Segmentação de leads: como fazer?

Um lead bem feito ajudará a sua marca, seja ela de maquiagem ou de fábrica de imãs de ferrite, a vender mais num espaço curto de tempo. Mas você ainda tem dúvidas sobre o que é este termo? 

O lead, nada mais é do que consumidores que se interessam verdadeiramente e estão dispostos a comprar seus produtos ou serviços. E com uma boa segmentação o gestor conseguirá chegar ao topo do funil de vendas com mais facilidade. Quer saber mais a respeito? Então vem com a gente! 

Vantagens da segmentação de leads

Para deixar ainda mais claro todos os benefícios dessa segmentação, iremos trazer alguns pontos importantes:

  • Facilita a criação de sua estratégia;
  • Mostra as pessoas que realmente acreditam em seus produtos e serviços, permitindo focar seus esforços exatamente nelas;
  • Aumenta as chances de abordagens personalizadas;
  • Amplia, sistematicamente, a conversão das vendas.

E agora, que você já sabe de todos estes fatores positivos, entenda como fazer para segmentá-lo.

Etapas para criação

Lembre-se que a segmentação pode ser comparada a uma chave de nível, pois quanto mais correta e coerente, maior as chances de manter a segurança e a eficácia. Dentro dos estágios para este processo, temos:

  • Aprendizado e descoberta: Pense que seu cliente ainda não sabe ou não reconhece o problema que possui. Você, como especialista no assunto, irá criar conteúdos mais conceituais e inserir em blogs e nas redes sociai;
  • Reconheça o problema: Nesta segunda etapa, conteúdos como planilha ou mesmo podcasts darão uma profundidade maior ao tema. entenda que, este tipo de conteúdo deve ser enviado a clientes que entraram em contato com a sua empresa simplesmente porque são pessoas, que já sabem de seus problemas e querem solucioná-los;
  • Cases de sucesso e solução: Colocar cases de sucesso, criará uma aproximação entre sua marca e o cliente e mostrará que é possível que grande parte das dores e das necessidades, sejam solucionados.

Entenda sobre análise de dados

Tão importante quanto esta parametrização mostrada acima, é a análise de dados. Com bons profissionais envolvidos neste trabalho, será possível não só dar mais qualidade às estratégias, como também variá-las. 

Para ficar atualizado e acompanhar o desenvolvimento de todas as ações, ferramentas disponíveis dentro da internet são tão essenciais para sua empresa quanto uma batedeira industrial dentro de uma cozinha bem equipada.

Classificação dos leads

Os leads podem ser classificados de três maneiras, como veremos a seguir:

  • Marketing Qualified Leads: São aqueles clientes que já tem noção de seu problema, mas ainda não sabe como resolvê-lo. Um bom acompanhamento de seu time de vendas, pode transformá-lo em um cliente fiel;
  • Sales Accepted Leads: No meio deste funil estamos chamados SAL. Esta é a hora do seu time de pré-vendas interagir com o cliente e fisgá-lo. Simplesmente porque o mesmo já foi educado pelo marketing e tem acesso a seus produtos e serviços;
  • Sales Qualified Leads: Nesta fase, o cliente já tem em mente que seu produto ou serviço é o melhor para ele. Com o time de vendas bem treinado e pronto para tirar qualquer dúvida, é questão de pouco tempo para efetuar boas vendas!

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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