Com os últimos anos, o crescimento do uso das redes sociais foi expressivo. Isso porque com tantas mudanças no poder de compra das pessoas e devido a pandemia do COVID-19, os empresários precisaram reinventar a forma como tocam seus negócios, fornecendo aos seus clientes boas formas e facilidades para realizarem suas compras.
Claro que com a migração para venda on-line, algumas coisas precisaram ser revistas como a forma de fazer o marketing e publicidade das marcas de suas empresas, criando assim, novas formas de atraírem os usuários das plataformas online e fazerem sua presença digital.
Os motivos que levaram as empresas a usarem as redes sociais
Como dito, quando a pandemia do novo coronavírus chegou, as empresas que tinham seus espaços físicos para venda de seus produtos, precisaram criar novas formas de mostrar aos seus clientes os serviços que prestam, já que foram impostas regras para manter o distanciamento social das pessoas, fazendo com que elas não se contaminaram pelo vírus.
Apenas alguns estabelecimentos puderam manter suas portas abertas por um período de tempo, como farmácias e mercados, pois são considerados essenciais. Aquelas empresas que realizam por exemplo serviços de marketing para indústria, precisaram fechar as portas por um tempo, até que as coisas fossem voltando ao normal.
Mas com isso, alguns empreendedores puderam pegar essa situação para investir na sua marca, através da criação de planejamentos e estratégias para mostrar aos usuários da internet seus produtos e serviços. No início não é tão fácil, principalmente para quem vai começar do 0 e não tem nem um site disponível para busca.
Quais são as redes sociais disponíveis para fazer negócio
Quem foi impactado e perdeu seu emprego com carteira registrada, viu nessa crise uma oportunidade para dar início ao seu próprio negócio. Mas como fazer as pessoas verem o que você vende ou colocar o seus serviços à mostra? Muitas encontraram essa chance nas redes sociais. Abaixo as mais usadas e acessadas pelos usuários e empresas:
– Instagram: A mais usada para as pessoas postarem e interagirem com o público. Empresas usam ela para publicar sua marca, colocar na rede o que seu negócio oferece para os seus clientes, através de fotos, vídeos e interação com o público por meio de postagem nos stories.
– Facebook: Essa rede social é uma plataforma que se destaca por ser de fácil manuseio. Nele sua empresa pode postar qualquer tipo de conteúdo com fotos, vídeos, postagens de texto e fazer uma descrição total do que seu negócio oferece aos usuários. Ela é muito usada por ser fácil de conseguir contatos para fechamento de negócios e através da criação de grupos, pode inserir pessoas para interação e anúncios.
– Twitter: Essa rede social é ótima para garantir uma interação rápida e direta com as pessoas que usam ela, fornecendo também a possibilidade de divulgar promoções e novidades da sua empresa.
– YouTube: Essa plataforma é ótima para criar vídeos explicativos sobre os produtos que sua loja vende e demonstrar seus serviços como a criação de marketing de relacionamento. Essa é uma forma ótima de poder criar eventos on-line também, muitas empresas e empresários usam ela para interagir mais com seus clientes de uma forma leve.
É importante que antes de colocar sua marca na internet, identifique qual é a rede social que mais se encaixa em suas necessidades. Se você quiser também pode se fazer presente em todas elas, mas tem que criar uma forma de dar atenção a todas elas e estar sempre presente.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.