A vida diante dos negócios pode ser muito estressante, pois contar com sua própria empresa significa que você tem mais controle sobre sua rotina, mas também traz todas as responsabilidades por falhas e erros.
Imprevistos no dia a dia podem gerar noites de insônia, e com o tempo o estresse acumulado pode provocar depressão, vícios e outros problemas graves de saúde mental.
Quando comparados com a população em geral, os empreendedores têm quase duas vezes mais chances de se sentirem deprimidos e quase três vezes mais chances de apresentarem compulsões.
E é justamente pelo peso que o empreendedorismo pode ter na saúde mental que trouxemos este artigo para que você não deixe o estresse afetar seus negócios.
Estresse causado pelo empreendedorismo
Quem vê o empreendedor de uma empresa de projeto cftv ip pode pensar que ser o dono do seu próprio negócio é simplesmente não ter um chefe para dar ordens, sendo mais tranquilo e menos estressante, mas a realidade é bem contrária.
O que ocorre, na verdade, é que, ao se tornar um empreendedor, suas responsabilidades triplicam, precisando de muita dedicação para manter o negócio no azul.
Dessa forma, o empreendedor se vê em uma constante pressão psicológica, precisando estar atento aos riscos do mercado.
Conforme uma pesquisa sobre a saúde mental das pessoas que empreendem no Brasil ante a pandemia, constatou-se que pelo menos 10 milhões de empreendedores sofrem com sintomas médios ou severos de alguma forma de prejuízo à saúde mental.
Em 2017, a RME também divulgou uma pesquisa apontando que 83,25% das mulheres empreendedoras relataram sofrer com tensão, nervosismo e preocupação em sua rotina.
Partindo dessa realidade em uma empresa de equipamento para rastreamento de veiculos, pode-se notar o quanto o empreendedorismo é estressante, abrindo possibilidades para doenças como a síndrome de burnout, ansiedade e depressão.
Os impactos do estresse para o empreendedor
Existem diversos motivos que podem deixar um empreendedor estressado, como o acúmulo de tarefas, problemas financeiros, dentre outras situações que podem surgir em um negócio.
Certamente o medo do fracasso profissional é um ponto que impulsiona os níveis de estresse do empreendedor, que precisa lidar com todas as questões administrativas para que a empresa não fracasse.
Assim, a pessoa costuma se manter em constante estado de alerta, sem priorizar o tempo de descanso para repor as energias.
E nesse processo o estresse se torna mais intenso, causando queda de produtividade, irritabilidade, cansaço, problemas de concentração e outros sintomas.
Esse é um quadro que tende a se agravar ao passo que o empreendedor percebe que não está conseguindo atingir seus objetivos no trabalho, porque gerenciar um empreendimento não é tão simples quanto procurar “controle de acesso preço” na internet e ficar sabendo.
Atenção aos sintomas de estresse
Sinais de estresse podem compreender reações físicas, mentais e emocionais, leves, moderadas ou graves. Listamos os sintomas mais comuns para que você fique de olho e, caso se identifique, busque avaliação médica para evitar maiores problemas. Confira:
- Dor no peito;
- Palpitação;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Dores abdominais;
- Enjoo;
- Pressão alta;
- Aumento no nível de colesterol e/ou açúcar no sangue;
- Alergias;
- Queda de cabelo;
- Insônia e outros problemas para dormir bem;
- Irritabilidade;
- Ansiedade;
- Angústia e aperto no peito;
- Sensação de culpa.
Os quadros clínicos que esses sintomas podem levar são os mais diversos, como já mencionamos, sendo fundamental cuidar de sua saúde mental.
Como administrar o estresse como empreendedor?
Vamos ver algumas atitudes que ajudam a prevenir os impactos negativos do estresse para empreendedores para que sua empresa de rastreamento possa ter sucesso nos negócios sem prejudicar o seu bem-estar.
Cultive hábitos saudáveis
Para se afastar do estresse crônico, é importante apostar em uma alimentação nutritiva, boas noites de sono e atividade física. Um estilo de vida saudável prepara o corpo e a mente para que se recuperem mais fácil depois de uma situação estressante.
Conheça seus pontos fortes e fracos
Ter autoconhecimento é outro ponto-chave para quem busca ter uma mente mais saudável, pois sem conhecer suas forças e fraquezas, fica difícil evitar gatilhos e fonte de estresse.
Dedique-se à leitura, cursos, meditação e outras atividades que aumentem sua conexão com sua motivação, sonho e propósitos.
Defina e valorize suas prioridades
Em uma consultoria em TI, o trabalho sempre será a prioridade para o empreendedor, mas é importante que não seja a única. É preciso se lembrar que você também tem amigos, família, saúde, hobbies e outros interesses além da vida profissional.
Adote uma postura otimista
É muito comum que sentimentos negativos acompanhem quadros de estresse e transtornos emocionais, por isso o mais inteligente é evitar a negatividade. Se uma situação pode ser avaliada de diversas perspectivas, escolha para você a mais otimista.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.