Qual a média salarial de um profissional da informática?

Quanto ganham os profissionais de TI ou informática? O salário da maioria dos profissionais de TI no Brasil é justo?

Se não, existem outras formas de aumentar o salário desses profissionais?

Então, se você é um profissional de TI se perguntando se sua renda realmente condiz com suas habilidades com a constante transformação digital, além disso não vê a hora de melhorar a sua situação financeira, preste atenção porque vamos compartilhar algo muito importante com você.

Mas antes de entrarmos em quanto dinheiro um profissional ganha com você, por favor me responda às seguintes perguntas:

Você realmente quer facilitar a vida de seus clientes fornecendo soluções inteligentes que são convenientes, ágeis e seguras?

Você é um tipo de profissional muito curioso com uma mentalidade que foca no seu crescimento?

Você é focado, criativo e, o mais importante, antifrágil diante das adversidades do setor?

Se você respondeu “sim” às três perguntas acima, então sabe que você realmente é um profissional diferenciado dentro do mercado. Pois, a competência técnica será o requisito mínimo que os profissionais deverão seguir.

Com o tempo, as ocupações de tecnologia da informação subiram no ranking dos empregos mais bem pagos do país.

 Atualmente, profissionais de TI podem ser encontrados nessa área com salários superiores a R$ 50 mil, dependendo do nível de qualificação e da empresa.

Profissionais estão em alta demanda em empresas de médio porte e start-ups (pequenas empresas com ideias e tecnologias inovadoras, bem como grandes empresas).

Apesar da alta demanda, os profissionais da área ainda são escassos, por isso muitos empregadores estão investindo em Cursos de Informática para pessoas de todas as idades e gêneros, com o objetivo de atrair mais pessoas para o setor.

Afinal, quanto ganham os profissionais de TI? Isso é bom ou ruim?

Os ganhos dos profissionais de TI dependem do nível de especialização, quando e onde estão no mercado.

Dito isso, com exceção da experiência profissional (estagiário, nível básico, período integral, avançado, mestrado), esse salário varia de acordo com as ofertas e necessidades regionais.

Portanto, vale ressaltar que, em geral, os salários podem variar de 3.174,02 reais a 18.466,07 reais.

Saiba que o nível de experiência será um dos fatores que influenciam as mudanças nos salários dos profissionais de TI.

O que faz um profissional de TI?

Os profissionais de TI são responsáveis ​​pelo desenvolvimento, implementação e manutenção das redes, soluções e produtos para comunicação e troca de dados dos computadores e sistemas. 

A tecnologia da informação é um campo multidisciplinar, portanto, os profissionais de TI podem se comportar de diferentes maneiras, realizando assim os devidos processamento de dados, implementando as soluções de TI, lidando com hardware e software.

A grande maioria das empresas de todos os portes e setores conta com sistemas inteligentes que facilitam seus processos do dia a dia. 

Hoje é difícil imaginar uma empresa sem um profissional de TI que tenha o conhecimento necessário para operar uma variedade de operações técnicas, das mais simples às mais complexas operações.

Qual o piso salarial do profissional de TI?

Destacamos que os profissionais de TI não possuem um salário mínimo uniforme em vigor em todo território brasileiro, muito pelo contrário.

Dependendo do ramo da empresa em que o profissional de TI trabalha: comercial, de serviços, industrial e de transporte, a linha de base salarial para cada nível dentro do setor pode variar muito. 

Esses valores são negociados por sindicatos de diversos setores em acordos definidos e acordos coletivos com empregadores, por isso pode-se notar que os salários variam muito de empresa para empresa.

A única exceção será dentro da área de engenheiros de computação e telecomunicações. 

Essa categoria tem um salário mínimo profissional que será definido em lei, é válida em todo o território nacional e está vinculada ao salário mínimo vigente. Esses valores variam de acordo com o dia útil de cada dia. do seguinte modo:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

O mercado para o profissional de TI

O rápido desenvolvimento da tecnologia móvel para celulares e tablets ajuda a ampliar cada vez mais o campo de atuação dos profissionais de TI. 

No Brasil, existem muitos cursos de formação possíveis para esses profissionais. No essencial, podemos destacar:

  • Ciências da Computação
  • Engenharia da Computação
  • Informática
  • Sistemas de Informação
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Banco de Dados
  • Engenharia de Telecomunicações
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Redes de Computadores
  • Sistemas para Internet

O mercado tem grande espaço para todos, porém conseguir um salário alto exige muito aprendizado dos profissionais (certificação, especialização e treinamento por meio de Cursos de Computação, vontade de inovar dentro do mercado, falar inglês é essencial porque a grande maioria das tecnologias e idiomas vem do exterior.

Como se tornar um profissional de TI?

Para se tornar um profissional da área e ainda ser bem remunerado, você deve primeiro se inscrever em um programa de bacharelado ou tecnólogo na região.

A duração média da primeira é de dois anos, enquanto a segunda pode ser concluída na metade do tempo. Ambos conferem diplomas de nível superior credenciados pelo MEC e valorizados por empresas que buscam profissionais qualificados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE