Se você é um gestor experiente, sabe que os números mostrarão se suas estratégias estão ou não fazendo diferença para sua marca, seja ela do ramo automobilístico ou de Chapa de ACM.
Por vezes, estudar tudo isso sozinho pode parecer complexo. Mas as métricas o deixarão mais focados e serão aliadas importantes ao longo deste processo. Mas antes de verificarmos quais delas devem ser estudadas, venha conferir conosco números impressionantes do Instagram.
Para compreender a importância desta rede social, é válido instalar uma espécie de Impressora fiscal e ter esses números perto de sua mesa em seu escritório. Então, confira agora o seguinte:
Métricas referentes à curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos são as interações que determinam esse engajamento. Observar esses números (que para muitos não significa nada) lhe dará uma ideia sobre o conteúdo de que seus seguidores gostam e como será possível melhorar essa produção para que fique à frente de seus concorrentes.
Quando bem feito, servirá como um Eletroimã, que atrai os clientes de sua marca. Os comentários são outra das interações que precisamos ficar de olho durante as fases iniciais de crescimento de sua conta no Instagram.
É uma das melhores maneiras de construir um relacionamento com seus seguidores e aumentar a taxa de engajamento em sua conta. Quer outras métricas? Confira abaixo:
Depois de calcular sua taxa, verifique também o desempenho de sua conta e quais tipos de conteúdo ajudarão você a obter melhores resultados. Ou seja, se tem uma empresa de Disco diamantado, não adianta inserir modelos de 3 anos atrás, pois isso será um esforço totalmente em vão.
A taxa de engajamento é uma métrica importante no marketing de influenciadores, tudo porque ajuda a avaliar qual conta pode atingir o grande público (ou pelo menos o público-alvo) e ajudá-lo a prever a porcentagem que chegará ao seu conteúdo patrocinado.
Não é segredo que as hashtags dominam o Instagram há tempos. Postagens com pelo menos uma hashtag ganham cerca de 12,6% a mais de visualizações, curtidas e comentários do que aquelas que não as utilizam.
Resumidamente, são semelhantes às palavras-chave para a otimização de mecanismos de pesquisa e devem ser inseridas aos poucos (de 5 a 10 em cada post, no máximo). Por que não fazer uma lista com todas as hashtags que geram engajamento? Isso trará relevância acima do esperado.
Depois disso, comece a postar conteúdo com elas e suas postagens chegarão a mais pessoas. Ao longo do tempo, o gráfico referente à taxa de impressão e engajamento (que aparece quando se tem o Instagram Business), subirá.
Incentive seus leitores a interagir com você, utilizando uma hashtag própria. Quer acompanhar os resultados da mesma? É só procurar essa palavra e ver quantas postagens aparecem. Republique-a de tempos em tempos em sua conta para mostrar ao público que ela continua ativa.
Não seja como alguns gestores, que dão de ombros para essa ferramenta. Faça reuniões com o setor responsável pelo marketing, bem como com seus sócios e colaboradores, pois todos podem ter ideias que tirarão sua marca do zero e a colocarão no topo.
Gostou do conteúdo sobre como usar as métricas ao seu favor? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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