Existem inúmeras diferenças entre empresas que trabalham com produtos e recursos voltados para o público, e empresas que têm suas estratégias voltadas para outras empresas.
Essa segunda é conhecida como B2B ou seja business to business ( trabalho voltado para trabalho ), como por exemplo, uma indústria que trabalha com mesa rustica de madeira e a fornece para outras empresas que trabalham com isso.
Assim como as diferenças claras em produzir produtos voltados para empresa ou para um consumidor, também modificam as formas como o marketing é inserido dentro de uma empresa B2B.
O que é o marketing B2B?
O marketing B2B à primeira vista pode parecer bem semelhante com as estratégias que utilizamos em nosso cotidiano normal, porém, por se tratar da relação entre empresas, existem algumas diferenças que valem ser destacadas.
A forma de estruturar seu público-alvo, é diferente, já que aqui, não estamos falando de uma persona, com faixa etária, gostos, hobbies e particularidades, e sim de uma empresa, que possui suas próprias preferências e possui um viés muito mais profissional e centrado.
Ou seja, a forma como você aborda esse público é completamente diferente, já que, por exemplo, a venda de um piso industrial de uma empresa, vai muito mais para o lado de necessidade, do que propriamente um possível desejo humano.
É muito comum, dentro do marketing padrão voltado para o B2C, uma abordagem mais apelativa e sentimental, já que isso pode fazer com que as pessoas acabem comprando um produto de acordo com suas vontades e desejos, coisa que não vemos no B2B.
Tanto a linguagem quanto o objetivo, deve ser explícito de forma sucinta, que indique exatamente o que a empresa pode ganhar com aquilo, afinal, é um interesse puramente profissional que se trata por aqui.
Quais as vantagens do marketing B2B?
Existem diversas vantagens que o marketing B2B pode levar para o seu negócio, entre as mais comuns, por exemplo, podemos destacar a comunicação mais direta em termos de produtos e serviços.
A tendência é o B2B oferecer produtos inteligentes e relativamente mais caros, e através do marketing, é capaz de ofertar sua precificação e até mesmo negociar seus preços de forma mais certeira.
O relacionamento com o cliente também merece destaque, já que as estratégias estreitam as relações entre ambas as partes, gerando maior confiança e trazendo uma comunicação assertiva.
Imagine uma empresa que trabalha com a catalisador para tinta, com uma boa estratégia de marketing B2B recorrente, outros negócios terão informações e poderão usufruir da comunicação e do contato pelos serviços durante um bom período de tempo.
Por último, também vale destacar a visibilidade da marca e a autoridade dentro do segmento, já que não são todas as empresas B2B que realizam esse tipo de estratégia, fazendo com que seu negócio ganhe um grande destaque e atinja mais empresas.
O marketing B2B, assim como uma estratégia comum, também tem inúmeros impactos que podem causar ao seu negócio, a grande visibilidade e a comunicação direta existente entre empresas, são pontos que merecem ser destacados.
Mas é sempre necessário tomar cuidado com as principais diferenças existentes nessa modalidade, já que a comunicação e as formas como elas acontecem costumam ser diferentes dos métodos convencionais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais
Você sabia que cerca de 30% das construções em madeira no Brasil enfrentam problemas com…
Você sabia que uma casa pode ter até 22 quilos de poeira por ano? Escolher…
Dicas de economia doméstica são essenciais para quem deseja ter mais controle sobre as finanças…
O empreendedorismo online tem se tornado uma escolha popular nos últimos anos, especialmente com a…
No cenário atual, marcado pela rápida transformação digital e pelas mudanças nas expectativas dos consumidores,…
O crescimento orgânico se torna uma meta essencial para empresas que buscam expandir sua presença…