O que é

O live shopping, ou live commerce, é uma inovação que surgiu na China há alguns anos, gerando surpreendentes resultados para as empresas que optaram em investir nesta técnica, independente do mercado atuado, de máquinas de solda elétrica a peças automotivas.

Os hábitos de compras online nunca esteve tão em alta, comprar pela internet já se tornou um estilo de vida, e isso só tem crescido cada vez mais. O comodismo e praticidade de comprar e receber sem sair de casa tem movimentado a economia de forma exponencial, surpreendendo diversos segmentos do mercado. 

O Live shopping é uma transmissão online e ao vivo, que tem como objetivo vender seus produtos e/ou serviços durante a exibição do vídeo. No Instagram, houve um aumento relevante durante a alta da pandemia do Coronavírus, o que permitiu um alcance considerável sem a necessidade de interações físicas. 

Através do live shopping é possível que seu cliente tenha acesso a uma vitrine virtual de seus produtos sem limitação de tempo e espaço, pode tirar dúvidas, possibilitando a interação com o cliente de forma mais descontraída e humana.

Vídeos têm a melhor taxa de entrega do Instagram, isso já é de conhecimento básico, assim, é necessário investir e explorar técnicas e ferramentas que o próprio canal digital oferece. Hoje, a troca de informações mais pessoais, menos formais e com maior liberdade de contato sem limitações físicas contribui para o crescimento do formato. 

O live shopping permite transformar sua loja virtual em uma vitrine interativa e de ampla interação com seus clientes, fazendo com que a credibilidade seja ampliada, e com isso, cria-se um relacionamento mais estreito e direto com potenciais clientes.

Estratégias

Acima aprendemos um pouco mais sobre o live shopping, nova forma de explorar recursos do Instagram a favor de seus negócios, mas existem algumas estratégias que ajudam a impulsionar e a alcançar os resultados e conversão em vendas.

Uma dessas técnicas é a apresentação de lançamentos. Fazer transmissões ao vivo para anunciar um novo produto ou serviço fornecido pela sua marca é um grande atrativo de audiência que pode trazer engajamentos surpreendentes.

Tutoriais são grandes estímulos para que o público acompanhe o conteúdo. Ensinar o público sobre como usar lacre de segurança em seu negócio, benefícios e vantagens pode ser um enorme incentivo para que seu público-alvo se interesse pelo seu conteúdo.

Incentivar os seguidores também ajuda a garantir interações e a elevar o número de seguidores e espectadores da live. Por exemplo, recompense os seguidores que mais estão presentes em seus conteúdos. Ofereça cupons de descontos, brindes, sorteios, brincadeiras ao vivo, etc. Invista em recompensar seus seguidores .

É importante focar no uso de call to action, CTA, frases de convite a interações e ações que resultam em compras e mais engajamentos. Por exemplo, uma empresa de manutenção predial pode abusar de frases como: Clique no link e contrate nossos serviços agora!

É interessante compartilhar os dados de venda com aqueles que assistem a transmissão ao vivo, por exemplo, anunciar quando o estoque estiver se limitando, ao mesmo tempo informando sobre entrega, prazo de confecção, demandas, etc.

Por fim, concluímos que o live shopping é um formato inovador e, certamente, se tornará tendência nos próximos anos, pois permite venda e interação de forma despojada, mais humana e com maior credibilidade.