Link building avançado: saiba como melhorar sua autoridade de domínio

O link building avançado é um dos pilares da sua estratégia de SEO. Para mostrar ao Google que você é uma autoridade em seu campo, você deve construir uma rede de links em torno de sua página.

O buscador acredita muito no que os links têm a dizer, e é por meio deles que o rastreador acha novos conteúdos para anexá-los e ver como as laudas estão vinculadas.

E é com essas relações que ele mostra a relevância das páginas da web. Isso é necessário para aparecer mais alto nos resultados de busca e fazer com que a sua página na web tenha cada vez mais acessos e visualizações.

Consequentemente, não basta criar um site responsivo, melhorar a velocidade da página e criar conteúdo relevante, é hora de entrar no link building e construir uma poderosa rede de links para o seu site.

Afinal de contas, hoje, para que uma empresa de tecnologia ou até mesmo uma empresa de empilhadeiras usadas se destaque em meio a tanta concorrência, é necessário utilizar essas estratégias e saber muito bem os passos necessários para uma evolução e sucesso constante.

Por isso, mais do que nunca o link building avançado é a estratégia certa para as empresas que visam se destacar, crescer e se desenvolver em meio a esse universo repleto de oportunidades.

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre o link building, fazendo com que você entenda sua significação, principais vantagens, técnicas mais avançadas de link building e como essas estratégias podem ser cruciais para aumentar a autoridade do domínio do seu site. Confira!

O que é o link building?

O link building é um conjunto de estratégias de SEO que visa criar uma rede de links para sua página para gerar tráfego e fortalecer sua autoridade nos mecanismos de busca.

Esses links podem ser externos ou internos, mas quando você fala sobre link building, você sempre pensa em links externos, que é um link de outro site, também chamado de backlink ou link de entrada.

Esses links têm a função de mostrar ao Google a popularidade e autoridade do site no mercado. O buscador investiga os links que levam ao site para ver se ele é suficientemente citado e se possui boas menções.

Ou seja, quanto mais links seu site de lavagem de carpete, por exemplo, obtiver de sites confiáveis, populares e de referência, mais relevante você se tornará em seu campo de especialização.

Nessa análise, a inteligência do algoritmo também verifica o texto âncora, o conteúdo ao redor do link, a posição na página entre outros fatores que discutiremos adiante, e tudo isso afeta a indexação e categorização das páginas vinculadas.

No entanto, o link building também inclui links internos, ou seja, links contidos em suas próprias laudas, que podem ir direto para ou do site.

O Google também avalia esses links para entender a qualidade e a relevância de uma página e, portanto, se ela merece uma classificação mais alta nos resultados de busca.

Mas como qualquer outra coisa em SEO, você precisa pensar nos usuários antes de pensar nos robôs, portanto os links são principalmente uma forma de melhorar a experiência do usuário, fazendo-o navegar para outras páginas e aprender mais sobre outros conteúdos.

Sendo assim, de nada adianta aplicar o link building de uma forma impecável se os conteúdos e a experiência do usuário não são algo trabalhado, pois esses fatores andam juntos para o sucesso e destaque de um site.

Por isso, em vez de forçar para realizar a criação backlinks, insira links somente quando fizerem sentido para o usuário, é assim que você consegue tráfego e autoridade com essa estratégia.

Vantagens do link building

Como está sendo visto, em um mercado onde se tem empresas e sites produzindo conteúdos de qualidade e seguindo boas técnicas, o link building é justamente o diferencial necessário para garantir que o seu site se destaque e tenha relevância.

Além do mais, a criação de links é importante, pois beneficia direta e indiretamente a classificação do seu site nas SERPs.

A curto prazo, obter bons backlinks de sites de qualidade pode aumentar rapidamente seus rankings de SERP, fazendo com que seu site de embalagem para marmita, por exemplo, alcance resultados incríveis.

Logo, para que fique ainda mais clara a importância dessa estratégia, confira as vantagens do link building e entenda o quão relevante essa estratégia é para o destaque e sucesso do seu site diante do universo digital.

  • Aumento do tráfego;
  • Conversão;
  • Notoriedade;
  • Autoridade;
  • Custo-benefício.

Por isso, ao destacar as vantagens que o link building estabelece para os sites, fica claro que esta prática é muitas vezes o que falta para que os sites se destaquem e tenham lugares mais relevantes diante dos mecanismos de busca.

