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Dicas de como administrar o seu site através do marketing

Em meio a um mercado de trabalho tão competitivo, é necessário que, os empresários que querem se destacar dos demais, devem realizar algumas ações de marketing no site da sua empresa para se diferenciar da concorrência. 

Portanto, levantamos 7 dicas para administrar o seu site através de estratégias de marketing. Veja abaixo como funciona. 

  1. Mantenha a identidade da sua empresa

É através da identidade de uma empresa que a companhia consegue ser original, afinal, ter uma identidade própria é um dos fatores que fazem com que os clientes continuem fiéis à empresa. 

Isso se aplica em qualquer empresa, até mesmo em uma companhia que trabalha oferecendo curso de comissário online, que através da sua plataforma de ensino a distância, ela deve mostrar que a estrutura do site é suficiente para lidar com possíveis problemas que os alunos possam enfrentar. 

Fica mais fácil pensar da seguinte forma: na maioria das vezes, deixar uma boa impressão em um segundo momento, é uma tentativa que pode falhar facilmente. 

Por isso, é necessário foco total na primeira oportunidade que uma empresa tenha de passar sua boa imagem. 

A sua empresa pode estar localizada no melhor ponto da cidade, e ter clientes que indicam o seu serviço ou produto para outras pessoas simplesmente pela qualidade. 

Entretanto, se esses mesmos clientes entrarem no site da empresa, e se depararem com uma estrutura mal trabalhada, é só questão de tempo para perder parte desses consumidores. 

No mundo dos negócios, é comum que alguns empreendedores se neguem a investir em profissionais que são especializados em técnicas de marketing, pelo simples fato da estratégia ser desenvolvida em computadores. 

Tendo isso em mente, os empreendedores que pensam dessa forma acabam investindo em pessoas que possuem apenas uma familiaridade com tecnologia para realizar ações de marketing. 

Inicialmente, o motivo que faz com que os donos de negócios optem por escolher pessoas que não são formadas em marketing para gerenciar um site, é o valor que é investido. No caso, é muito menor do que se fosse um profissional formado na área.

Dessa forma, o dono do negócio pode contratar uma assessoria contábil para saber lidar melhor com as questões financeiras. 

Tendo um controle maior dos valores que saem e entram, ele saberá que o melhor é investir em profissionais capacitados para lidar com o marketing e a estrutura do seu site. 

Com isso, é de suma importância que parte do dinheiro que é investido na estrutura da empresa seja direcionado para o lado digital da companhia. 

O investimento em profissionais qualificados na área fará com que o seu site cumpra objetivos estipulados, através de planejamentos estratégicos. 

Além disso, o marketing também fica encarregado de passar credibilidade aos clientes, afinal, a confiança por parte dos clientes é fundamental para se ter um bom negócio. 

  1. Desenvolva planejamentos

Para toda ação de marketing, é necessário que sejam desenvolvidos planejamentos para estipular objetivos e os custos que terá para realizar as ações. 

Na maioria das vezes, as pessoas que já possuem seu negócio junto com o site da empresa, não obtêm os resultados desejados com o lado digital da companhia.

Para que isso ocorra, é preciso que seja feito uma revisão no plano inicial e uma checklist com o que foi alcançado e o que ainda não foi. 

Com base nos objetivos que foram alcançados, e com os que ainda não foram conquistados, ficará ainda mais fácil planejar os próximos passos para deixar o site ainda mais atraente. 

Por outro lado, se a sua empresa ainda possui um site, chegou o momento de criar um. Para isso, é preciso fazer um planejamento objetivo, listando todas as funções que o site apresentará para os usuários. 

Além de desenvolver as funções do site, é preciso investir um bom tempo nas informações que dizem a respeito da empresa, de seus produtos e serviços. 

Ou seja, se for o caso de uma empresa que administra condomínio, é preciso especificar todas as atividades que são prestadas.

Nessa parte, devemos reforçar novamente a necessidade da contratação de um profissional que seja capaz de desenvolver o site com a melhor estrutura possível. 

Basicamente, o empresário necessita do auxílio de um analista de marketing, e um desenvolvedor de sites, para que a criação do site atinja as pessoas certas. 

