O CTA, também conhecido como Call To Action, ou na tradução para o português, chamada para ação, é um termo muito utilizado e comum dentro do marketing digital e para quem trabalha com vendas. Esse termo, significa levar os visitantes a executarem alguma ação que você deseja, como clicar em um link, acessar uma página, curtir, comentar ou compartilhar uma publicação, e etc.
Você já deve ter visto alguns exemplos de CTAs enquanto navegava pela internet, como por exemplo: “quer saber mais como nossos equipamentos de combate a incêndio? Então clique no botão abaixo”. Esse é um exemplo simples, mas muito comum de CTA.
Não precisamos nem falar o quão importante eles são para o seu negócio, certo? É através do Call To Action, que as pessoas geralmente tomam atitudes e realizam a ação de acordo com o seu pedido, muitos usuários só tomam uma decisão depois de ver o CTA.
Porém, existem alguns lugares onde ele funciona melhor e outros que ele pode não desempenhar um papel tão importante assim, então, separamos quais são os melhores canais de comunicação para adicionar o CTA.
O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, e talvez o melhor local para pedir para as pessoas realizarem alguma ação específica. Se você é usuário desta rede social, tenho certeza que você já se deparou com algum CTA, eles são muito comuns principalmente nos Stories.
Sabe o famoso arrasta para cima? Então ele é um CTA, você está induzindo seu público a realizar uma ação para acessar um outro link ou uma nova página. Além dele, também temos o arrastar para o lado, para conferir imagens em carrossel, por exemplo, os convites para lives, que ocorrem com frequência na plataforma, ou o click no link, que geralmente fica disponível tanto nos stories quanto nos feeds.
O Instagram é um dos melhores canais para adicionar CTAs, eles tendem a ser extremamente funcionais, e possuem diversas opções práticas, fáceis e que chamam a atenção das pessoas, você pode direcioná-las até um produto específico que está vendendo, como detergente clorado, a seu contato no Whats, sua página inicial do Insta ou o seu site, tudo vai depender do seu objetivo.
Assim como o Insta, o Facebook é uma das redes sociais mais populares do mundo, possuindo bilhões de usuários espalhados pelo mundo, isso faz com que ele seja uma ótima ferramenta para criar seus anúncios e divulgar sua marca de forma mais concisa.
No Facebook, o CTA também funciona muito bem, mas de uma forma diferente do Insta, o mais comum nessa plataforma, é chamar para a ação em anúncios e publicações, com uma copy bem estruturada, uma arte e no final um “clique no botão abaixo para saber mais”. E no botão, você pode escrever um “comprar agora”, “saiba mais”, e etc. Esse é o modelo mais clássico dentro do Face.
Porém, você também pode utilizar o CTA em publicações normais, como aquelas “marque um amigo e se ele não te responder em 10 minutos te deve um sorvete”, ou “compartilhe esse post se você se identifica com ele”, enfim, esses são CTAs que geram engajamento, e buscam ter mais pessoas interagindo com a sua publicação.
O Facebook é um ótimo canal para inserir CTAs, principalmente se você quer uma abordagem mais direta ou até mesmo ganhar mais engajamento na sua página, através dele você consegue ofertar seu produto de forma muito mais assertiva, e disponibilizar chamadas para ação criativas e diversificadas.
Dentro do Youtube, os CTAs são feitos de forma mais sútil, porém são extremamente funcionais, se você está vendo um vídeo sobre “quais os melhores modelos de fios e cabos elétricos”, deve ter percebido o apresentador falando diversas chamadas para ação e você nem percebeu.
“Se inscreva no canal”, “clique no sininho para receber notificações”, “dê um like”, “comente embaixo o que achou do vídeo”, todas essas são CTAs extremamente funcionais, visando o engajamento e a popularidade do vídeo. Por mais sútil que o Youtube possa ser, ele também funciona bem com as chamadas de ação, tendo uma abordagem diferente mas muito eficaz.
Por fim, o último canal de comunicação que vamos ressaltar são os sites, esses que são os que utilizam os CTAs de forma mais direta, se a pessoa está dentro do seu site, provavelmente ela já quer executar alguma ação e só precisa saber como fazer isso, então, use e abuse do call to action, saia distribuindo CTAs por todo o seu site.
“Clique aqui e compre agora”, “garanta já o seu”, “corra e aproveite a oportunidade”, “últimas unidades disponíveis”, e por aí vai. Existem centenas de ideias para o CTA no site, e acredite, esse é o canal mais direto, onde você pode ofertar de maneira com que atinja a pessoa e faça ela ter desejo de comprar seus produtos.
Esses são os melhores canais de comunicação para adicionar CTA, o que achou do post? Achou que esquecemos de algum? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos, até a próxima.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.
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