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Pilares do marketing que podem auxiliar no empreendedorismo

Atuar com o meio empreendedor exige uma vasta gama de conhecimentos por parte do profissional. O mercado e o público se transformam de forma frequente, e cabe às estratégias de marketing se adaptarem a essas constantes mudanças.

O marketing, assim como o público, são elementos instáveis, dependendo de suas relações com o ambiente. Uma associação que parte de cunhos políticos, culturais e até tecnológicos, modificando a importância de um produto específico.

Antes disponíveis para uma parcela pequena da sociedade, hoje o acesso a internet é um elemento essencial para as relações sociais e de trabalho do ser humano.

A partir dessa necessidade, os serviços de empresas que lidam com a fabricação de equipamentos para internet são cada vez mais indispensáveis. O marketing e seu conjunto de ferramentas são artifícios essenciais para se compreender essas mudanças.

O termo marketing remete a movimentação do mercado, e a aplicação de suas estratégias pode garantir que o seu negócio também adquira essas habilidades mutáveis. Capaz de se adaptar às novas necessidades que surgem a cada dia por parte do público.

São essas mudanças que modificam as relações de trabalho, e ao mesmo tempo apresentam novas oportunidades para alguém que procura uma área diferente para investir na abertura de um empreendimento.

Voltando à questão da internet, o uso dessa tecnologia nos mais variados setores comerciais, faz com que um serviço de consultoria de TI para pequenas empresas tenha uma procura crescente no mercado.

Com essa realidade em vigor, um empreendedor pode enxergar nessa área uma possibilidade de trabalho, trazendo uma nova perspectiva para um setor que parecia ser muito técnico para as suas atividades e conhecimentos

Se o marketing apresenta tantas ferramentas propícias para a melhor realização do seu trabalho, é essencial conhecê-lo profundamente, assim como seus principais pilares.

Os pilares do marketing

O mercado atua com fundamentos específicos. Um conjunto de ideias de diferentes campos, que se bem aplicadas podem modificar positivamente o desempenho do seu empreendimento.

Por meio dessa constante transformação, nem mesmo os princípios do marketing estão isentos das mudanças que ocorrem nos meios de relacionamento entre o público e as marcas.

Dessa forma, eles passam a desenvolver diferentes modalidades, com estratégias específicas a serem seguidas para um setor em particular. Mas antes de se aprofundar em tais especificidades, é essencial conhecer os elementos básicos do marketing.

Os pilares do marketing tradicional

O marketing atua tradicionalmente com 4 pilares, servindo de base para praticamente todas as relações necessárias dentro de uma associação comercial. Eles são popularmente conhecidos como os 4Ps:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Essas ferramentas do chamado marketing mix permitem que uma empresa impulsione seu número de vendas, através da aplicação de diferentes conceitos, que atuam também de forma complementar a outros objetivos do negócio, como ampliar o seu público.

A título de exemplo, pode ser utilizado um carimbo de borracha, e o desejo de seu produtor em aumentar as vendas da mercadoria e apresentar suas funções para um número maior de consumidores.

O primeiro passo é focar nas qualidades do produto em si, destacando características que o tornam atrativos aos público, como o design da embalagem, a sua funcionalidade e outros atributos como tamanho, cor ou o material do qual ele é feito.

Após a definição das características do produto, outro fator decisivo no processo de compra é o seu preço. A relação entre custos e benefícios é levantada pelo consumidor, mas também deve ser feita pelos seus produtores.

Os custos de uma maquina empacotadora ou da matéria-prima usada são fatores capazes de influenciar no preço do produto, e no quanto será necessário cobrar para o negócio ter lucro, contando os gastos necessários ao processo de confecção desse artefato específico.

Definida a questão do preço, é necessário analisar a sua praça de comercialização, ou seja, os canais de distribuição do produto e os locais onde eles serão vendidos.

Por meio dessa ferramenta, é possível definir questões relacionadas ao estoque (centralizado ou dividido em diferentes pontos) e a entrega (por meio de um serviço fretado para empresas ou com a contratação de profissionais especializados na área).

O último pilar essencial para o marketing é o de promoção, que atua com os tópicos de comunicação relacionados ao serviço ou produto.

A realização de propagandas, merchandising em conteúdos televisivos, promoções e parcerias comerciais são apenas algumas das atividades abordadas por esse setor do mercado.