Logo, o responsável pode criar ferramentas para controlar o acesso das pessoas, como uma terceirização de portaria que controlam a entrada e saída de pessoas. 

Para que o site seja atraente, é preciso que alguns pontos sejam seguidos. São eles:

  • Cuidado ao escolher as cores;
  • Segurança dos usuários;
  • Carregamento rápida das páginas;
  • Informações objetivas;
  • Design simplificado;
  • Conteúdos estratégicos.

Todos os pontos citados acima devem ser seguidos à risca, para que o público-alvo se sinta atraído pelo o que o site propõe. É como se fosse uma sinalização de trânsito horizontal e vertical, que serve para dar a melhor e mais segura direção. 

  1. Crie o briefing do seu site

O briefing é, basicamente, um documento que é desenvolvido no momento em que é almejado algum tipo de criação. 

Esse documento contém informações importantes para que a criação de algo seja feito da melhor forma possível. É como se fosse uma firmas de topografia, que também levanta características para desenvolver estudos. 

Geralmente usado na criação de alguma peça, o briefing também tem um papel diário em ações ou campanhas publicitárias. No caso da criação de um site, o briefing pode ter algumas perguntas que devem ser respondidas no desenvolvimento. 

Dessa forma, é preciso que no momento de criação do briefing o responsável pelo site tenha em mãos algumas informações necessárias para que a parte digital da empresa tenha sucesso. 

As informações referentes a criação deve conter as seguintes perguntas:

  • Qual a mensagem a ser passada pelo site?
  • Quais os pontos fortes e fracos do negócio?
  • É preciso dados dos visitantes?
  • O que o site irá oferecer aos clientes?
  • O que um visitante consegue fazer no site?
  • Quais as cores do site?
  • O que você acha dos sites da concorrência?

No desenvolvimento do site, por mais que o profissional não solicite essas informações na criação do briefing, trate de assegurar que elas estejam nas mãos do web designer, afinal, ele não é um especialista da área que o site trabalha. 

  1. Desenvolva um site que faça, efetivamente, vendas

É importante que o profissional que for desenvolver o site saiba quais são os produtos ou serviços que serão comercializados. O responsável pelo site também precisa ter acesso a descrição de cada produto. 

Nessa parte, é comum que as partes responsáveis pela criação do site fiquem em dúvida em mostrar ou não os preços. A dúvida provém pela possibilidade do usuário criar uma curiosidade pelo preço, no caso de não vê-la exposta no site. 

Porém, em alguns casos, as chances dos usuários criarem um desinteresse na proposta do site pelo fato de não conseguir ver o preço são enormes. 

Depende totalmente dos responsáveis pelo site a escolha de expor ou não expor os valores, e para chegar nessa conclusão, é preciso entender qual é o perfil do público-alvo. 

  1. Pratique o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas nas plataformas digitais. Além de ser uma forma de administrar o seu site, é também uma alternativa para que o mesmo esteja entre as primeiras opções de escolha nos navegadores. 

Basicamente, o marketing de conteúdo é promover um fluxo de conteúdos estratégicos que servem para educar, interagir e potencializar as vendas do site. Uma boa dica no momento de começar a praticar esse tipo de marketing, é apostar em elementos visuais. 

  1. Tenha um atendimento 24 horas

Parece meio óbvio, mas oferecer um suporte em tempo integral para os clientes do seu site é um fator básico para construir uma relação de fidelidade. Muitas empresas sabem da importância de ter um atendimento 24 horas, mas nem todas possuem.  

Diante disso, possuir um suporte integral para os clientes é uma iniciativa que deve ser tomada no início de qualquer empresa. 

Os serviços de abertura de empresa podem facilitar na parte de resolver questões legais, para que o responsável tenha tempo suficiente para resolver a estrutura do site. 

  1. Acompanhe o seu site

Por fim, mas não menos importante, é preciso que você tenha um acompanhamento diário de como está sendo a evolução do seu site. 

O Google Analytics é uma ótima ferramenta de acompanhamento, mesmo que suas informações apresentadas sejam básicas. 

Porém, é tão importante quanto um sistema para controle de estoque, que oferece de forma simplificada todas as informações necessárias sobre o setor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Guia do Investimento: onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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