Sendo assim, estar por dentro de algumas técnicas avançadas de link building é um passo necessário e que tende a garantir com que o seu site de motor para portão basculante se desenvolva e se destaque mesmo em um meio repleto de competição.

Técnicas avançadas de link building

Lembre-se de todos esses fatores de classificação de links do Google se quiser colocar suas aptidões de criação de links em ação. Ao monitorá-los, você poderá edificar uma forte rede de links para suas páginas, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Logo, para que você conheça ainda mais sobre essa importante estratégia, confira as técnicas avançadas de link building e saiba exatamente o que fazer para garantir que seu site se destaque e tenha relevância.

1 – Criar ativos de marketing digital

O marketing de conteúdo é um dos pilares do link building. Antes mesmo de pensar em conseguir links, você precisa ter certeza de que os usuários gostarão do que encontrão em seu site.

Dessa forma, você tende a obter resultados dos visitantes que recebe, além de compartilhar o conteúdo e assim gerar mais links para seu site.

Para aumentar as chances de compartilhamento em seu site de cartucho de tinta para impressora, invista na criação de ferramentas de marketing digital, ou seja, ferramentas conectáveis. Estamos falando de criar conteúdos com alto potencial de divulgação.

Eles são muito bons e relevantes para o público pois se promovem “por conta própria”, sem nenhum esforço de criação de links. Alguns exemplos bem comuns desses conteúdos são:

  • Infográficos;
  • Conteúdo interativo, como questionários e calculadoras;
  • Postagens com listas;
  • Guia completo.

Estes são apenas alguns exemplos de ativos linkáveis ​​que você pode produzir. Alguns se destacam porque são fáceis de entender (como conteúdo visual) ou porque são envolventes (como conteúdo interativo) e porque proveem dados novos e originais (como pesquisas).

Seja qual for o formato, não se esqueça-se do essencial: a qualidade do conteúdo, pois é justamente a qualidade que tende a garantir o destaque e muito mais proporção para os conteúdos e ações do seu site.

2 – Busca parceiro para backlinks

Adquirir backlinks faz parte do SEO fora da página e não depende apenas de você: terceiros decidem se devem ou não criar links para o seu site.

Mas essa decisão fica mais fácil quando você tem um bom relacionamento com outros sites, que ficam mais dispostos a fazer esses links.

Uma das principais perguntas para quem está iniciando uma estratégia de link building é: Como você encontra o melhor parceiro de construção de backlinks?

Os melhores parceiros são aqueles sites que têm a confiança do Google, que são autoridades no mercado, que produzem bons conteúdos e estão relacionados à sua área de atuação. Geralmente esses sites já estão bem posicionados para as principais palavras-chave.

Ou seja, além de produzir conteúdos por meio de uma automação de processos visando a qualidade e experiência do usuário, também é essencial ter bons parceiros e buscar através disso um lugar de destaque e relevância no universo digital.

3 – Fazer guest posting e co-marketing

Depois de ter encontrado e entrado em contato com os melhores parceiros, você pode sugerir ações para construir backlinks.

Os técnicos de criação de links mais comuns colocados com parceiros são guest posting e co-marketing.

O guest posting é a criação de conteúdo em um blog como convidado. Você cria uma postagem relevante para o site do seu parceiro e, em troca, ele permite que você escreva um ou mais links para o site dele.

Ou seja, essa ação, ao imaginar seu site que trabalha com envelope de segurança personalizado, o parceiro transfere parte de sua autoridade para você e seu site atrai ainda mais visitantes.

Outra estratégia é o co-marketing, que significa ingressar em empresas para criar várias mídias em parceria, como e-books ou ferramentas para promover seus produtos e links para seus sites.

Essa regra também se aplica aqui: crie conteúdo realmente relevante para o seu público.

4 – Investir em assessoria de imprensa

Os links para portais de notícias e sites de imprensa são preciosos, pois esses sites geralmente são reconhecidos pelo Google e possuem grandes poderes na web.

Além disso, esses sites também possuem uma grande variedade de leitores frequentes, o que gera uma grande divulgação espontânea para qualquer assunto que ali apareça.

Uma estratégia que pode te ajudar com isso é o assessor de imprensa, pois ele faz o trabalho de comunicação para divulgar informações e fatos importantes sobre seus clientes que sejam notícia, uma reportagem ou uma entrevista.

Por isso, assim como o alvará de bombeiro para a profissão é importante, para se destacar e ter relevância na web essas ações e links também são extremamente cruciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE