Marketing no Carnaval: 5 dicas de ações para a folia

Quer ter bons resultados no seu negócio durante o Carnaval? Confira essas dicas de Marketing Digital!

O Carnaval é uma das datas mais importantes não só para os foliões, mas também para todo tipo de empresa, seja ela do setor de festas ou de Rack outdoor. Não sabe como? Nós explicaremos.

Essas dicas darão escopo para que integre promoções e ações para ampliar seus lucros no início do ano. Agora é hora de abrir seu bloco de notas e listar tudo aquilo que julga fundamental. Então, é só seguir com a gente!

Veja quem é seu público

De nada adianta montar o ‘marketing de carnaval’ e não saber quem é o público que compra com você. Desta forma, poderá gastar dinheiro à toa, tentando vender livros didáticos para quem deseja adquirir um modelo de Porca gaiola, por exemplo

Faça a análise, mas vá além e crie personas para que haja uma representação ficcional desses clientes, ou seja, é válido inserir características como nome, idade, classe social, profissão, objetivos, história de vida, desafios a serem superados, etc.

Verifique todas as informações e dados que já obteve por e-mail e em cadastros e irá orientar o desenvolvimento das campanhas de marketing com sucesso.

Defina seus objetivos com antecipação

Traçar seus objetivos com antecipação é tão fundamental quanto um Catalisador para tinta para o ramo da pintura. O próximo passo depois de criar uma Persona é avaliar onde deseja chegar. 

Isso facilita o processo de sair do ponto A e chegar ao ponto B. Ou seja, neste carnaval seu intuito é gerar lucros? Aumentar o número de leads? Atingir determinada quantidade de parceiros? Lançar um novo produto no mercado? Tenha isso em mente.

O objetivo também funciona como uma referência, ou seja, logo depois dessas festividades, irá até o software ou em suas anotações para comparar o que tinha em mente inicialmente e o que tem agora. Os números foram alcançados? O que precisará melhorar ou manter para o ano que vem?

Marketing no Carnaval: dicas de ações para a folia

Planeje tudo aquilo que deseja fazer com antecedência

Quando você trabalha com antecedência, é como se instalasse uma Placa solar e gerasse energia para períodos maiores. Portanto, organização é a palavra primordial e que deve estar no dicionário de todos os colaboradores. 

Lembre-se: você só pode explorar a data do Carnaval uma vez no ano. Defina, ao longo do ano anterior, seu caminho e as promoções ou novos modelos que deseja apresentar. O engajamento com as suas campanhas vai depender, além da qualidade do conteúdo, do momento em que ele vai ao ar, tendo em vista que o Carnaval dura por um período limitado de tempo.

Já ouviu falar de calendário editorial? Com uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar modelos desse tipo. E para que servem? O ajudará a saber exatamente quando iniciar determinada ação ao longo do ano. 

Evite cancelamentos

Apesar de correr atrás de novos clientes, que tal ficar atento com aqueles que poderão cancelar assinatura com sua empresa? Pense o seguinte: muitos querem viajar nessa época e cortar gastos. Não seja surpreendido e prepare um bom discurso para evitar essas dores de cabeça.

Eles irão argumentar com afinco, mas ofereça respostas rápidas e soluções imbatíveis (descontos progressivos, promoções imperdíveis e brindes são apenas alguns exemplos). E tem mais! Dê cursos e prepare seus colaboradores para esse bate-papo, pois reter clientes é uma arte!

Faça a gestão de seus contatos

Quanto mais conhecemos nossos clientes, mais fácil nos aproximarmos e, consequentemente, de gerar um diálogo personalizado. Por isso, aproveite a oportunidade para se aproximar do seu lead. Mas não faça de maneira mecânica. Tente algo novo e fora do habitual.

Tire nota 10 na Sapucaí do Marketing, deixe esses foliões satisfeitos e promova não só as marchinhas de Carnaval, mas também bons presságios para este primeiro semestre de 2023. 

Com tudo isso dito, é hora de se reunir com seus sócios, mostrar as ideias que apresentamos e avaliar quais serão usadas a curto, médio e longo prazo. Entenda: se você não o fizer, certamente seus concorrentes já verificaram o potencial e, quem sabe, até evoluíram essas perspectivas. 

Não fique de fora de algo tão produtivo e barato! Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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