Vídeos de marketing: Como fazer?

O marketing digital é uma área que está sempre se reinventando e adotando novas tendências para atrair mais público. E justamente uma dessas novas tendências é o conteúdo feito através de vídeos. 

Em uma campanha convencional, sobre uma usinagem de peças, utilizando a combinação de uma imagem com texto, ela pode chegar a ter um alto engajamento, mas acredite, se você utilizar o vídeo, os números podem ser muito diferentes.

Isso porque a tendência é que os vídeos gerem 12 vezes mais compartilhamentos do que uma publicação de texto e foto, fazendo com que a divulgação aumente e ainda mais pessoas conheçam sobre seu negócio. 

As pessoas têm muito mais interesse, e costumam aprovar muito mais o conteúdo neste formato, muito por conta de sua interação, praticidade, facilidade, conforto e diversão. Mas calma, também não adianta pegar a câmera e sair gravando vários vídeos apenas por gravar. 

Para que essa estratégia dê certo, é preciso ter um planejamento, e produzir um conteúdo que seja de alto impacto, original, criativo, que agreguem valor e que se conectem com a audiência. Então se você quer saber como fazer vídeos de marketing, separamos um passo a passo para você aprender. 

Defina suas metas

Assim como todo bom planejamento, é preciso sempre começar traçando quais são suas metas ao realizar os vídeos, ou seja, quais os resultados que você espera ao utilizar esse tipo de estratégia em seu negócio. 

Deseja aumentar o tráfego do seu site? O número de vendas? Aumentar o número de seguidores? O seu engajamento? Melhorar sua imagem? Alcançar mais pessoas? Enfim, as possibilidades são diversas e é o primeiro passo para você começar a produzir seu vídeo de marketing. 

Conheça seu público e o mercado

Bom depois de definir quais são seus objetivos, é hora de fazer uma pequena (ou grande), pesquisa sobre o seu público e o mercado que você atua, conhecer as pessoas que consomem seu conteúdo, ou são potenciais consumidores, é essencial para entender qual o estilo de vídeo você deve fazer, uma área como calibração de instrumentos, pode ter um tom mais sério, com conteúdos em formato de dicas. 

Também é sempre importante ficar de olho no mercado, qual tipo de conteúdo seus concorrentes estão fazendo? Quais temas são abordados? Às vezes é bom pensar em estratégias novas que fujam do convencional e do que está sendo feito. 

Pense nos temas que serão abordados e no formato

Agora que você já sabe sobre sua meta, e conhece seu público e concorrentes, fica muito mais fácil definir os temas que serão abordados em seus vídeos, você vai partir para um lado mais institucional? Ou prefere algo como dicas e tutoriais? Lembre-se sempre de ser criativo ao procurar temas e busque sempre se destacar do restante do mercado. 

Também é fundamental planejar qual o formato seus vídeos serão veículos, ou seja, quais redes sociais você irá postá-los, vídeos mais longos são ideais no Youtube, já vídeos com uma duração média, possam ser postados nos reels do Instagram ou feed do Facebook, enquanto se quiser ir para uma pegada mais divertida, o TikTok é o ideal. 

Monte um roteiro, treine e separe seus equipamentos

Depois de definir o tema e a plataforma onde o vídeo será veiculado, é hora de começar a colocar a mão na massa, o primeiro passo é montar um roteiro, então escreva todas as falas e ações que você vai ter durante o vídeo.

O roteiro é a base para que você consiga se guiar, e torne essa estratégia mais profissional e correta, é recomendado utilizar a estratégia de storytelling para você se aproximar ainda mais do público.

Depois de montar o roteiro, e revisá-lo, você deve praticar, falar em vídeo pode não ser uma tarefa tão fácil assim para todas as pessoas, muitas tem dificuldades de se expressarem, então, tente treinar o máximo possível sua entonação, seu jeito de falar, seus gestos, e por aí vai.

Falar sobre transformador de solda sem uma preparação roteirizada, pode ser algo bem arriscado. 

Por fim, separe ou invista em equipamentos para que finalmente você possa gravar, não é preciso nada profissional, mas uma ring light por exemplo, já pode ajudar bastante na iluminação e qualidade do vídeo. 

Capriche na edição e acompanhe os resultados

Enfim, depois do conteúdo já gravado, é hora de editar, então caso você não saiba como fazer isso, procure algum profissional que seja realmente bom na edição, puxe para o tom que você deseja abordar, e deixe o vídeo perfeito para ser colocado no ar. 

Por fim, basta acompanhar e mensurar a repercussão e resultados do seu vídeo, veja como está seu alcance, engajamento, feedback do público, e principalmente, se a meta que você traçou lá no primeiro passo foi alcançada. 

Gostou do conteúdo de hoje? Já está pensando em se aventurar gravando alguns vídeos? Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos!

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE