Existem diversas formas de medir a relevância de uma empresa. O market share é uma das mais importantes delas, pois pode avaliar o desempenho da organização sob diversas óticas.
Para uma empresa envasadora de líquidos, identificar o tamanho do seu público, com relação a todos os consumidores do seu serviço, pode ser importante para se ter uma ideia clara de quanto a companhia retém do total do segmento.
Assim, é possível determinar quais são as corporações mais influentes que movimentam mais o mercado e que afetam diretamente o consumidor e outras empresas.
Desse modo, entenda melhor o que é market share, como calcular o da sua empresa e como melhorar esse número.
O market share é uma medida da participação de mercado de uma empresa em relação ao tamanho total dele para um determinado produto ou serviço.
Por exemplo, se uma empresa tem uma receita de 100 milhões de dólares em um mercado de 1 bilhão de dólares, sua participação seria de 10%. Isso significa que a companhia detém 10% da receita total nesse setor.
O market share é frequentemente usado como uma medida da competitividade de uma empresa no mercado.
Assim, se uma empresa de balança etiquetadora tem um market share elevado, isso pode indicar que ela é uma líder de mercado e tem mais poder de negociação.
Além disso, o market share pode ser usado para monitorar a evolução da participação de mercado de uma empresa ao longo do tempo, permitindo à ela identificar oportunidades de crescimento ou avaliar o sucesso de sua estratégia.
Em geral, o market share indica quais empresas têm mais influência no mercado, podendo afetar todo o setor com as decisões tomadas internamente. Seu posicionamento também determina uma “régua” que estabelece padrões para todos os concorrentes.
Além de ser um indicador da posição competitiva de uma empresa no mercado, o market share também pode ser uma ferramenta útil para as organizações em outras áreas.
Ajudar a alocar recursos de forma eficiente é uma das funções do market share, permitindo que a empresa concentre-se nas áreas onde ela tem uma participação de mercado forte e busque melhorar sua posição em nichos em que sua presença é fraca
Identificar oportunidades de negócios é outra função importante. O market share pode indicar o potencial de crescimento para uma empresa de empilhadeiras elétricas em um determinado mercado.
Caso uma empresa tenha um market share baixo em comparação com seus concorrentes, ela pode identificar oportunidades de crescimento ao expandir sua oferta de produtos ou serviços.
Da mesma forma, grandes corporações frequentemente buscam incorporar ao seu grupo pequenos negócios que têm baixa participação de mercado, mas muito potencial.
Para as estratégias de marketing, o market share pode funcionar como uma métrica de desempenho. Se uma empresa está tendo sucesso em aumentar sua participação de mercado, isso pode indicar que o seu plano está funcionando.
De modo geral, a métrica pode ser resumida como a porcentagem da receita ou volume de vendas de uma empresa comparada com o valor final do mercado para esse produto ou serviço.
Para calcular o market share de uma empresa de higienização de estofados, é preciso ter em mente que esse número pode ser atingido de várias formas, dependendo do mercado e do produto em questão.
O market share pode ser calculado com base na receita, no volume de vendas, no número de clientes ou em outros indicadores relevantes.
Além disso, o mercado para o qual o market share é calculado pode ser definido de várias maneiras, incluindo o global, o nacional, o regional ou outros segmentos específicos.
Existem várias medidas que uma organização pode tomar para melhorar sua competitividade no mercado.
Desde a melhoria de processos internos até a forma de se comunicar com o público. Tudo influencia os resultados que uma empresa obtém e, consequentemente, sua participação de mercado referente ao nicho em que atua.
Aumentar o market share significa dar à empresa mais poder de escolha dentro do segmento. Veja algumas formas de aumentar esse número a seguir.
Aumentar o número de produtos ou serviços que sua empresa oferece pode ajudar a crescer sua participação de mercado, especialmente se esses novos produtos atenderem as demandas explícitas ou, principalmente, implícitas do público.
Ao responder aos pedidos dos consumidores, a empresa não só cria um fluxo novo de vendas, como também reforça significativamente o relacionamento com os clientes. Quando se trata de demandas implícitas, o impacto emocional pode ser ainda maior.
O público desenvolve uma espécie de sentimento de gratidão e reciprocidade com a empresa que o “entendeu” sem que ele precisasse pedir abertamente por algo que, muitas vezes, o próprio cliente não sabia com clareza que precisava.
