Existem inúmeras diferenças entre empresas que trabalham com produtos e recursos voltados para o público, e empresas que têm suas estratégias voltadas para outras empresas.
Essa segunda é conhecida como B2B ou seja business to business ( trabalho voltado para trabalho ), como por exemplo, uma indústria que trabalha com mesa rustica de madeira e a fornece para outras empresas que trabalham com isso.
Assim como as diferenças claras em produzir produtos voltados para empresa ou para um consumidor, também modificam as formas como o marketing é inserido dentro de uma empresa B2B.
O que é o marketing B2B?
O marketing B2B à primeira vista pode parecer bem semelhante com as estratégias que utilizamos em nosso cotidiano normal, porém, por se tratar da relação entre empresas, existem algumas diferenças que valem ser destacadas.
A forma de estruturar seu público-alvo, é diferente, já que aqui, não estamos falando de uma persona, com faixa etária, gostos, hobbies e particularidades, e sim de uma empresa, que possui suas próprias preferências e possui um viés muito mais profissional e centrado.
Ou seja, a forma como você aborda esse público é completamente diferente, já que, por exemplo, a venda de um piso industrial de uma empresa, vai muito mais para o lado de necessidade, do que propriamente um possível desejo humano.
É muito comum, dentro do marketing padrão voltado para o B2C, uma abordagem mais apelativa e sentimental, já que isso pode fazer com que as pessoas acabem comprando um produto de acordo com suas vontades e desejos, coisa que não vemos no B2B.
Tanto a linguagem quanto o objetivo, deve ser explícito de forma sucinta, que indique exatamente o que a empresa pode ganhar com aquilo, afinal, é um interesse puramente profissional que se trata por aqui.
Quais as vantagens do marketing B2B?
Existem diversas vantagens que o marketing B2B pode levar para o seu negócio, entre as mais comuns, por exemplo, podemos destacar a comunicação mais direta em termos de produtos e serviços.
A tendência é o B2B oferecer produtos inteligentes e relativamente mais caros, e através do marketing, é capaz de ofertar sua precificação e até mesmo negociar seus preços de forma mais certeira.
O relacionamento com o cliente também merece destaque, já que as estratégias estreitam as relações entre ambas as partes, gerando maior confiança e trazendo uma comunicação assertiva.
Imagine uma empresa que trabalha com a catalisador para tinta, com uma boa estratégia de marketing B2B recorrente, outros negócios terão informações e poderão usufruir da comunicação e do contato pelos serviços durante um bom período de tempo.
Por último, também vale destacar a visibilidade da marca e a autoridade dentro do segmento, já que não são todas as empresas B2B que realizam esse tipo de estratégia, fazendo com que seu negócio ganhe um grande destaque e atinja mais empresas.
O marketing B2B, assim como uma estratégia comum, também tem inúmeros impactos que podem causar ao seu negócio, a grande visibilidade e a comunicação direta existente entre empresas, são pontos que merecem ser destacados.
Mas é sempre necessário tomar cuidado com as principais diferenças existentes nessa modalidade, já que a comunicação e as formas como elas acontecem costumam ser diferentes dos métodos convencionais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais
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