Qual a importância do Storytelling para uma empresa?

Você sabe como se comunicar de forma eficiente com seu público? Sabe atingir os pontos fortes e fracos, e envolver as pessoas de uma forma cativante? Contar uma boa história e saber dialogar dessa forma mais direta é uma missão bem mais complicada do que você pode imaginar, e para alcançar as pessoas de maneira mais eficiente, muitas empresas utilizam o famoso storytelling. 

Essa técnica consiste em transmitir mensagens de forma interessante e cativar o público da melhor maneira possível, contando uma história que realmente toque as pessoas e faça com que elas sintam uma conexão com a empresa, sendo uma verdadeira válvula direcional para os sentimentos. 

Muitas pessoas acreditam que contar essas histórias pode ser uma grande perda de tempo, e usar o storytelling não é algo que gera resultados para a empresa, mas quem pensa assim está redondamente enganado! Afinal, a humanidade é movida pelo ato de contar histórias, e toda a humanidade desde a era pré-histórica, baseia sua vida nisso. 

No texto de hoje, iremos mostrar para você tudo sobre o storytelling, e principalmente qual a sua importância e os impactos que ele pode causar dentro de qualquer negócio, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o storytelling?

Originário do inglês, o termo storytelling pode ser traduzido como “story” história, e telling “contar”, ou seja é o ato de contar uma história, e como o próprio nome já indica, tem como principal objetivo contar história envolventes e que sejam cativantes para o público, utilizando palavras e recursos audiovisuais. 

Esse é um recurso muito utilizado no marketing e na publicidade, e visa tornar o relacionamento entre empresa e público algo muito mais próximo, influenciando o poder de decisão de compra das pessoas, e despertando gatilhos mentais que ajudam nas tomadas de decisões. 

Mas acredite, o storytelling pode ir muito além disso, abaixo, separamos os principais pontos do storytelling e os motivos dele ser tão importante para qualquer empresa, podendo ser o “coração” das estratégias de marketing, assim como uma bomba hidráulica dentro de qualquer sistema hidráulico.

Faz sua marca ser lembrada e reconhecida

Você provavelmente deve lembrar de algum storytelling que considera marcante, afinal, toda história que é bem contada costuma marcar a gente e deixar uma lembrança dentro de nossa memória.

Um bom storytelling tem o poder de fazer com que sua marca seja lembrada, e constantemente citada pelos seus consumidores, desde que ele seja bem feito, é possível que sua empresa fique na cabeça das pessoas durante muito tempo, o que gera reconhecimento e faz com que você assuma a preferência para os consumidores. 

Crie conexões e aproxima a empresa do cliente

Quando você compartilha uma história com outra pessoa, você começa a criar uma conexão mais íntima e um diálogo mais assertivo, o que consequentemente, gera uma aproximação entre a empresa e o seu cliente. 

Se você conhecer mais sobre seu público-alvo, seus gostos, interesses, e como chegar neles, sua abordagem pode ser ainda mais assertiva, gerando uma aproximação única e extremamente cativante. 

Entrega conteúdo de valor aos consumidores

Todo storytelling é bem feito e acaba se destacando se comparado a conteúdos mais comuns, você consegue identificar uniformes profissionais de roupas casuais, certo? Então também sabe identificar quando a empresa está contando uma história emocional ou é apenas mais um anúncio comum. 

Esse tipo de conteúdo costuma entregar mais valor aos consumidores, já que levam mais tempo e são feitos de forma muito mais “carinhosa”, o que consequentemente, ajuda na satisfação dos usuários, fazendo com que eles tenham acesso a algo de qualidade. 

Ajuda na decisão de compra e aumenta o número de conversões

Como já citamos antes, o storytelling ajuda as pessoas nas suas tomadas de decisão, e no seu poder de compra, essa é uma ferramenta fundamental para despertar gatilhos mentais e fazer o consumidor realizar determinada ação. 

Por consequência, o storytelling pode ser aquele auxílio necessário na decisão de compra, aumentando o número de conversões e fazendo com que a pessoa atue de forma muito mais convicta, seguindo seu coração.

O que achou do texto de hoje? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE