O CRM, Customer relationship management, pode ser traduzido por “Gestão de Relacionamento com o Cliente” e é uma ferramenta utilizada para definir e saber onde está o cliente ideal, além de auxiliar na relação cliente-empresa.
Através desta ferramenta, os contatos de seus clientes (telefones, e-mails, endereços) podem ser mapeados, facilitando o contato e consequentemente, aumentando suas vendas. Além disso, com a organização dessas informações, feedbacks e follow-ups são mais frequentes e de fácil acesso, fazendo com que o processo seja mais rápido e eficaz.
O gerenciamento de contatos pode ajudar, não só com os clientes, mas também com parceiros e fornecedores. Essa organização melhora o desempenho da equipe porque permite automatizar o arquivamento de informações essenciais para vendas e contatos.
Neste artigo, abordaremos o passo a passo que sua empresa precisa seguir para se destacar nos resultados de vendas. Gostou da pauta? Então fique com a gente!
Existem várias etapas que uma empresa precisa seguir para construir um bom CRM e se destacar da concorrência. Pensando nisso, separamos um passo a passo para implementar um sistema eficaz no seu negócio, veja abaixo:
Os processos executados na sua empresa precisam ser estabelecidos e mapeados afim de entender melhor como a organização empresarial do seu negócio funciona. Essa etapa funciona como um aquecedor de água, que protege uma empresa e seus colaboradores de acidentes com a rede elétrica, mapeando-a.
Entenda como seu processo funciona para que ele possa ser melhorado. Saiba quanto tempo o contato com o cliente demora para ser estabelecido e saiba, por exemplo, quanto este ponto precisa de melhorias.
Com os riscos e caminhos mapeados, é hora de entrar na empilhadeira elétrica para se proteger dos riscos e iniciar o trabalho. Redesenhe a sua estrutura traçando a estratégia mais adequada para a sua meta, seja ela contatar clientes em potencial, ou manter relação após a compra.
Nesta etapa você escolhe a plataforma mais útil para a sua empresa, que esteja dentro do que você necessita e de quanto pode investir. Esta etapa é a camada de proteção necessária para manter o seu negócio em boas condições dentro da CRM, assim como uma porta de enrolar.
Após implantar a melhor ferramenta, acompanhe suas métricas e os resultados da reformulação de processos e veja o que mudou. O tempo economizado pode ser transformado em mais produtividade e o seu investimento voltará para você em pouco tempo.
Se as métricas mostrarem pouca diferença, personalize sua ferramenta para as suas necessidades, listando-as com precisão. Assim, você saberá exatamente o que precisa e poderá resolver o que está atrapalhando o desenvolvimento da sua empresa.
No Brasil existem ferramentas para cada tipo de empresas e softwares gratuitos como o HubSpot CRM, que permite personalizar o funil de vendas e acompanhar o desenvolvimento do relacionamento do seu negócio com os seus clientes.
Outra opção são os softwares com versões gratuitas e pagas, como o Zoho CRM, que tem algumas ferramentas limitadas, podendo ser liberadas na versão gratuita. Ele facilita a relação com o cliente e mostra como ela se desenvolve.
Todas essas ferramentas podem ser encontradas na internet e, se o passo a passo for aplicado, as chances de sucesso são certeiras!
A Implantação de um CRM de vendas pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, desde aumentar a produtividade dos vendedores até a melhorar a relação com os clientes. Afinal, esse sistema vai funcionar como um hidrojateamento de alta pressão, fazendo a limpeza do seu estoque e, consequentemente, o sucesso nas vendas.
Com um CRM, você terá uma visão completa das suas vendas e dos seus clientes, o que permitirá tomar decisões mais assertivas e melhorar significativamente o seu desempenho. Além disso, um CRM de vendas também pode ajudar a automatizar algumas tarefas, o que libera tempo para que os vendedores se concentrem em outras atividades.
Outra vantagem é que um CRM de vendas permite criar uma base de dados centralizada com todas as informações sobre os clientes e as suas preferências, o que pode ser muito útil na hora de fazer campanhas de marketing direcionadas.
Dessa forma, quanto mais informações você tiver sobre o seu público, maiores serão as chances de você conseguir fechar uma venda. Vale ressaltar que isso pode ajudar a identificar oportunidades de novos negócios e aumentar a eficiência da equipe.
Por fim, implantar um CRM de vendas pode melhorar significativamente a relação com os clientes, pois permite um follow-up mais eficiente e personalizado das suas necessidades. Gostou do conteúdo? Então, não se esqueça de comentar e compartilhar essas informações nas redes sociais. Até a próxima!
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