Marketing Digital

Entenda o que é Business Intelligence

O mercado mudou e toda grande empresa precisa começar a fazer uma análise interna para alavancar seus resultados. Quando procuramos isso, investimos em qualidade, trocamos conectores elétricos, investimos nos sites, entre outras ações.

Neste texto, veremos o que é Business Intelligence e para que serve esse conceito.

O que é Business intelligence

O conceito de Business Intelligence (Inteligência dos Negócios) consiste na captação de dados, transformando-os em informações para serem utilizadas como base na tomada de decisões de uma empresa.

Com o crescimento do mercado digital, milhares de marcas geraram um número quase infinito de dados. Alguns segmentos os utilizam para ampliar sua forma de negociação.

Por exemplo, um empreendedor que negocia uma placa de energia solar, analisa os números para criar novas estratégias inteligentes para seu nicho.

Ainda assim, mesmo realizando a coleta de dados, especialistas do ramo indicam que 95% dos dados coletados nunca são usados corretamente. Esses números são mais alarmantes com os dados da IoT (Internet of Things) onde menos de 50% são usados como base para tomada de decisões.

Esse tipo de captação realizado pelo Businees Intelligence tende a fazer uma análise mais concreta. As informações se tornam reais e mais úteis, servindo como base para que sua empresa siga o caminho mais pleno.

É importante dizer também que o BI não irá lhe dar respostas como “sim, invista nisso” ou “não, essa manobra é arriscada”.

O propósito principal é que possa se basear nas informações geradas pelo processo, utilizando como ponto de partida para os diferentes aspectos dos setores.

Onde surgiu o Business Intelligence

O processo que coloca luminárias de emergência no caminho dos empresários, nasceu em 1958, no artigo escrito por Hans Peter Luhn.

A ideia descrita, ressalta um sistema de inteligência que usaria (pois ainda não havia como) máquinas para que pudesse criar perfis de interesse, sendo utilizados em diversos setores da empresa.

Benefícios e funcionamento do Business Intelligence

Agora que já conhece o conceito, está na hora de entender como funciona. Para que isso seja possível, é preciso entender os conjuntos de processos que tem como foco encontrar a informação certa e entregar a quem possa trabalhar com ela.

Os passos para que esse conceito funcione são:

  • Coleta de dados da sua empresa

O passo inicial para o bom funcionamento é coletar os dados. Se sua empresa utiliza um software de CRM, por exemplo, pode ser uma importante fonte para sua coleta.

  • Organização dos dados coletados

Agora é preciso organizá-los e fazer uma prévia análise do que já contém. Essa etapa ajuda a filtrar o que não é importante, separando apenas aspectos que serão realmente interessantes para seu negócio.

  • Mensurar resultados

Uma vez que tenham os dados coletados e separados, os responsáveis por essas informações colocam em prática as estratégias que podem elaborar.

É importante, porém, que seja feita uma mensuração com essas táticas criadas. Os benefícios de se estudar o mercado são inúmeros. Porém, entenda que se sua empresa não fizer isso, estará atrasando e denegrindo a sua imagem.

Afinal, que cliente irá procurar uma empresa que não está adaptada aos costumes deles, correto?

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.


Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Vanessa Andrade

Published by
Vanessa Andrade

Recent Posts

A Importância da Personalização e Segurança em Eventos

Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…

1 dia ago

Por Que os Uniformes NR10 São Essenciais no Setor Elétrico?

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…

1 dia ago

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

2 dias ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

2 dias ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

2 dias ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

2 dias ago