Não é novidade para ninguém o quanto a sustentabilidade tem se tornado um tema recorrente nos últimos anos, para se ter uma noção do seu crescimento, entre 2019 e 2021, ocorreu um aumento de 13% nas pesquisas vinculadas a esse conceito, sendo que entre os brasileiros, cerca de 74% se interessam e procuram saber mais sobre esse termo.
Além do aumento na procura para conhecer mais sobre o que é sustentabilidade e tudo que engloba esse tema, 75% dos brasileiros possuem preferência por comprar produtos de uma empresa que adotam essas medidas, sendo que grande parte dos consumidores está disposto até a pagar a mais por produtos sustentáveis, enquanto 65% está inclinado a parar de consumir produtos que façam mal para o meio ambiente.
E é claro que, com essa alta prioridade, investir em práticas de ESG tem se tornado algo cada vez mais requisitado, como a utilização de uma embalagem biodegradável nas suas balas personalizadas ou a reutilização de água dentro da empresa. Mas, além de adotar práticas sustentáveis, é necessário que o público conheça sobre elas, e é exatamente aí que entra o Marketing Verde.
No texto de hoje, iremos mostrar qual a importância do marketing verde e como ele se encaixa dentro das estratégias da sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!
Também conhecido como marketing ambiental, essa é uma estratégia de marketing que realiza a venda de produtos e serviços baseados nos seus benefícios ao meio-ambiente, ou seja, é a vinculação da sua marca a uma imagem ecologicamente consciente.
Produtos 100% naturais, não testados em animais, desenvolvimento reciclável, entre outros, são exemplos de marketing verde comuns no cotidiano. Abaixo, listamos alguns pontos que mostram o por que dele ser tão importante nas suas estratégias, confira!
O primeiro e talvez mais relevante ponto do marketing verde é que, ao adotar práticas sustentáveis como o descarte de resíduos de maneira correta, sua empresa está ajudando a conservar o meio-ambiente, e adota práticas que tem como principal objetivo, beneficiar ou ao menos, não degradar tanto a natureza.
Por mais que o foco possa ser a promoção dessas ações, o seu negócio adota várias ações que ajudam na questão ambiental, o que por consequência gera maior qualidade de vida, ajuda na conservação ambiental, e traz ao meio-ambiente estratégias positivas.
Como citamos acima, grande parte do público está disposto a pagar um valor mais alto para empresas que são mais sustentáveis, e isso ajuda a aumentar o preço de seus produtos e serviços.
Se sua empresa começa a utilizar a sustentabilidade ao seu favor, é possível cobrar um pouco mais caro, já que a produção tende a ser mais complicada, que mesmo assim, você consegue entregar algo sob uma ótica positiva do público, por um valor maior e que vai conseguir alcançar números maiores em suas vendas, mesmo que a jornada seja mais complicada, seu negócio ainda sai no lucro.
Em um mercado cada vez mais competitivo e concorrido, qualquer ação diferente pode ser vista como um diferencial, é sem dúvidas, a sustentabilidade está entre elas. Se um consumidor estiver indeciso em uma tomada de decisão de uma compra, provavelmente ele vai olhar alguns detalhes para “desempatar” a disputa.
E o primeiro a ser analisado é justamente a sustentabilidade, empresas sustentáveis costumam ter a preferência do público, e largam na frente em comparação a seus concorrentes.
Por fim, algumas empresas como as que vendem envasadora de líquidos, podem ter seu público mais nichado, e a sustentabilidade pode ser uma forma de expandir o seu trabalho, adotar o marketing verde, ajuda a divulgar sua marca e se tornar uma referência dentro do seu mercado de atuação.
Isso ajuda a expandir o público, e faz com que mais pessoas conheçam sobre seus serviços, e talvez comecem a consumi-los justamente pelo fator sustentabilidade, o que tende a aumentar a sua carteira de clientes.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
As transformações na estrutura familiar são cada vez mais frequentes. Mudanças como a chegada de…
Gestão de riscos desempenha um papel crucial ao considerar como abrir offshore nos Estados Unidos.…
Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…
Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…
As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…
Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…