Em outra leitura, quando uma companhia aumenta a quantidade de produtos ofertados, ela pode ter um controle maior do mercado e até mesmo criar um pequeno monopólio sobre os consumidores.
Ao oferecer todos os equipamentos necessários para a fabricação de piso de borracha para academia, por exemplo, a empresa atende às demandas do cliente e evita que ele busque outras organizações para fornecer seus materiais.
Oferecer produtos ou serviços de alta qualidade é uma maneira eficaz de atrair e reter clientes, aumentando assim seu market share.
Produtos de baixa qualidade ou que prometem mais do que realmente cumprem são menos poderosos do que itens ou serviços realmente bons.
Ao passo que é preciso produzir consistentemente serviços e itens bons para convencer o público que vale a pena consumi-los, basta um produto ruim para diminuir a reputação da empresa.
Para organizações que já são reconhecidas por oferecerem qualidade, atender um público “premium” pode ser uma boa estratégia para melhorar seu desempenho e aumentar sua posição de competição no mercado.
Caso sua empresa possa oferecer preços mais baixos que seus concorrentes, sem sacrificar a qualidade de seus produtos ou serviços, essa medida também pode ajudar a melhorar seu market share.
Rever processos internos, eliminar custos desnecessários e implementar automatização, com a adoção de ferramentas como um sistema de emissão de boletos, por exemplo, são formas de diminuir os gastos da empresa e baratear os produtos.
Assim, o seu negócio pode atingir mais clientes e se tornar mais influente, além de aumentar a lucratividade e ganhar mais poder de decisão com relação aos fornecedores e outros parceiros.
Expanda sua presença de mercado através de novos canais de distribuição, como lojas online ou expandindo geograficamente, alcançando novos mercados.
Levar a marca até o cliente é uma das formas de diminuir barreiras e eliminar justificativas para não consumir os seus produtos.
Além disso, o posicionamento digital é um recurso fundamental para todas as empresas hoje em dia. Através dele, é possível conscientizar o público, criar relacionamento com o cliente, consolidar a marca, transmitir segurança, comunicar valores da organização, etc.
Quanto mais engajada a comunidade for com a sua empresa, mais relevante ela se torna para o setor e, consequentemente, seu market share também sobe.
Em tempos de informação e tecnologia, manter-se atualizada é questão de vida ou morte para a maioria das empresas. Inovar em termos de produtos, processos ou estratégias de marketing pode ajudar a diferenciar sua companhia dos seus concorrentes.
Empresas do segmento de serviço de informática sentem na pele a necessidade de apostar em inovações e tecnologia, mas essa é uma medida importante para todos os negócios.
Através dela, é possível otimizar processos, reduzir custos e tempo, minimizar os erros dentro da empresa e aumentar a satisfação e lealdade dos consumidores.
Investir em tecnologia é crucial para alcançar o market share ideal por várias razões. Uma empresa de calibração de equipamentos, por exemplo, que não possui recursos atualizados perde força de trabalho, uma vez que o serviço dos concorrentes passa a ser melhor executado. Além disso, há outros motivos importantes, como:
A tecnologia pode ajudar a melhorar a eficiência da empresa, aumentando a velocidade e a qualidade da produção, o que pode ajudar a mantê-la competitiva e atrair mais clientes.
Pode também ajudar a diferenciar sua empresa de seus concorrentes e criar uma vantagem competitiva que possa ajudar a atrair mais clientes e mantê-los, através de uma experiência personalizada e com mais abertura para diálogos com a marca.
A experiência do cliente pode ser melhorada em todos os pontos de contato, incluindo sites, aplicativos e interações com a equipe de atendimento ao cliente, o que pode ajudar a aumentar a satisfação do consumidor e a sua fidelidade.
Softwares e outras ferramentas usadas para coletar e analisar dados sobre clientes, mercado e tendências podem ajudar a identificar oportunidades para aumentar a participação de mercado, além de fornecer uma visão completa do que a empresa gera.
Entender qual é o market share da sua companhia é importantíssimo para direcionar as decisões da empresa rumo ao crescimento e estabilidade. Conhecer o mercado permite se posicionar de forma mais assertiva e garantir poder e independência nos negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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