É praticamente impossível abdicar do comércio virtual hoje em dia. Tem sido cada vez mais rotineiro fazer compras pela internet, principalmente depois da pandemia que fechou momentaneamente as lojas físicas.
Para quem quer iniciar nesse ramo é preciso identificar as principais características e oportunidades: há, por exemplo, opções como marketplace e e-commerce. São dicas preciosas que valem para qualquer tipo de comércio de produtos e serviços.
O e-commerce pode ser feito por meio da internet, seja por site, plataforma ou aplicativos. É basicamente a venda do produto por uma única empresa, seja ela fabricante ou revendedora. Outra característica importante é que em uma venda por e-commerce não existe um intermediador. A negociação é direta entre a loja virtual e o consumidor final.
Por sua vez, o marketplace é um ambiente virtual e, assim, como o e-commerce, são comercializados produtos como, por exemplo, purificador de ar. Nessa modalidade, várias empresas vendem seus produtos, mas com preços e condições diferentes.
O processo de abertura de um e-commerce é semelhante ao de qualquer outro comércio. É necessário investimento social e espaço físico para o escritório e para o estoque dos produtos. Você vai precisar providenciar alvarás e registros nos órgãos governamentais como Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial, Receita Federal e outros.
Da mesma forma que ocorre com qualquer outra empresa, o segredo é ter planejamento para abrir um e-commerce. O primeiro passo é escolher o segmento de mercado que você quer atuar como, por exemplo, enceradeira de piso, seu público-alvo, o investimento disponível e muitas outras variáveis.
Assim como o e-commerce, o marketplace é basicamente um ambiente virtual onde são comercializados produtos. No caso do marketplace, podem ser várias empresas vendendo seus produtos. Muitas vezes até os mesmos produtos, mas com preços diferentes. Um bom exemplo é o shopping center.
O vendedor de uma loja de inversor de frequência tem a possibilidade de personalizar de forma única as mercadorias ofertadas para que o consumidor escolha visitar sua loja. Pense no marketplace como um shopping virtual, onde existem várias lojas vendendo seus produtos.
Montar um e-commerce demanda investimento em plataforma, ferramenta de pagamento, serviços logísticos e controle de estoque. O marketplace, por sua vez, exige uma plataforma intuitiva e investimento em tecnologia.
Empresas de marketplace também costumam aproveitar a visibilidade de grandes empresas que investem alto em marketing. Os benefícios de ambas as ferramentas são muitas, mas principalmente a comodidade de garantir ao cliente diversas opções de produtos e serviços.
Se você ainda estiver em dúvida entre adotar o marketplace ou o e-commerce é importante analisar quais são as características de seu negócio, se você quer ou não ter estoque de produtos, o plano de negócios, seus objetivos e outros detalhes. Com essas informações a tomada de decisão será muito mais fácil e certeira!
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.
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