Todos os gestores, seja ele do ramo automotivo ou de exaustor centrífugo precisam criar estratégias eficazes para gerenciar com cuidado e categoria às vezes sociais. Ou seja, deverá procurar ideias que o ajudarão a tirar o máximo proveito de suas atividades.
Muitos tentam, mas poucos conseguem reter clientes com o Instagram, Facebook, Tik Tok e etc. Não dá para desistir no ‘meio do caminho’, pois quem não está na internet ‘não existe’. É comum que os profissionais de marketing gerenciem várias contas para diferentes departamentos, mas se você não tem dinheiro para este investimento, como fazê-lo? Ficou curioso com o tema? Então, vem com a gente!
Assim como existe a documentação para um novo projeto de esteira transportadora, por exemplo, é necessário que sua estratégia esteja escrita e seja de fácil acesso. Isso inclui políticas, procedimentos e um guia, onde colaboradores irão verificar quando bem entenderem.
Sem isso, a logística desse trabalho ficará defasada e bagunçada, já que todos estarão fazendo tudo, sem direcionamento. Mesmo que trabalhe com várias contas e cada uma tenha objetivos diferentes, vale a pena dar a devida atenção àqueles processos que, geralmente, funcionam.
Para que você e seus colaboradores não percam tempo copiando e colando o mesmo conteúdo em várias contas, é possível investir em um software de gerenciamento de rede social. Isso o ajudará não só na publicação dos posts, mas também na verificação de engajamento.
Em uma rápida pesquisa na internet, vemos inúmeros exemplos que o ajudarão nesse quesito. Ou seja, faça anotações e coloque rótulos adesivos em cada uma das possibilidades que julgar pertinente e vantajoso.
Os calendários são úteis pois dão orientação e garantem que a marca esteja no caminho certo com sua estratégia. Se não tiver dinheiro para um grande investimento, abra o seu Excel, baixe um calendário e escreva todas as ideias de postagens ao longo do ano (não se esquecendo das datas comemorativas mais importantes para seu nicho). É uma ajuda e tanto para identificar lacunas e oportunidades – quem sabe, com isso, você não fique à frente da concorrência?.
Manter o controle de menções e palavras-chave é importante. Desta forma saberá o que um cliente precisa ou se tem alguma reclamação sendo gerada por instabilidade no site ou demora na entrega de um produto, por exemplo.
Nos dias de hoje é ainda mais necessário que esse diálogo horizontalizado seja colocado em prática. Isso faz com que surja uma espécie de oxigênio medicinal, que dá tranquilidade e fôlego para todos irem até o fim na hora dos processos e procedimentos.
É importante analisar os resultados de sua estratégia e medi-las com as principais métricas. Algumas estão se saindo melhor do que outras? Como ajudar alguém a dar o próximo passo no funil de vendas apenas pelo Instagram? Todas as contas que tenho irão contribuir de alguma forma?
Se você não olhar para essas análise de desempenho, poderá gastar dinheiro acima do esperado e ficar longe das metas que fez para aquele período. Use o marketing orientado a dados para ler os resultados e entender o que funciona. Ajuste sua abordagem para obter os melhores resultados.
Se você achou que a otimização dos mecanismos de busca era algo que estava atrelado apenas aos sites e blogs, pense novamente. Hashtags e palavras-chave irão ajudá-lo neste processo de retenção dos clientes, principalmente se estiver começando o seu negócio agora.
Utilize também títulos chamativos e imagens que tenham a ver com aquilo que está expressando. Tudo parecerá óbvio, mas muitos gestores não se atentam a esses detalhes que poderão melhorar ou piorar seus lucros no final do ano.
Lembre-se: as redes sociais são nossas aliadas e, com o passar do tempo, gerir todas elas será mais fácil e intuitivo.
Gostou do conteúdo sobre como fazer um gerenciamento de redes sociais eficaz ? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…
No mundo contemporâneo, onde a tecnologia e a conectividade dominam o cenário empresarial, o marketing…