Obviamente você já ouviu falar em marketing pessoal, mas talvez não tenha noção do quanto é crucial colocá-lo em prática e aprimorá-lo para se destacar no mercado e na internet.
Sabemos que, com o surgimento das redes sociais, o processo de construção da marca pessoal foi extraordinariamente facilitado. Afinal, permite excelentes resultados a partir de investimentos razoáveis. Continue com a gente para saber mais!
O que é marketing pessoal e qual a sua importância?
Quando falamos deste tipo de marketing, nos referimos a pessoas e não necessariamente a um produto ou serviço como usinagem de peças.
Podemos pensar no marketing pessoal como uma aplicação de manta asfáltica que norteia o caminho daquele que faz uso. A pessoa será vista por um público específico, chamando a atenção de forma natural e inteligente.
Dessa forma, é possível se destacar, transmitir bons valores e mostrar capacidades e qualidades no contexto profissional.
Pense o seguinte: de que adianta ser um profissional competente e capaz, se ninguém sabe disso? De que forma seria possível tirar proveito de todas as suas habilidades? A resposta a esta segunda pergunta é marketing pessoal.
Seja um youtuber ou um dono de uma marca de manutenção predial, esta será a melhor forma de divulgar sua imagem, trabalho e conteúdo para que o público perceba seu valor e tenha uma ótima impressão de você como pessoa e como profissional.
Como inserir o marketing pessoal?
- Aprenda a se comportar na internet
Às vezes, no universo online, é um pouco complicado separar o lado pessoal do profissional, mas isso é necessário para não se expor desnecessariamente.
Tenha em mente que há uma ampliação das possibilidades e um aumento do seu alcance — qualquer informação sobre você agora é facilmente encontrada. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como se posiciona.
- Crie perfis de qualidade
O marketing pessoal deve ser consistente em todas as suas redes sociais, bem como no blog, para que o público se conecte mais facilmente. Comparativamente, é como um projeto de instalações elétricas bem modelado e que trará economia de energia e etc.
Portanto, tente harmonizar cores, linguagem e imagens em seus conteúdos.
- Use o marketing digital a seu favor
Você trabalha com um público bem definido e deve saber o que eles buscam para atuar dentro deste escopo. Portanto, se você não tiver um blog, crie-o agora mesmo! Forneça conteúdo sobre seu setor e aposte em SEO para impulsionar sua marca pessoal no Google (meta descrição, palavras chave de cauda curta e longa e tag alt são algumas das coisas que devem ter atenção redobrada).
Veja outras sugestões:
- seja ativo nas redes sociais (com muito bom senso e sabedoria, obviamente);
- fale sobre seu trabalho e habilidades;
- mantenha um perfil atualizado no LinkedIn;
- compartilhe conteúdo relevante;
- produza vídeos e lives
- participar de fóruns dentro de sua área de atuação;
- aproveite os stories do Instagram;
- converse, compartilhe e comente conteúdos interessantes para expandir sua rede.
Usando todas as dicas, conquistará uma legião de fãs, clientes e seguidores!
Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas redes sociais!