Como estruturar um processo comercial de produtos digitais

Quando se trata de vendas, o processo comercial é essencial para alcançar os objetivos, pois é a sequência de passos que os profissionais devem seguir para bater as metas.

São essas etapas que definirão como será a rotina dos vendedores e quais atividades precisam ser realizadas. 

Ou seja, organizar as tarefas de vendas para serem colocadas em práticas. E isso pode ser direcionados a diversos produtos, incluindo aos digitais, como e-books, cursos onlines, vídeos, tutoriais, podcasts e outros. 

Mas para ter um bom resultados, é preciso entender com detalhes como colocar em prática todas etapas. Pensando nisso, preparamos uma lista explicando casa um dos passo. Confira!

Processo de vendas

O primeiro passo para sua empresa alcançar o objetivo é fazer uma análise do processo de vendas atual, onde será verificado o que funcionou ou não nas estratégias anteriores. Para isso, é necessário ter uma conversa com sua equipe de vendas e representantes, além de coletar as opiniões de seus clientes sobre o que chamou a atenção deles e os fizeram comprar.

Por exemplo, se você fez um e-book sobre o Grupo Gerador De Energia no passado e pretende lançar  segundo volume, é interessante descobrir o que o público gostou da primeira versão e se possuem indicações de algo que precisa de melhoria ou de uma explicação aprofundada.

Assim, após a coleta desses dados poderá seguir para os próximos passos e conseguirá efetuá-los com maior eficácia, já que o seu processo passará por uma reformulação.

Público-alvo

Como foi citado no tópico anterior, os clientes são um dos pontos principais de sua estratégia, não apenas como consumidor, mas também como parte da criação dessas estratégias.

Isso porque através da opinião deles conseguirá entender melhor quais são as expectativas em relação ao produto.

Mas para isso é importante que você conheça o seu público alvo, afinal, se você está vendendo um curso sobre o Laudo Avcb Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros não é possível usar alunos de design como foco.

Pois é destinado a profissionais do Corpo de Bombeiros ou aqueles que pretendem exercer essa profissão no futuro.

Ou seja, você precisa compreender para quem você quer oferecer o seu produto, para poder entender e analisar as preferências deles, se gostariam de um curso online ou um vídeos tutorias sobre o tema.

Defina o valor

Apesar de automaticamente associarmos a palavra valor a preço, profissionais do mercado precisa entender que um é diferente do outro.

Bom, quando falamos que é preciso  determinar o valor do seu produto ou serviço, estamos nos referindo aquilo que oferece ao seu cliente, os benefícios que a compra entregará.

Lembrando que isso pode possuir focos diferentes, são eles: nas perspectivas, onde falam sobre a empresa, mas expondo uma visão do público; nos negócios, no qual ressalta os pontos que diferenciam o produto de outros; e nos clientes, onde é oferecido uma solução para o possível problema que o consumidor enfrenta.

Equipe

Por fim, um ponto essencial para o seu processo comercial ter bons resultados é investir na equipe responsável pelo projeto, com capacitações e um planejamento detalhado para que o trabalho flua de forma que não sobrecarregue ou atrase as entregas.

Assim, oferecendo recursos e ferramentas, a equipe pode realizar o Circuito Impresso sem problemas significativos, com um bom relacionamento com clientes e garantindo uma boa prospecção.

Agora chegou o momento de colocar em prática o que aprender! Conte nos comentários o que achou e não esqueça  nos acompanhar.

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