Com o passar dos anos, muitas coisas vão se modificando e até mesmo evoluindo, novos produtos são desenvolvidos e novos serviços acabam ganhando destaque. Até mesmo áreas menos populares, tal qual uma empresa que atue como uma distribuidora de peças para panela de pressão, pode ganhar espaço no mercado.
Em meio a tantas mudanças, um dos fatores que mais foi modificado é justamente a experiência do consumidor. Grande parte das pessoas começou a enxergar a jornada de compra por um ângulo diferente do habitual, ao invés de se contentar apenas com o produto, os clientes estão cada vez mais exigentes e muitas vezes a qualidade e experiência de compra podem valer mais do que o próprio valor do produto.
Ao entrar em uma loja ou acessar um site, o consumidor atual espera ter uma experiência premium e diferenciada, ser bem recebido, contar com um bom atendimento e ter tudo ao seu redor de maneira otimizada, nada de algo rápido ou sem graça, o usuário quer ficar satisfeito com tudo aquilo que está passando, e é exatamente nesse ponto que entra o chamado marketing de experiência.
Esse é um conceito que tem ganhado força no mercado justamente pelo jeito que ele lida com as emoções dos consumidores, você já ouviu falar sobre ele? Ainda não? Então no texto de hoje iremos mostrar para você o que é o marketing de experiência e iremos apresentar um pouco mais sobre seu impacto na atualidade. Bora conferir? Vamos lá!
O que é o marketing de experiência?
O marketing de experiência, também conhecido por algumas pessoas como marketing sensorial, é uma estratégia que consiste em utilizar as emoções dos clientes para engajá-los, conquistá-los e fidelizá-los, promovendo uma experiência positiva durante toda a jornada de compra e melhoria do relacionamento da sua marca com o seu público.
Esse é um conceito que entende que durante toda a jornada de compra. Existem diferentes estímulos emocionais que vão guiando o consumidor, então ela usa exatamente esse fator para criar um ambiente favorável e extremamente positivo, focando especialmente na experiência do cliente e nos seus sentimentos durante a sua compra.
Isso faz com que todo o envolvimento durante esse processo seja importante, desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda, e cada uma dessas etapas merece um certo destaque e cuidado, colocando sempre as emoções do usuário e a experiência otimizada em primeiro lugar.
Dessa forma é possível fazer um planejamento completo, assim como uma indústria faz na hora de pensar na sua caldeiraria e montagem industrial. É possível analisar passo a passo, e planejar os recursos e as sensações durante toda a jornada do cliente, trazendo algo único e de fato, uma experiência extremamente positiva.
Quais os benefícios do marketing de experiência?
Sem dúvidas, o marketing de experiência desponta como uma das grandes estratégias da atualidade, justamente por aquilo que ele pode oferecer ao seu público de maneira impactante e eficiente, entre os seus benefícios, podemos citar primeiro o engajamento, já que esse é um conceito que vai além da conversão, fazendo com que a pessoa tenha um envolvimento emocional com a sua marca.
Por consequência, ele também ajuda no aumento da fidelização, fazendo com que você não tenha apenas compradores, mas sim verdadeiros fãs do seu negócio. Isso faz com que a sua marca se torne consolidada, vire uma referência mercadológica e chame a atenção das pessoas justamente por esse diferencial, um negócio que foca no público acima de tudo com certeza é vista sob uma ótica diferente das demais.
Por fim, ainda podemos ressaltar a solução de problemas e a rentabilidade, o marketing de experiência não se preocupa só com a venda, e sim com as emoções dos usuários, o que faz com que a probabilidade de resolver um problema aumente consideravelmente, além disso, essa é uma estratégia rentável, uma vez aplicada a tendência é que ela continue em pleno funcionamento conquistando ótimos resultados.
Por que o marketing de experiência está tão em alta na atualidade?
Vivemos em uma era cada vez mais concorrida onde a briga por espaço dentro do mercado tem se tornado crescente, sendo assim, fatores extras acima da qualidade do produto são colocados na mesa na hora do consumidor escolher onde quer efetivar suas compras.
Por mais que sua empresa ofereça uma ótima lixadeira girafa que poderá atender às necessidades, isso pode não ser o suficiente se vier atrelado a uma experiência ruim de vendas. As pessoas estão cada vez mais decidindo com o coração e gostos pessoais, então o marketing de experiência acaba sendo um ponto de desequilíbrio em toda essa jornada.
Ele foca justamente no cliente, em sanar suas necessidades e apresentar recursos diferentes para os seus consumidores, isso faz com que o consumidor se sinta atraído pela aquela marca, gerando uma certa conexão e até mesmo preferência por ela.
Sendo assim, esse é um termo que impacta o mercado atual justamente por sair um pouco do que estamos acostumados e priorizar mais a experiência do cliente do que a conversão em si, o marketing de experiência focada em gerar algo positivo, em ser algo a mais para a marca e se tornar presente na vida do usuário, isso faz com que ele difira e possa ganhar tanto espaço em um mundo cada vez mais comum.
Como aplicar o marketing de experiência na sua empresa?
Para aplicar o marketing de experiência na sua empresa, o primeiro ponto que deve saber é conhecer os chamados 3Vs, assim como o marketing tradicional conta com os 4Ps, aqui existem esses 3Vs que são divididos entre: verdade, vontade e valor.
Após conhecer melhor sobre eles, recomendamos que comece a priorizar sempre o cliente, verifique aquilo que ele deseja, entenda as suas necessidades e coloque as suas vontades acima de tudo, tente sair da casinha e fazer algo realmente impactante e que mude a concepção daquele usuário.
Parece até algo simples como o uso do envelope awb para carregar nota fiscal, mas não é exatamente assim, caso queira aplicar e ter efetividade com o marketing de experiência, recomendamos que procure se aperfeiçoar no assunto, acredite, os resultados podem te surpreender!
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.