Mensurar resultados é o que permite que as empresas possam avaliar se suas ações estão surtindo o efeito esperado ou se é necessário ajustar a rota. Exatamente por isso que quando o tema é marketing, especialmente o digital, há uma enxurrada de siglas e nomenclaturas.
Cada uma dessas siglas representa métricas importantes e que podem indicar se suas estratégias para vender mais unidades de luminária de emergência estão sendo produtivas ou não, por exemplo.
Uma dessas tantas siglas é CRO vinda de Conversion Rate Optimization em inglês, que pode ser traduzido como Otimização de Conversão e trata-se de uma técnica que busca melhorar o desempenho de um site facilitando que o usuário navegando por ele conclua uma ação, como fornecer um e-mail ou então efetue uma compra.
Ao criar um site, ele geralmente tem um propósito específico para cumprir, pode ser conquistar leads através do fornecimento de um e-book sobre sinalização de segurança em troca do e-mail das pessoas, vender ou então convidar o usuário a assinar sua newsletter, são alguns exemplos.
O CRO basicamente consiste em encontrar estratégias para melhorar a taxa de conversão desse site, ou seja, garantir que o maior percentual possível de visitas de fato faça a ação que é desejada dele.
Ao compreender o que é CRO você pode estar se perguntando quais os benefícios práticos que sua empresa teria com sua utilização e por isso preparamos uma lista com alguns deles. Confira a seguir!
MELHORIA NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Não é possível melhorar a taxa de conversão de uma página sem que haja uma melhora na experiência do usuário, afinal se você deseja que ele compre tinta térmica no seu e-commerce é preciso garantir que ele consiga fazer isso facilmente.
Com o CRO você compreende melhor a jornada de compra do cliente e pode assim mudar o design e a disposição dos elementos no seu site de forma a facilitar o caminho percorrido até a compra.
MELHORIA NO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO
Visto que o objetivo do CRO é garantir que mais pessoas executem a ação para a qual o mesmo foi desenvolvido, o retorno obtido sobre cada real investido nele torna-se mais alto.
PERMITE ESCALA
Ao ter um site otimizado que está cumprindo bem a função para a qual foi desenvolvido é possível focar em obter escala. Sabe-se que há milhares de pessoas online pesquisando por soluções todos os dias e com seu site otimizado você tem maiores chances de se diferenciar da concorrência conquistando cada vez mais clientes.
É claro que para isso é preciso investir na experiência do usuário do início ao fim e garantir bom atendimento, conteúdos de valor e produtos ou serviços de qualidade.
REDUZIR OPORTUNIDADES PERDIDAS
Cada pessoa que visita seu site representa uma importante oportunidade de negócio. É preciso reconhecer que ao mesmo tempo que na internet há muitas pessoas querendo comprar, há muitas empresas querendo vender.
Por isso, quando alguém entra no site de sua empresa ela precisa encontrar motivos para ficar, afinal é realmente muito simples e rápido procurar por outros fornecedores, o CRO visa evitar que essas oportunidades de negócio sejam perdidas.
Focar em aumentar conversões é um importante objetivo que toda empresa deveria perseguir, contar com um site e uma estratégia que gera muito tráfego e poucas vendas é insustentável e por isso que o CRO é tão relevante para as empresas.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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