O que é marketing pessoal e como fazer?

Obviamente você já ouviu falar em marketing pessoal, mas talvez não tenha noção do quanto é crucial colocá-lo em prática e aprimorá-lo para se destacar no mercado e na internet. 

Sabemos que, com o surgimento das redes sociais, o processo de construção da marca pessoal foi extraordinariamente facilitado. Afinal, permite excelentes resultados a partir de investimentos razoáveis. Continue com a gente para saber mais!

O que é marketing pessoal e qual a sua importância?

Quando falamos deste tipo de marketing, nos referimos a pessoas e não necessariamente a um produto ou serviço como usinagem de peças.

Podemos pensar no marketing pessoal como uma aplicação de manta asfáltica que norteia o caminho daquele que faz uso. A pessoa será vista por um público específico, chamando a atenção de forma natural e inteligente. 

Dessa forma, é possível se destacar, transmitir bons valores e mostrar capacidades e qualidades no contexto profissional.

Pense o seguinte: de que adianta ser um profissional competente e capaz, se ninguém sabe disso? De que forma seria possível tirar proveito de todas as suas habilidades? A resposta a esta segunda pergunta é marketing pessoal.

Seja um youtuber ou um dono de uma marca de manutenção predial, esta será a melhor forma de divulgar sua imagem, trabalho e conteúdo para que o público perceba seu valor e tenha uma ótima impressão de você como pessoa e como profissional. 

Como inserir o marketing pessoal?

  • Aprenda a se comportar na internet

Às vezes, no universo online, é um pouco complicado separar o lado pessoal do profissional, mas isso é necessário para não se expor desnecessariamente.

Tenha em mente que há uma ampliação das possibilidades e um aumento do seu alcance — qualquer informação sobre você agora é facilmente encontrada. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como se posiciona.

  • Crie perfis de qualidade

O marketing pessoal deve ser consistente em todas as suas redes sociais, bem como no blog, para que o público se conecte mais facilmente. Comparativamente, é como um projeto de instalações elétricas bem modelado e que trará economia de energia e etc.

Portanto, tente harmonizar cores, linguagem e imagens em seus conteúdos.

  • Use o marketing digital a seu favor

Você trabalha com um público bem definido e deve saber o que eles buscam para atuar dentro deste escopo. Portanto, se você não tiver um blog, crie-o agora mesmo! Forneça conteúdo sobre seu setor e aposte em SEO para impulsionar sua marca pessoal no Google (meta descrição, palavras chave de cauda curta e longa e tag alt são algumas das coisas que devem ter atenção redobrada).

Veja outras sugestões:

  • seja ativo nas redes sociais (com muito bom senso e sabedoria, obviamente);
  • fale sobre seu trabalho e habilidades;
  • mantenha um perfil atualizado no LinkedIn;
  • compartilhe conteúdo relevante;
  • produza vídeos e lives
  • participar de fóruns dentro de sua área de atuação;
  • aproveite os stories do Instagram;
  • converse, compartilhe e comente conteúdos interessantes para expandir sua rede.

Usando todas as dicas, conquistará uma legião de fãs, clientes e seguidores!

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