A internet propiciou que fossem criadas plataformas que incentivassem a criação de vídeo marketing. E esta função pode ser usada como uma luminária de emergência no seu nicho, levando mais clientes e lucros para você.
Os smartphones tornam o consumo desses vídeos cada vez mais fácil e streamings como a Netflix e a Prime Vídeo também contribuíram para tal crescimento.
Ficou curioso e quer saber mais a respeito disso? Então, vem com a gente!
O que é vídeo marketing?
Qualquer campanha de marketing, seja de moda ou de servomotor, que dependa de vídeos já é considerada vídeo marketing. Então, eles podem ser incluídos em uma gama de estratégias que incluem:
- propaganda,
- marketing de entrada,
- marketing digital,
- funil de vendas
- email marketing
Como dá para perceber, a criação de vídeos é feita por etapas, que vai do planejamento à edição, da filmagem real à publicação.
Acha que para por aí? Claro que não!
A estratégia do Video Marketing precisa se adequar à missão, visão e valor da sua empresa, falar a linguagem do seu público e dar um panorama geral de seu produto.
Por exemplo, uma campanha de tinta térmica, deve apresentar todas as cores, personagens e sensações. Para que os espectadores e clientes se relacionem, imediatamente, com a marca.
São necessárias diferentes estratégias e, por isso, discutiremos como criar algumas delas.
Como criar uma estratégia de vídeo marketing?
- Conheça o seu público
O principal benefício que uma estratégia de vídeo marketing pode trazer é o engajamento do público.
No entanto, as pessoas só irão assistir e interagir com seu conteúdo, se desenvolver esta etapa adequadamente. Entenda as características do público-alvo e estaja no centro da estratégia.
É fundamental conhecer os assuntos abordados no vídeo ou ter uma edição qualificada (seja sua ou de uma equipe contratada). Porém, se você não entender seu público, a entrega da mensagem dificilmente ficará clara.
Portanto, é obrigatório realizar um estudo para identificar melhor as características das pessoas que você deseja alcançar.
Por exemplo, você precisa entender quais canais seu público prefere (YouTube, Instagram e etc.), para otimizar sua estratégia e melhorar seu ROI.
Para conhecê-los melhor, não exite em enviar questionários específicos ou consultar os dados existentes.
Se sua estratégia de marketing digital estiver completa, você já deve estar reunindo e armazenando informações sobre seus clientes.
- Configurar uma buyer persona
Depois de reunir estas informações referentes ao seu público, comece a construir uma persona. Para que tudo isso possa ser bem sucedido, a marca já deve contar com padrões altos no que diz respeito aos dados.
Lembrando que: a persona é um personagem criado para representar o consumidor que você considera ideal.
Além dos dados demográficos, pode-se adicionar elementos mais específicos à sua ‘personalidade fictícia’. Tente colocar características que a aproximem de um indivíduo real, tornando-o uma referência para seus esforços de marketing e comunicação com o cliente.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais