Quando a internet foi lançada ao público, no longínquo ano de 1991, poucas pessoas imaginavam que ela mudaria nosso mundo da maneira que mudou. Tudo, desde como nos conectamos até como é feito o manutenção de compressores, tem a tecnologia por trás. Agora, o metaverso é a nova etapa deste caminho.
O conceito afetará nossas vidas em nichos como negócios, comunicação, educação, entretenimento, jogos, viagens, setores imobiliários e etc. Isso quer dizer que teremos a virtualização de novas oportunidades, resultados acelerados e uma nova economia. Quer mais? Então, fique com a gente!
Negócios
As tecnologias baseadas na Internet, como chamadas de vídeo, conferência remota e ferramentas de colaboração em equipe online, possibilitam que as pessoas trabalhem conjuntamente em tempo real.
Com o metaverso, poderemos:
- Trabalhar de qualquer lugar do mundo;
- Ou em qualquer tipo de ambiente, como a praia ou o campo;
- Promover laços mais fortes de equipe, mesmo estando a longas distâncias;
- Trabalhar no mesmo espaço virtual;
- Aumentar a produtividade e a organização, seja no setor de moda ou de bomba hidráulica;
- Reduzir ou eliminar as despesas de viagem.
Comunicação
A videochamada é algo que está em nosso dia a dia, mas não faz muito tempo que isso saiu da ficção científica e se tornou real.
Com o metaverso, poderemos:
- Interagir com qualquer pessoa, de qualquer lugar, em um ambiente virtual compartilhado;
- Experimentar as expressões faciais e a linguagem corporal dos outros;
- Criar uma identidade online para nós mesmos, através de nosso próprio avatar.
O metaverso vai um passo além e permitirá que as pessoas se encontrem no local que parece algo físico. O que significa que, em vez de apenas olhar para o rosto do seu amigo, verá a outra pessoa ou grupos de pessoas, bem ali, como se estivessem ao seu lado.
Acha que perderá aquela festa de aniversário, uma reunião de negócios ou um encontro com a família? Claro que não! Pois, independente de onde estiver, basta uma conexão e uma conta no metaverso para que a ‘mágica’ aconteça.
Educação
Da mesma forma que os navegadores são a marca da internet atual, os mundos virtuais serão o ponto máximo do metaverso. Como tal, a educação como conhecemos melhorará, porque os alunos poderão entrar nas páginas de seus livros didáticos ou ter acesso a consultas que não eram possíveis. Isso é tão fundamental quanto um grupo gerador de energia para um evento de grande porte.
Com o metaverso, poderemos:
- Estar presentes no período ou ambiente escolar;
- Dar aos alunos uma experiência prática;
- Permitir que as pessoas aprendam de qualquer lugar;
- Reduzir o custo e as taxas de entrada para uma educação de qualidade.
Um dos principais focos do metaverso é o sistema educacional. De fato, estamos completamente atrasados, se compararmos com outros países, tudo porque, as instituições (tirando as devidas proporções), estão amplamente desatualizadas e todo o conceito um tanto irrelevante.
O metaverso veio para deixar nosso dia a dia ainda mais dinâmico, rápido e preciso.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas redes sociais!