O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, são cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensais, com mais de 500 milhões de pessoas que acessam a plataforma diariamente e uma taxa de engajamento 23% maior que o Facebook. Só no Brasil, são mais de 110 milhões de pessoas conectadas, sendo o terceiro país no mundo com mais acessos.
Todos esses números são realmente assustadores, mas são completamente justificáveis, a plataforma é muito popular e apresenta um conteúdo extremamente variável e agradável aos olhos do grande público, dentro dessa rede é possível encontrar de tudo desde alguém mostrando como realizar a limpeza de fossa de maneira correta até alguma “trend” que viralizou como uma dança ou um desafio.
O Instagram é tão completo que não se limita apenas em seu conteúdo, ele também é um ótimo canal para quem deseja aumentar suas vendas. Para se ter uma noção, só a receita com publicidade dentro da plataforma alcançou a marca de 26 bilhões de dólares em 2021, cerca de 140 bilhões de reais.
Usar essa plataforma ao seu favor pode ser uma ferramenta importante para ampliar suas vendas. Por este motivo, no texto de hoje separamos 4 dicas que vão te ajudar a vender mais pelo Instagram, preparado para se destacar? Então vamos lá!
- Crie um perfil de negócios, capriche na descrição e na sua identidade visual
O primeiro passo para vender mais pelo Instagram é criando o seu próprio perfil comercial, mesmo se você já tiver uma página, crie uma totalmente nova focada única e exclusivamente na sua empresa.
Não é interessante para os usuários que estão acostumados a ver sobre sua rotina pessoal, começar a ver conteúdo sobre seu servomotor, como ele funciona e o preço de seus produtos. Separe muito bem as duas coisas.
Na montagem de sua conta, se atente em alguns itens básicos, monte um logo e possua uma identidade visual atrativa e extremamente eficiente, que remeta a sua marca, também é importante caprichar na sua descrição, resumindo bem a sua empresa e falando de forma breve, tudo que o seu negócio é envolvido.
- Mantenha o engajamento com seus seguidores
Logo no começo do texto, falamos que o Instagram costuma ter mais engajamento do que o Facebook, certo? E é justamente esse engajamento, que pode fazer com que você alcance resultados extremamente positivos.
Grave stories com enquetes, perguntas e respostas e outras formas de interação, poste conteúdos com uma certa frequência, como vídeos nos reels, carrossel, e etc, sempre com uma alta qualidade na imagem e uma ótima descrição.
É claro que o seu foco deve ser os seus produtos e a sua empresa, mas incentive esse engajamento constante, não se esqueça de responder comentários e DMs que surgirem, quanto mais você se manter ativo, maior a probabilidade de fechar uma venda.
- Utilize o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é algo relativamente novo dentro da plataforma, implementado em 2018, essa é a ferramenta ideal para quem deseja encurtar a jornada de compra e fornecer o seu produto de forma muito mais direta até seus usuários.
Ele funciona como uma espécie de vitrine, com seus anúncios dos seus produtos já montados, a pessoa pode acompanhar todas as opções disponíveis através do seu perfil comercial, então com apenas um clique, ela já é redirecionada para finalizar a compra em um link específico.
Isso encurta todo o caminho trazendo praticidade e efetividade no seu negócio, agora não precisa ver o produto no seu Insta, ir até o site, procurá-lo para aí sim, tentar a compra, basta acessar essa vitrine e em poucos cliques, já pode efetivar a compra que desejar, obtendo todas as informações necessárias para concretizá-la.
- Faça promoções e feche parcerias com influenciadores
Quem não gosta de uma promoção? Assim como as Porca Gaiola são fundamentais para evitar o vazamento de água no setor industrial, um desconto é algo extremamente valioso para que seu negócio consiga ampliar suas vendas no Instagram.
Procure apresentar cupons, vouchers e ofertas disponíveis apenas para compras na plataforma, utilize postagens criativas e aproveite também as datas sazonais.
Além disso, busque fechar parcerias com influenciadores para a divulgação de seus produtos e serviços, eles possuem milhares de seguidores, e são vistos como uma “referência” para alguns usuários, ao escolher a pessoa certa, você pode acabar tendo muito sucesso.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.