Marketing B2C (negócio para consumidor) é um modelo de venda direta para quem irá consumir dos seus produtos ou serviços. Aquelas empresas que venderão para quem já utilizará o que foi comprado e não para revenda.
O modelo B2B (negócios para outra empresa) o dono de uma outra empresa consumirá o que você vende ou fornece em serviços. O maior desafio desse tipo de estratégia de marketing, é o cuidado quando ele é feito de acordo com o intuito de captação de novos clientes.
É preciso separar as estratégias que cada modelo possui, já que para um você vende diretamente para seu consumidor final e outro para empresas que possuem necessidades diferentes e que podem estar comprando em atacado para revender em varejo; um modelo que podemos utilizar é pegar uma empresa que venda detergente clorado e que compre de um vendedor em boa quantidade para fazer a revenda em seu comércio.
A presença do B2B e B2C no e-commerce
É preciso que antes de executar esse tipo de marketing, seja definido para quem ele será feito, tendo essa definição, será possível colocar em prática as estratégias que serão prescritas. Estes são alguns modelos de e-commerce (vendas pela internet).
Imagina que sua empresa venda ferramentas para empresas de manutenção predial, o B2B, fará a venda desses itens de CNPJ para CNPJ. Ou seja, uma empresa consumirá dos produtos de outra.
No B2C, é CNPJ vendendo para CPF, como comércios de móveis e diversos outros utensílios: Americanas, Magazine Luiza, Casa Bahia. É a negociação da empresa com o consumidor final.
Desafios do marketing B2B e B2C
Falando do B2C, um de seus desafios são:
Atingir locais mais distantes e com menos acesso a internet, já que este modelo é de e commerce. Esta forma de venda para cadastro de pessoa física, gera mais lucro para as empresas já que quase todo mundo tende a comprar as coisas pela internet.
Manter estratégias de marketing para manter seu cliente presente neste tipo de compra, já que não possui contato presencial com ele.
Saber diferenciar as estratégias usadas para alcançar pessoas físicas e não jurídicas, pois é preciso identificar que são tipos de compras com destinações diferentes, fazendo o acompanhamento personalizado.
Os desafios do B2C:
É preciso tomar estratégias que captem estas empresas para consumirem dos itens que seu comércio vende e não permita com que recorram aos seus concorrentes. Mostre eficiência na sua operação, qualidade de seu produto e os fidelize. Pense que sua empresa é de projeto de instalações elétricas e queira conquistar uma construtora, que possui vários projetos e obras, capita-los para usarem apenas de seus serviços, fará com que em todos os futuros trabalhos, vocês atuem junto com eles e passem o seu nome para clientes e outras empresas do mesmo segmento.
Por isso é tão importante que mantenha essas estratégias de marketing digital, com venda via e commerce, para aumentar a credibilidade, visibilidade e formas corretas de oferecer seus serviços e produtos para o mercado.