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Prepare suas estratégias de marketing para 2022

O marketing se tornou indispensável na era digital, especialmente para negócios que veiculam suas vendas na modalidade e-commerce, ou seja, dentro do âmbito totalmente online.

Pensar em estratégias que sigam as tendências sociais se tornou uma obrigação para aqueles que desejam se manter atualizados dentro do marketing, bem como querem seguir planejando a melhor abordagem possível ao seu público-alvo.

As principais tendências para 2022, quanto à publicidade e propaganda, podem ser resumidas a: 

  • Estratégias de publicidade ainda mais críticas;
  • Produção de conteúdo mais importante;
  • Publicidade direto ao consumidor (D2C) assumindo a liderança;
  • Maior uso de software para controle de estoques;
  • Marcas aprendendo sobre consumidores sem depender de dados de terceiros;
  • Retenção de clientes de modo mais proativo;
  • Aumento de gastos com mídia digital;
  • Redução de gastos com agências;
  • Marketing de conversação;
  • Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina mais fortes.

Em resumo, a tecnologia ganhará ainda mais protagonismo, especialmente quanto ao uso de recursos de inteligência artificial para otimização dos processos necessários à jornada do cliente.

Em 2022, muitas atividades realizadas por humanos ainda em 2021, serão repassadas às máquinas, envolvendo os setores de assessoria contábil, atendimento, gestão interna de estoque e pesquisa de mercado.

Tais fatores não implicam necessariamente em demissão em massa, mas sim em um redirecionamento de funções da mão de obra humana.

A máquina executará as tarefas mais iniciais como atendimento e coleta de dados, ao passo que a mão de obra humana será responsável por resolver problemas mais complexos ou continuar o atendimento iniciado, se for necessário.

Um outro fator a ser levado em consideração é que a Google, uma das maiores empresas no ramo de buscas, anunciou o fim dos cookies para 2022.

Os cookies são mecanismos pelos quais os sites podem guardar dados sobre os usuários e acessos, com o consentimento deles. Funcionam como uma alimentação industrial de bancos de dados, obtida a partir dos acessos e interações com a página.

Sem a presença desse recurso, a coleta de dados para atualização das estratégias de publicidade terá de ser por conta própria.

Agora que você já sabe quais as principais tendências para o marketing de 2022, confira 10 boas práticas e recomendações para estar por dentro das principais estratégias a serem adotadas no próximo ano.

1. Invista em eventos online

Eventos online (como webinars, seminários, concursos nas redes sociais ou lançamentos de produtos) são sempre uma ótima maneira de divulgar a marca para seus clientes costumeiros e em potencial.

Os eventos online podem não trazer grandes receitas de uma só vez, mas sem dúvida ajudarão o seu negócio a crescer a longo prazo.

Uma sugestão é o sorteio de mochilas personalizadas para brindes ou ainda blocos, canecas ou canetas personalizadas nos eventos. Isso estimula maior compartilhamento e interação dos potenciais clientes com sua empresa.

2. Diversifique sua estratégia de marketing de conteúdo

Criar e manter um blog se tornará ainda mais essencial em 2022, uma vez que a obtenção de dados dos clientes será mais dificultada após o anúncio da Google de que os cookies deixarão de existir.

Muitos consumidores se recusarão a dar suas informações a uma empresa que não tem provas concretas de que eles são especialistas e referência no ramo.

Um estudo recente por especialistas do Blog Tyrant, que democratiza o acesso do público a informações sobre construção de blogs, demonstrou que 47% das pessoas que acessam o site para adquirir um produto, leem ao menos entre 3 a 5 postagens antes de comprá-lo.

Sendo assim, seu conteúdo escrito é uma excelente maneira de construir sua reputação enquanto educa os usuários sobre seus produtos ou serviços e ajuda os novos visitantes a superar os pontos problemáticos associados ao seu segmento.

3. Priorize a personalização

Segundo dados do site PushEngage, coletados sobre o ano de 2020, 80% das pessoas afirmam ter maiores chances de adquirir um produto se receberem campanhas personalizadas ao seu estilo de comportamento.

Desta forma, pensar em personalizar as estratégias se tornou essencial para atingir diretamente o público-alvo. Sendo que essa ação pode se sair ainda melhor com a locação de mão de obra temporária

Ademais, analise seus clientes e aprenda sobre os vários interesses, objetivos e pontos problemáticos, além de entender as necessidades.

A chave para criar uma estratégia de personalização de alto nível é entender o seu público-alvo. Se você não sabe muito sobre as pessoas que visitam seu site, terá dificuldade em convencê-las a se envolver com sua empresa.

