Marketing Digital

Marketing de Produto x Marketing de Serviços

Todos nós sabemos que existem várias vertentes no setor de marketing. Dentre elas temos a de produtos e também a de serviços e ambas são tão abrangentes que podem ser usadas em setores tão distintos quanto os de bico de bunsen ou automotiva, só para citar alguns exemplos.

Mesmo assim, diversos gestores ainda têm dúvidas em relação à diferenciação desses termos. E foi pensando nisso que criamos este texto e caso queira compreender melhor sobre o tema, continue com a gente.

O que é Marketing de Produto?

O marketing de produto tem por finalidade alinhar o produto com as necessidades do cliente. Quando bem feito aumenta a possibilidade de compra e usabilidade. É a ferramenta ideal para levá-lo ao mercado e torná-lo vendável. 

Imagine, portanto, que esteja no ramo de moda e queira aproximar essas pessoas interessadas de sua marca. Ao criar um escopo e oferecer uniformes profissionais, tende a ampliar seu escopo de escolha. Mas antes, faça reuniões e pesquisas para entender quais os desafios e anseios dos compradores.

No caso deste conceito, o dia a dia do profissional pode ser resumido da seguinte forma:

  • Ele redige um resumo do posicionamento e das mensagens (averiguando a voz da marca);
  • Conversa com clientes e faz enquetes para ter uma proximidade;
  • Lança os produtos.

Essa breve explicação demonstra o quanto o marketing de produtos pode ser impactante e um aliado fundamental a curto e médio prazo. Em algumas empresas, um profissional de marketing de produto trabalha apenas no posicionamento do produto (pode ser o caso de uma distribuidora de peças para panela de pressão). Em outros, eles se concentram na capacitação de vendas (como em lojas de um shopping). E em algumas empresas, eles fazem todas essas coisas.

O que é marketing de serviços?

Se o método anterior está atrelado aos produtos, o marketing de serviço tem a ver com o aumento do conhecimento de sua marca entre um grupo de pessoas. Ele agrega valor aos clientes, deixando-os mais à vontade nas escolhas e buscas (algo que poucos de seus concorrentes costumam avaliar).

Ou seja, consegue criar confiança e exemplificar fatos que demonstrem os benefícios da aquisição. Isso só é possível com a promoção de ideias, benefícios e comentários positivos de outros clientes.

Por exemplo, uma empresa que oferece lixadeira girafa pode promover benefícios aos profissionais da área, contudo, deve exibir o quanto o modelo pode ajudá-los a atingir suas metas e a incorporar uma rotina mais ágil.

A diferença entre marketing de produto e marketing de serviço

Resumindo tudo o que já descemos, a principal diferença entre o marketing de produtos e o marketing de serviços é que, no primeiro caso se trabalha com produtos tangíveis e no segundo com aqueles que são intangíveis.

  • Produtos Tangíveis: Estes exemplares são mais fáceis de serem comercializados, pois podem ser exibidos, tocados e entendidos pelo público em geral. O problema é que, atualmente, vivemos em um mundo cada vez mais digital e essa linha está cada vez mais tênue.

Independentemente disso, o objetivo da sua estratégia de marketing deve incluir encontrar o mercado certo para o seu produto e promovê-lo para obter a melhor resposta do seu público. É importante lembrar que seu produto permanece o mesmo e pode ser devolvido se o cliente estiver insatisfeito.

  • Serviços Intangíveis: Para as gerações mais antigas, os serviços intangíveis podem ser mais difíceis de terem valor, tudo porque você não pode tocar (são e-books, cursos online e etc). Então, o foco aqui deve ser na criação de bons relacionamentos, no desenvolvimento de confiança e na construção de bons valores.

Com este resumo fica mais claro saber onde investir seus esforços e seu dinheiro. Mas é importante fazer reuniões semanais ou quinzenais com seus sócios e colaboradores para que todas as etapas sejam construídas em comum acordo.

Além disso, escutar opiniões de ‘terceiros’ pode lhe mostrar algo que ainda não conseguia enxergar. Lembre-se: o marketing é um trabalho que, em 99% dos casos, é feito em equipe e não sozinho.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Vanessa Andrade

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