O que é custo por Lead e como calcular?

Antes de falarmos sobre como calcular e o que é o custo por lead, precisamos entender o que ele significa e sua importância. Toda empresa precisa de um bom planejamento de marketing a longo prazo para atingir os resultados esperados. Este tipo de investimento, exige um custo, por isso é extremamente importante que seja calculado quando o orçamento separado apenas para gastos com o marketing da sua empresa é criado.

Este valor que é estudado por uma área específica, geralmente é deixado apenas para os gastos com o marketing digital, estipulando os gastos máximos que podem ser feitos para investirem em formas de captação e atração de mais clientes. Também é destinado para manter os já existentes e são fidelizados à sua marca.

Como calcular o custo por lead?

Um exemplo é, se sua empresa vende porta de aço e investiu 50 mil reais em campanhas ou outros métodos para fazer este produto ser apresentado aos compradores de uma forma que demonstre sua qualidade, e com isso conseguiu atrair 10 mil pessoas que passaram a se interessaram pela compra deste item.

O custo por lead, também conhecido como CLP, é justamente pegar o valor gasto para publicidade e dividi-lo pelo número de pessoas que se interessaram por seu produto, mesmo que você ainda não tenha terminado a sua venda. É calcular os valores que estão sendo gastos com e a quantidade de consumidores atingidos e interessados. Isso faz com que seja calculado se esta estratégia de marketing está sendo benéfica ou não para seu negócio, se está rendendo lucro.

A importância de fazer um custo por lead 

Utilizar o CLP auxilia a sua empresa a identificar se essas estratégias de marketing estão sendo boas estratégias ou não para o seu negócio. Financeiramente falando, é possível identificar se suas vendas estão crescendo com esse método, ou precisa ser modificada a forma como este produto está sendo apresentado ao mercado.

Se a intenção é vender lacre de segurança e foi feito todo um planejamento para criar publicações que atraiam o consumidor através de suas redes, e mesmo assim não estão tendo saídas (compra por parte do cliente), é preciso rever onde está o problema. Fazer uma análise e verificar se precisam ser montadas outras estratégias que atraiam o seu público-alvo para este produto. 

Utilizando outro exemplo, se foi investido um valor em tecnologia que auxilie no momento da criação de posts em redes sociais, manutenção do seu site, blogs que criem conteúdos explicativos sobre os produtos que são vendidos em seu site, campanhas publicitárias, como outsourcing de impressão, é essencial que seja feito os cálculos para ver se este orçamento separado para estes gastos, trouxeram mais clientes para seu negócio. 

É preciso que quando sua empresa tenha como objetivo captar mais consumidores e crescer o seu número de vendas, acompanhe as métricas que garantem se seu negócio está crescendo com estes investimentos e tendo bons resultados, depois que este valor foi investido para manutenção do marketing escolhido.

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