pela própria equipe do e-commerce.
Claro, cada uma conta com suas vantagens e desvantagens, então procure conhecê-las melhor e selecione a que se encaixa melhor nas suas necessidades.
Com o tipo de plataforma escolhida é hora de começar a ver alguns detalhes extremamente relevantes, o primeiro deles é o layout, para que o seu produto da sua lixadeira girafa consiga de fato ser atrativo ao consumidor, é preciso que seu design seja totalmente caprichado, com uma plataforma intuitiva, que possa ter uma boa personalização e usabilidade.
Também é preciso se atentar aos fatores técnicos como a velocidade de carregamento e a responsividade, atualmente, 85% das compras online são em dispositivos móveis, então fique atento a esse quesito.
O SEO também surge como uma necessidade, veja se a plataforma é adequada nos quesitos técnicos e permite com que você consiga otimizar o seu SEO para alcançar o topo das plataformas de busca e ampliar o alcance da sua loja.
Cerca de 77,3% dos consumidores brasileiros acabam abandonando o carrinho na hora de efetivar a compra, e um dos grandes motivos para que isso aconteça é a falta de ferramentas para a realização do pagamento, grande parte dos clientes acabam se deparando com metodologias pouco seguras ou baixas opções para concluir a compra.
Verifique se a plataforma possui vínculo com as principais ferramentas de pagamento do mercado como o Pic Pay, Mercado Pago, entre outras, busque plataformas que tem várias opções e que consigam entregar ao consumidor, um leque completo para que ele escolha a melhor opção, desde cartão de crédito, transação, carteira digital, Pix, débito, e por aí vai.
Outro ponto extremamente relevante é justamente a questão da entrega dos produtos, cerca de 49% dos usuários desistem de uma compra caso o frete seja muito acima do valor desejado ou se o prazo de entrega, seja extremamente demorado.
É preciso que tudo seja rápido, com um preço justo e funcional, esse serviço é central em qualquer operação e-commerce, assim como a montagem de painel elétrico em qualquer instalação.
Para isso, não basta apenas a empresa trabalhar de forma acelerada, também é preciso contar com uma plataforma que consiga ceder os recursos certos da maneira correta.
Garanta a aquisição de uma plataforma que tenha parceria com Correios, Loggi, ou outras empresas de entrega, confira sua disponibilidade e todo o seu custo médio de entrega e tempo para a efetivação, garanta sempre aquilo que for mais atrativo sob a ótica do público.
Uma boa plataforma é aquela que ajuda a gerenciar o seu e-commerce da melhor maneira possível, auxiliando desde a efetivação das vendas até a geração de relatórios completos com números informativos sobre o seu desempenho.
Quanto mais dados a plataforma gerar, mais atrativa ela tende a ser, então veja tudo que ela oferece , quais informações ela pode gerar e todos os detalhes em relação a ela, além disso, procure por plataformas que se integrem a outro sistema.
Plataformas que se comunicam bem com ERPs, redes sociais, chat online, gestão de estoque, ferramentas de marketing digital e ferramentas de monitoramento, podem ajudar o seu progresso e facilitar demais o seu trabalho.
É claro que a plataforma também deve auxiliar a segurança da sua empresa e garantir uma boa infraestrutura e um ambiente que se esquive ao máximo das fraudes e dos cibercrimes que ocorrem com frequência na atualidade, e é claro que esse é um fator essencial a ser analisado.
Tão relevante quanto um serviço de caldeiraria e montagem industrial, a infraestrutura da plataforma deve garantir estabilidade para grandes demandas como na Black Friday, executando uma conexão segura e fixa, sem oscilações.
Já a segurança deve blindar a empresa de operações não reconhecidas ou suspeitas, garantindo o bem-estar dos dados dos usuários e o bom desempenho da plataforma de forma geral.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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