O que é o Opt-in no e-mail marketing?

Investir em campanhas de e-mail é uma das ações mais comuns de empresas dos mais diversos nichos de negócio, desde às voltadas serviços específicos como balas personalizadas, ligado ao mercado B2B, a um e-commerce de brinquedos.

É por essa razão que produzimos esse artigo, pois é primordial que as empresas conheçam o opt-in, já que ele está intrinsecamente relacionado ao que toda organização almeja que é o sucesso nas suas campanhas de e-mail marketing.

Gostou da pauta? Então venha conosco e descubra o que é opt-in e muito mais. Boa leitura!

Afinal, o que é Opt-in?

Imagine ter a caixa de mensagem bombardeada todos os dias por diversas empresas, é muito ruim, não é mesmo?

Para as organizações, como por exemplo, uma empresa especializada em equipamentos de combate a incêndio, que têm produtos de alto valor, é praticamente jogar dinheiro fora, pois as chances de um usuário abrir um e-mail promocional é baixa. 

Além disso, corrompe a sua imagem, o que é para esse setor em especial, que trata com empresas é ainda pior, já que esse tipo de cliente é mais exigente.

É para evitar esse tipo de problema que as organizações devem apostar no opt-in, que é basicamente uma forma do consumidor-alvo autorizar o recebimento de emails-marketing da empresa.

Ou seja, ele expressa o seu desejo por meio do fornecimento do seu dado e com isso a empresa consegue criar uma lista de contatos e mais do que isso, a confirmação de que ele realmente quer receber as comunicações.

Como é possível conseguir a permissão do usuário? De diversas maneiras, como como:

  • Disponibilização de e-book gratuito.
  • Cadastro em Landing pages;
  • Assinatura de Newsletter.

Pode-se ainda inserir um “cadastre-se para receber os nossos e-mails” no site da empresa. Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) ter a autorização do uso da informação é ainda mais relevante, o que torna a prática de opt-in um verdadeiro lacre de segurança para evitar penalizações.

Mais vantagens do opt-in

Além da vantagem de preservar a imagem da empresa e mais segurança quanto ao tratamento de dados do clientes, há outros benefícios bastante relevantes, como:

  • Reduz os índices de cancelamento: quando o usuário autoriza o envio de e-mails, há menores chances de cancelamentos, o que permite à empresa manter o contato com lead.
  • Leads mais qualificados: uma lista de contatos de clientes que expressam a sua vontade de receber comunicações certamente é valiosa, já que obviamente isso também expõe o seu interesse nos produtos e serviços da empresa, portanto, é uma maneira de construir uma base qualificada de leads, os potenciais clientes.
  • Ajuda a aumentar conversões: com uma base qualificada de leads, consequentemente, há mais possibilidades de conversões, ou seja, vendas.
  • Evita denúncias de spam: outra questão importante que faz do opt-in uma estratégia altamente benéfica em termos de credibilidade e custo com campanhas de email marketing, é que evita que o cliente denuncie a empresa por envio de spams.

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre o que é opt-in em e-mail marketing, recurso fundamental para que empresas possam alcançar mais sucesso nas campanhas e também segurança em suas ações comunicacionais com o cliente.

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