Marketing Digital

Pesquisa de mercado: o que é e importância para a estratégia do seu negócio

Ferramenta é essencial para mapear o mercado e construir um marketing eficiente

Estamos na era do marketing digital em que é preciso estar sempre atualizado, acompanhando as tendências para entender o que o consumidor precisa. Para isso, uma ferramenta muito importante para a estratégia de marketing é a pesquisa de mercado. 

Começar um negócio digital depende de estudos que possam moldar a sua ideia inicial para o público que você deseja alcançar. Esse estudo é feito através da pesquisa em que é possível encontrar oportunidades no mundo empresarial. 

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta usada para analisar a realidade de um segmento através da coleta de informações do público. Esse instrumento é usado para entender as características e hábitos de consumo do seu segmento de negócio. 

Ao coletar essas informações, uma empresa consegue analisar o seu segmento, conhecendo melhor o comportamento do seu público e realizando ações de marketing mais assertivas e eficientes para a persona da empresa.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Quando falamos em pesquisa, geralmente damos a entender a métodos tradicionais como questionários físicos, mas hoje em dia com o crescimento da internet, as pesquisas de mercado se tornaram digitais. 

A pesquisa de mercado precisa definir o objetivo do estudo, a amostra, o roteiro e o método de análise, isso é essencial para que a pesquisa gere insights importantes para o negócio. 

Existem diversas ferramentas no mercado que facilitam a criação de uma pesquisa de mercado. Algumas plataformas oferecem uma gama de estudos sobre os mais variados segmentos de mercado e que servem de embasamento para a estratégia de marketing de diversos negócios. 

Mesmo que esses dados e métricas não sejam sobre os clientes do negócio, eles podem refletir o comportamento do público do segmento. Também existem ferramentas que complementam a pesquisa, permitindo uma avaliação da concorrência e a coleta de feedback de potenciais clientes. 

Para montar uma estratégia de marketing eficiente, a análise da concorrência é essencial. Isso ajuda a entender como os concorrentes atuam no mercado e conseguem atrair o público. 

E claro, a pesquisa direta com os clientes serve para enriquecer o estudo. É possível fazer a pesquisa por meio de formulários online com perguntas simples de múltipla escolha. Tal estudo pode dar uma boa ideia de amostragem do público para trabalhar ações de marketing mais efetivas. 

Quais são as principais vantagens da pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é de suma importância para qualquer negócio, sendo necessária tanto para iniciar uma empresa como para avaliar o caminho do negócio no mercado. Confira abaixo quais são as vantagens de fazer pesquisas de mercado:

Conhecimento do público

Um dos principais benefícios da pesquisa é o amplo conhecimento do público. Por meio da pesquisa, é possível construir as personas, representações semifictícias do cliente, que são essenciais para planejar ações de marketing e vendas do negócio. 

Análise ativa da concorrência

O mercado é extremamente competitivo independentemente do segmento. Por isso, a pesquisa também é usada como forma ativa de analisar a concorrência. Entender como os concorrentes atuam, como as ações deles dão resultado é importante para tentar replicar ou planejar ações que sejam autênticas. 

Gerar insights

Como falamos no início desse tópico, a pesquisa de mercado deve ser feita de forma periódica, não apenas para começar o negócio. 

Essa ferramenta é essencial para gerar insights, identificando oportunidades e tendências do mercado para colocar em prática no seu negócio. Isso é fundamental para ganhar mais espaço no seu segmento. 

A pesquisa é uma ferramenta essencial para qualquer negócio. A estratégia de marketing digital precisa estar sempre sendo otimizada para gerar mais resultados, e por isso é preciso estar sempre fazendo pesquisa e estudando o segmento e os clientes ativamente com essa ferramenta. 

Priscila Dantas

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