4. Apresente e deixe claras as provas sociais

Cada vez mais as pessoas têm buscado aprovações positivas de outros compradores acerca do produto antes de adquiri-lo. Essas aprovações, que podem ser sob a forma de comentário ou avaliação, são chamadas de provas sociais.

A prova social ajuda a convencer os visitantes que estão em cima do muro a seguir com seu pedido, compra ou assinatura. O benefício mais notável de adicionar essa estratégia ao seu site é que você terá a oportunidade de construir a confiança do seu público.

Se o cliente deseja comprar papel sublimatico tratado de uma determinada papelaria, por exemplo, pode querer saber qual a experiência dos demais usuários ao comprarem o mesmo produto neste mesmo local. Isso acaba orientando a compra da pessoa.

5. Otimize a pesquisa por voz

A pesquisa por voz é usada pelos compradores para encontrar novos produtos, descobrir respostas para perguntas e se envolver com empresas. Esse tipo de pesquisa funciona como uma empresa terceirizada serviços gerais, dando assistência.

Se você deseja maximizar a estratégia de otimização de pesquisa, oferecer a pesquisa por voz é fundamental.

Existem duas maneiras simples de otimizar seu site para pesquisa por voz. No primeiro caso, você escolhe uma lista de palavras-chave nova ou ligeiramente alterada para as pessoas que estão descobrindo seu site por meio de voz. 

Geralmente, as palavras-chave da sua pesquisa por voz devem soar mais como o que alguém pode dizer em vez de digitar.

Em um segundo caso, é uma boa ideia tornar o conteúdo do site mais coloquial. Quando você escreve em um tom coloquial, sua escrita parece mais com o que alguém pode dizer em vez de digitar. 

6. Ajuste o design do site conforme a época

Em todos os canais de comunicação, as primeiras impressões são importantes, portanto, as tendências em design visual e gráfico podem ter um efeito no desenvolvimento da preferência por uma marca.

Como a sociedade da era digital permanece em constante atualização, o design dos websites e plataformas deve acompanhar as tendências, a fim de atrair os olhares do público-alvo. Tendências que ainda perdurarão em 2022 quanto ao design são:

  • Visuais inclusivos;
  • Visualizações divertidas de dados;
  • Planos de fundo em negrito;
  • Ícones e ilustrações coloridas;
  • Memes de marca;
  • Citações.

Fazendo uso desses elementos, o site demonstra, por meio do design, estar sempre atualizado e acompanhando as tendências e anseios sociais, o que culmina na maior credibilidade da marca.

7. Revise os recursos de conversação

É imprescindível que seja realizada uma revisão sobre o uso de inteligência artificial usado nos robôs de conversação (Chatbots) e os resultados obtidos a partir deles.

Em muitos casos o robô pode ter abordagens muito superficiais e generalizadas, o que acaba por afastar o potencial cliente.

Sendo assim, é essencial fazer uma revisão das possibilidades de respostas e interações com o cliente, visando tornar a ferramenta a mais personalizada e humana possível.

8. Adote o Omnichannel

A estratégia Omnichannel, ou Omni canal, se concentra em fornecer uma experiência consistente e personalizada para os compradores em todos os canais e dispositivos. É baseado no cliente, não no canal. 

O principal objetivo é tornar a experiência do comprador o mais fácil possível, e isso significa envolvimento consistente, independentemente de onde ou como o comprador está interagindo com você, seja por smartphone, tablet ou notebook.

Adotar essa estratégia é como estabelecer o mecanismo de um transporte e movimentação de cargas dentro da empresa, levando ao consumidor o que ele deseja, independentemente de onde esteja.

9. Aumente a interatividade dos conteúdos

Busque inserir elementos de interação nos conteúdos veiculados. Isso chama mais a atenção do público e estimula a curiosidade e interação com o material proposto.

Uso de vídeos 3D, realidade aumentada e inteligência artificial na pesquisa por voz podem ser ótimas estratégias nesse sentido e no marketing.

10. Procure influenciadores

Cada vez mais os consumidores têm sido guiados por influenciadores que seguem a comprar produtos que divulgam. Isso porque o serviço de um influenciador se baseia no fornecimento de uma prova social positiva.

Sendo assim, no ano de 2022, é ainda maior o número de influenciadores que pode surgir, e isso tende a trazer muitos clientes para as empresas, consolidando-se como uma estratégia importante aos negócios.

Os próximos anos podem acenar para uma maior demanda por equipes de marketing e profissionais de comunicação mais ágeis. Com base nas dicas desse artigo, atualize seu marketing para 2022 e mantenha uma boa interação com seu público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Guia do Investimento: onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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