Como o conceito de marketing surgiu e o que mudou com o passar do tempo?

O conceito de marketing é uma estratégia que as empresas, sejam elas do ramo automotivo ou de regulador de tensão, implementam para satisfazer as necessidades de seus clientes, aumentar as vendas, maximizar o lucro e ficar à frente da concorrência.

O departamento de marketing projeta estratégias que construirão engajamentos e relacionamentos lucrativos com seu mercado-alvo e compradores. Mas para chegarmos ao que temos hoje, precisamos voltar no tempo!

Conceito de marketing

O conceito de marketing pode ser relacionado à invenção da prensa tipográfica, em 1450, por Gutenberg. Depois disso, os jornais impressos chegaram e iniciamos um processo completamente inovador. 

Desta forma, não demorou muito para os anúncios estarem atrelados ao dia a dia. Antes do computador, porém, o Marketing seguia o modelo que chamamos de outbound. Em outras palavras, ele tentava vender o produto antes de criar qualquer vínculo com os clientes.

Sob a concepção de marketing, o foco no cliente e o valor são os caminhos para alcançar vendas e lucros e isso é tão imprescindível quanto as luvas de alta tensão para a proteção dos eletricistas, por exemplo.

O conceito de marketing é uma filosofia de “sentir e responder”, pois o trabalho não é encontrar os clientes certos para o seu produto, mas encontrar os produtos certos para os seus clientes. 

O que mudou com o passar do tempo?

Funções e títulos

Com o advento das mídias sociais, o marketing passou por uma grande mudança dentro da indústria. O que antes era uma função facilmente definida, agora levou a subfunções maiores que compõem equipes para montar e gerenciar tipos específicos de conteúdo ou canais. 

Comparativamente, é como notarmos que anos atrás, não tínhamos uma usinagem de precisão para criar peças e moldar a matéria-prima e hoje não vivemos sem ela. Então, os criativos digitais se tornaram importantes, especialmente para quem está entrando no mercado de trabalho.

As funções de estrategistas e profissionais de marketing se expandiram para Estrategista de Mídia Social, uma função que supervisiona todos os elementos da estratégia digital de uma organização.

Mudanças na mídia tradicional e na mídia digital

No mundo em que vivemos, o marketing tradicional não morreu, mas passou a ser dominado pelo marketing digital simplesmente porque as pessoas passam mais tempo em seus dispositivos.

Ao olhar para o que estava disponível há 20 anos, o próprio marketing tradicional progrediu ao longo do tempo para acomodar todas as formas de mídia disponíveis. Imagine que seja um gestor de uma empresa de imã de ferrite. Escolhemos entre comerciais de rádio, televisão, teatro, cinemas, e jornais, mas também Instagram, blogs, sites e etc.

Temos muitos outros tipos de mídia disponíveis. No entanto, isso não significa que devemos usar todos eles para nos comunicarmos com nosso público. Em muitos casos, o marketing permaneceu o mesmo.

As melhores práticas ainda ditam que, antes de selecionar qualquer canal ou tática de comunicação, a empresa precisa avaliar quem é o público ou cliente pretendido. Em seguida, definir a mídia certa para direcionar suas estratégias com base em onde esse cliente está presente. 

Conclusão

O marketing mudou ao longo do tempo porque o acesso a públicos e mercados maiores aumentou e novas formas de ferramentas de mídia apareceram com essa tendência tecnológica. 

Sem contar que, atualmente, os clientes compreendem melhor o produto ou serviço e tem voz ativa para elogiar ou criticar o mesmo. Se tiver uma base legal de pessoas que defendem a sua marca, será um grande ponto positivo.

Conhecemos essa questão como: lealdade baseada no consumidor. O marketing continuará a evoluir e mudar à medida que surgem novas tendências e formas de acessar o público em massa.

No entanto, os modos tradicionais não devem ser entendidos como mortos. O marketing é uma indústria incrível com potencial de crescimento em todos os setores para todos os tipos de mercados. Mal podemos esperar para ver onde o conceito estará nos próximos dez anos!

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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