As métricas de marketing digital podem dizer muito sobre as ações de suas estratégias de divulgação. Certamente, você sabe a importância de conferir os resultados de suas campanhas, e com as métricas consegue acompanhar o que é mais relevante.
Conferir os resultados permite que você saiba em quais pontos de sua estratégia devem ser feitas correções, além de relevar oportunidades.
De forma geral, tratam-se de dados que apresentam um imenso potencial para seu negócio, mas é preciso ter cuidado com as chamadas métricas de vaidade, que não são tão relevantes.
Para saber o que deve acompanhar ou não, confira a importância de acompanhar métricas, as mais importantes e os erros mais comuns durante o processo, para potencializar as estratégias de sua empresa de sistema de reuso de água, por exemplo.
Acompanhar os indicadores de marketing digital é fundamental para saber se seu planejamento está funcionando.
Fazendo essa análise, você pode aperfeiçoar a comunicação com seu público, pois consegue perceber qual é a linguagem mais adequada, as Call to Action (CTA) que potencializa as conversões e outras informações.
É importante que a mensuração da performance seja realizada de maneira detalhada, uma vez que entrega insights valiosos. Os resultados mostram quais são os investimentos certeiros, como o em mídia paga.
Em relação às redes sociais, sua empresa de pulseira de identificação personalizada, por exemplo, vai entender quais formatos de conteúdo dão engajamento e o horário em que as publicações têm maior interação.
Utilizando dados coletados por meio de ferramentas específicas, existe uma melhora no processo de tomada de decisões.
De forma direta e prática, o monitoramento faz com que sua empresa não se baseie em achismos, pois você pode conferir todos os resultados em tempo real.
É normal que a grande quantidade de métricas existentes possa ocasionar uma certa confusão. Vamos conferir as 9 métricas mais importantes para sua estratégia de marketing digital em 2023.
Visando manter a saúde financeira de sua empresa, é fundamental conhecer o custo para adquirir cada cliente.
No Custo de Aquisição do Cliente são incluídos todos os gastos para atrair o consumidor, como os investimentos em mídia, os salários das equipes de vendas e marketing e as despesas com campanhas.
Para calcular o CAC, some as despesas e os investimentos em vendas e marketing. Depois, divide o resultado obtido pelo número de novos clientes em determinado período.
Assim, sua empresa de locação de multifuncionais, por exemplo, já tem o valor que cada cliente custa e com isso, pode atualizar sua estratégia para que a média de despesas seja menor.
O ticket médio identifica o valor médio gasto por cada cliente no seu negócio durante a realização de cada compra. Para calcular essa métrica, divida a receita do mês pelo número de consumidores que fizeram compras naquele período.
Partindo desse cálculo, você consegue saber mais sobre o seu faturamento e compreender o comportamento dos seus clientes. Quando o resultado obtido for baixo, poderá implementar estratégias como o cross-selling e o upselling.
Para mensurar os resultados de sua estratégia de inbound marketing, a taxa de conversão é uma das métricas mais importantes.
O primeiro passo é definir qual é o objetivo dessa conversão, que pode ser a geração de leads, fechamento de uma venda, download de um e-book, entre outras.
Para esse cálculo, é preciso dividir a quantidade de conversões pela audiência, e depois multiplicar por 100. Caso o número esteja baixo, é importante rever algumas ações ou até mesmo toda a estratégia de sua empresa de etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo.
Essa métrica pode incomodar um pouco, pois se refere à quantidade de usuários que visitaram seu site e saíram sem tomar nenhuma ação.
A ideia é que a taxa de rejeição seja o mais baixa possível, pois o objetivo é manter o visitante por mais tempo dentro de seu site.
Para calcular a taxa de rejeição, divida a porcentagem de sessões únicas por todas as sessões feitas no seu site.
Caso essa taxa esteja alta em algumas páginas, foque sua atenção em descobrir o que está aumentando a rejeição, e para reverter o quadro, faça alguns testes.
