Não é novidade para ninguém o quanto a sustentabilidade tem se tornado um tema recorrente nos últimos anos, para se ter uma noção do seu crescimento, entre 2019 e 2021, ocorreu um aumento de 13% nas pesquisas vinculadas a esse conceito, sendo que entre os brasileiros, cerca de 74% se interessam e procuram saber mais sobre esse termo.
Além do aumento na procura para conhecer mais sobre o que é sustentabilidade e tudo que engloba esse tema, 75% dos brasileiros possuem preferência por comprar produtos de uma empresa que adotam essas medidas, sendo que grande parte dos consumidores está disposto até a pagar a mais por produtos sustentáveis, enquanto 65% está inclinado a parar de consumir produtos que façam mal para o meio ambiente.
E é claro que, com essa alta prioridade, investir em práticas de ESG tem se tornado algo cada vez mais requisitado, como a utilização de uma embalagem biodegradável nas suas balas personalizadas ou a reutilização de água dentro da empresa. Mas, além de adotar práticas sustentáveis, é necessário que o público conheça sobre elas, e é exatamente aí que entra o Marketing Verde.
No texto de hoje, iremos mostrar qual a importância do marketing verde e como ele se encaixa dentro das estratégias da sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!
Também conhecido como marketing ambiental, essa é uma estratégia de marketing que realiza a venda de produtos e serviços baseados nos seus benefícios ao meio-ambiente, ou seja, é a vinculação da sua marca a uma imagem ecologicamente consciente.
Produtos 100% naturais, não testados em animais, desenvolvimento reciclável, entre outros, são exemplos de marketing verde comuns no cotidiano. Abaixo, listamos alguns pontos que mostram o por que dele ser tão importante nas suas estratégias, confira!
O primeiro e talvez mais relevante ponto do marketing verde é que, ao adotar práticas sustentáveis como o descarte de resíduos de maneira correta, sua empresa está ajudando a conservar o meio-ambiente, e adota práticas que tem como principal objetivo, beneficiar ou ao menos, não degradar tanto a natureza.
Por mais que o foco possa ser a promoção dessas ações, o seu negócio adota várias ações que ajudam na questão ambiental, o que por consequência gera maior qualidade de vida, ajuda na conservação ambiental, e traz ao meio-ambiente estratégias positivas.
Como citamos acima, grande parte do público está disposto a pagar um valor mais alto para empresas que são mais sustentáveis, e isso ajuda a aumentar o preço de seus produtos e serviços.
Se sua empresa começa a utilizar a sustentabilidade ao seu favor, é possível cobrar um pouco mais caro, já que a produção tende a ser mais complicada, que mesmo assim, você consegue entregar algo sob uma ótica positiva do público, por um valor maior e que vai conseguir alcançar números maiores em suas vendas, mesmo que a jornada seja mais complicada, seu negócio ainda sai no lucro.
Em um mercado cada vez mais competitivo e concorrido, qualquer ação diferente pode ser vista como um diferencial, é sem dúvidas, a sustentabilidade está entre elas. Se um consumidor estiver indeciso em uma tomada de decisão de uma compra, provavelmente ele vai olhar alguns detalhes para “desempatar” a disputa.
E o primeiro a ser analisado é justamente a sustentabilidade, empresas sustentáveis costumam ter a preferência do público, e largam na frente em comparação a seus concorrentes.
Por fim, algumas empresas como as que vendem envasadora de líquidos, podem ter seu público mais nichado, e a sustentabilidade pode ser uma forma de expandir o seu trabalho, adotar o marketing verde, ajuda a divulgar sua marca e se tornar uma referência dentro do seu mercado de atuação.
Isso ajuda a expandir o público, e faz com que mais pessoas conheçam sobre seus serviços, e talvez comecem a consumi-los justamente pelo fator sustentabilidade, o que tende a aumentar a sua carteira de clientes.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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