O que são os 8 P’s do Marketing Digital?

As estratégias de marketing digital contém diversas possibilidades. por isso, os profissionais e estudiosos do setor dividiram cada uma delas, nos ‘8 P’s’. Ou seja, assim como um exaustor axial tem suas especificidades para ser instalado, sua marca também conta com diretrizes para se tornar conhecida.

Foi pensando nisso e nas diversas dúvidas que ainda permeiam esse conceito que resolvemos criar o material abaixo. portanto, abra seu bloco de notas e pontue cada passo em questão. Agora, é só seguir conosco.

Produtos

Como o próprio nome já diz, é aquilo que está sendo vendido, podendo ser tangíveis e intangíveis. E é por causa dele que seus clientes chegam e, simultaneamente, têm a possibilidade de se transformarem em defensores da marca.

Pense em como as opções de design da Apple ou em como a fórmula da Coca Cola deram certo. Por que não serviria para seu novo modelo de resistência cartucho? Os serviços de marketing podem propagar essa questão com uma chamada para ação dentro de um blog, um vídeo no YouTube e etc.

Preço

Você precisa definir com todo cuidado do mundo os preços de seus produtos, pois eles têm o chamado efeito cascata. Se for muito barato, poderá ter sua lucratividade abaixo daquilo que planejava e se estiver acima dos demais, afastará os possíveis interessados.

Isso é ainda mais coerente em setores competitivos, em que o valor impulsiona a estratégia de promoção. Saber disso é tão necessário quanto fazer o conserto de bomba de água numa piscina de um clube, por exemplo.

Para evitar qualquer deslize, tenha uma equipe para fazer análises de seu mercado-alvo.

Praça

Isso tem a ver com o local onde seu produto ou serviço é comprado. Cada marca tem uma especificidade diferente neste caso, tudo porque um e-commerce tem variações e buscas que se distanciam do varejo.

A experiência do cliente deve ser pensada para todos os canais. Mas, além disso, a ‘praça’ pode ter a ver com as formas pelas quais as promoções são apresentadas. Quando bem feitas, ficarão mais ‘iluminadas’ que as demais, como se um totem de led fosse usado para ampliar tal possibilidade.

Promoção

Promoção é aquilo que atrai as pessoas interessadas em adquirir algo de sua marca. Tem a ver com marketing direto, publicidade tradicional e online, colocação de produtos nas prateleiras e etc.

A tendência atualmente são as comunicações de marketing integradas. Ou seja, você compartilha uma mensagem que fica na mente do cliente (seja por conta da urgência, da escassez ou outros gatilhos) e eles têm a sensação de que necessitam daquilo.

Pessoas

Estamos nos referindo à sua equipe de marketing e todas as vertentes referentes ao impacto (positivo ou negativo) daquele trabalho. Com o tempo, essas oscilações aparecerão e você verá onde acertaram e onde melhorar.

Todos devem estar ‘na mesma página’ e entender quem é o público alvo. Por isso, crie personas para ajudá-los na empreitada e isso ajudará em suas necessidades, objetivos e obstáculos.

Posicionamento

Para destacar suas ofertas exclusivas, use o posicionamento. Quer direcionar sua estratégia de relações-públicas ou se comunicar mais efetivamente com clientes e prospects? Invista neste item!

Considere o que você oferece e para quem. Esses detalhamentos poderão ser úteis para criar um vasto padrão que corresponda aos vários mercados que está inserido. Leva tempo para se desenvolver, mas os ganhos são incríveis.

Processos

Isso se refere a como sua empresa entrega produtos e serviços aos clientes, afetando todos os processos planejados de marketing. No fim das contas, resvala no funil de vendas que está presente nas aquisições feitas pelos clientes.

Bons processos são uma vantagem competitiva (até porque, há marcas que não se atentam a esses detalhes e fazem tudo ‘na sorte’). E agora é hora de colocar isso em prática para gerar lucro.

Performance

Você pode julgar o desempenho dos esforços de marketing não apenas pelo retorno dos lucros, mas também pela performance referente aos seus seguidores e todo tipo de interação.

O objetivo é fortalecer conexões por meio de interesses e valores compartilhados. Muitas vezes, essas são causas ambientais e sociais que estão em alta em um determinado momento.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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