O LTV ou valor do tempo de vida do cliente, mostra a receita média gerada pelos consumidores de uma empresa, como, por exemplo, um negócio de aluguel de geradores de energia a diesel, durante o tempo de relacionamento com a marca, indicando o seu potencial de lucro.
É importante que o LTV seja sempre maior que o CAC para que o negócio se mantenha sustentável.
Por ser um importante indicador da rentabilidade do seu empreendimento, é essencial acompanhar o LTV de perto. Para calculá-lo, multiplique o ticket médio mensal e o tempo médio de retenção de cada um de seus consumidores, em meses.
Usando essa métrica, é possível definir o orçamento máximo de marketing, planejar ações futuras, encontrar falhas que mostram os motivos que fazem os leads desistirem das compras e muitas outras informações valiosas.
O CPL é uma métrica muito relevante pois é preciso saber quanto custa a conversão de cada lead. Nem todos os potenciais clientes que entram no funil de vendas serão convertidos, mas a nutrição é fundamental nesse processo e ela tem um custo.
Para calcular o CPL, divida o investimento total na campanha pela quantidade de leads gerados.
A análise desse resultado evidencia os pontos negativos e positivos de cada campanha realizada por sua empresa distribuidora de cabos elétricos, por exemplo, de forma que entende onde podem ser realizadas melhorias.
As visualizações de página apontam a quantidade de vezes que um visitante acessou determinada página de seu site. Cada atualização, acesso ou carregamento de página no navegador conta como uma visualização.
Dessa forma, se o usuário visualiza a página do seu site e depois clica para recarregá-la, isso será registrado como duas visualizações.
Essa é uma métrica que indica se os esforços de SEO estão funcionando, bem como as estratégias para fortalecer o reconhecimento da marca.
Uma alternativa para saber o número de visualizações de uma página é utilizar algumas ferramentas como o Google Analytics.O resultado encontrado pode sugerir que seu site está com tráfego alto ou que determinada ação publicitária foi bem-sucedida.
Porém, vale lembrar que o recarregamento de páginas também contam como visualização, o que significa que a métrica pode indicar situações como:
Então, por exemplo, a sua empresa de balança de pesar gado deve avaliar todas essas possibilidades antes de ter certeza que o tráfego está bom.
O link building é fundamental em estratégias de SEO, mas também é um trabalho importante para manter o visitante por mais tempo em seu site.
Para isso, as métricas de taxa de saída apontam as últimas páginas visitadas antes do usuário fechar a aba do site. Para calcular a taxa de saída, divida o total da página pelo total de page views da página.
Ainda que qualquer página possa ser de saída, é preciso analisar quais têm a maior taxa. Algumas são criadas justamente para essa finalidade, como as de download ou de agradecimento.
Porém, se são outras partes do site que estão com um alto índice de taxa de saída, talvez esteja na hora de rever a estrutura e outros detalhes como a CTA.
Para saber quanto tempo os visitantes ficam navegando no seu site, a média de tempo das sessões indica se suas páginas são atrativas a ponto de manter o usuário por mais tempo nelas.
Para calcular a duração média da sessão, divida o número de sessões pelo tempo total das visitas em determinado período.
Dessa forma, você consegue obter indicações como os horários de maior atenção, o tipo de conteúdo que gera maior envolvimento, entre outros elementos.
Existem alguns erros comuns na hora de analisar métricas, e vale ressaltá-los aqui, por isso trouxemos essa checklist:
É essencial que empresas de usinagem e empreendimentos dos mais diversos segmentos estejam atentos a esses erros para não cometê-los.
O acompanhamento dos indicadores de marketing digital é um trabalho essencial para entender quais ações devem ser colocadas em prática na sua empresa.
Também é possível entender o que não está dando certo e mudar as características necessárias e antecipar tendências para se preparar melhor para o futuro do marketing digital.
Assim, sua empresa consegue adotar as melhores estratégias de marketing digital, além de otimizar as suas campanhas e ações. Use ferramentas de automação para tornar todo esse trabalho mais fácil para sua equipe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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