Apesar de se manterem como importantes ferramentas do marketing tradicional, o mercado vive em completa mutação, e dessa forma é necessária a idealização de novos pilares focados em diferentes ambientes. Além do físico, quando se fala do mercado digital.

Os pilares do marketing digital

O marketing digital compartilha de muitas características do modelo tradicional, mas ele atua também com diferentes objetivos, e por isso, carrega alguns aspectos próprios. 

Os pilares mais comuns são divididos em 5 ações:

  • Planejar;
  • Atrair;
  • Ativar;
  • Converter;
  • Fidelizar.

O ato de planejar se liga a necessidade de organização  de um projeto. Por meio de um plano de marketing, é possível identificar os interesses do seu público-alvo, além da definição e segmentação dele, caso sua empresa ainda não tenha isso estabelecido.

Para uma empresa de motoboy, as suas possibilidades de trabalho estão ligadas ao setor alimentício, mas também o de entregas de documentos e mercadorias.

As suas ações precisam ser definidas tendo em mente o público com qual o seu negócio pretende trabalhar, pois até mesmo dentro de uma única atividade – a de entregas, nesse caso – as possibilidades podem ser inúmeras.

Com um planejamento pronto e suas ações definidas, a sua empresa precisa trabalhar agora com a atração desses potenciais consumidores. Os serviços de comunicação e publicidade são essenciais nesse sentido.

É preciso que o público conheça os seus serviços antes de pensar na possibilidade de adquiri-los. Sendo assim, após o processo de abertura de empresa em São Paulo, é imprescindível que você apresente essa empresa ao público da região.

Então, por meio de anúncios e outras formas de contato, o seu negócio pode se identificar como a solução para um problema específico. Até mesmo aqueles desconhecidos ao público, expondo uma resolução através de um produto inovador.

Conquistada a atenção do público, é chegado o momento de ativar a sua probabilidade de compra. O processo de ativação ocorre em parceria com o pilar de atração. Um apresentando o produto ou serviço, e o outro destacando-os como as melhores opções.

Agora é preciso garantir que esse público atingido complete o processo de compra. O pilar de conversão está conectado às ações essenciais para a compra em si, por meio de um bom atendimento.

E ele não se resume às lojas físicas, pois um ambiente digital também deve ser receptivo ao público, como por meio de um aplicativo ou site intuitivo. São essas pequenas preocupações que podem transformar um potencial consumidor em um cliente.

E conquistado o cliente é preciso agir para que ele não vá embora, mantendo-se como um consumidor fiel. Por isso, o pilar final é o de fidelização, garantindo que a compra não seja o último passo dele, deixando em aberto a possibilidade de seu retorno.

Todos os pilares do marketing, do tradicional ao digital, atuam na implementação das melhores táticas de planejamento ao seu negócio, capaz de intensificar as suas ações em diversos sentidos, da produção ao contato com o público.

Como aplicar esses pilares ao seu negócio

Após realizar um meticuloso processo de estudo sobre essas ferramentas e suas funções, um empreendedor pode identificar a melhor maneira de aplicá-las aos seus negócios. Seja fortificando um procedimento já praticado ou adotando novas oportunidades.

Uma rede especializada em encomenda de doces para festas pretende aumentar o seu número de lojas, contratando para isso um grande percentual de novos colaboradores. Lidar com tamanha documentação pode atrapalhar a organização da empresa.

Uma forma de eliminar tal problema é através da terceirização de folha de pagamento, contratando uma agência de contabilidade responsável por gerir o controle desses documentos.

Essa ação específica pode permitir que o foco do seu negócio seja direcionado unicamente ao produto, garantindo que a linha de produção mantenha a mesma qualidade, agora com essa grande escala.

Essa ação está relacionada ao pilar de produto, mas outras ferramentas base também podem ser afetadas por meio dessa aplicação.

Entre elas o preço (que pode ser reduzido, diante a mecanização e barateamento dos custos de produção), a praça (as novas lojas instaladas) e a promoção (lembrando que é preciso divulgar a abertura de tais filiais).

Por meio da aplicação dos pilares, e da definição sobre quais podem interferir positivamente no seu negócio, o seu empreendimento pode atingir números maiores que o esperado, diante da profissionalização da sua empresa em questões estratégicas.

Mais do que os lucros, essas ferramentas atuam para um melhor estruturamento de todas as atividades realizadas em seu negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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